Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Notícias


Psicologia, Direitos Humanos e envelhecimento: seminário do CRP SP reforça compromisso da categoria com Políticas Públicas inclusivas


Publicado em: 2 de junho de 2025

No dia 24 de maio, o Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP SP), por meio da Comissão de Direitos Humanos e da Subcomissão de Psicogerontologia, realizou o I Seminário Psicologia, Direitos Humanos e Envelhecimento: Contribuições da Psicologia para a Construção de Políticas Públicas Inclusivas, na Subsede Metropolitana do Conselho.

Com programação das 8h30 às 16h, o seminário teve como objetivo fomentar reflexões e orientar psicólogas/os que atuam no campo do envelhecimento em diferentes instituições e contextos multiprofissionais. A atividade destacou as contribuições da Psicologia pautadas no compromisso social da profissão, na defesa dos Direitos Humanos e no respeito à pluridiversidade, com base no Estatuto da Pessoa Idosa (Lei nº 10.741/2003) e nas publicações técnicas do Sistema Conselhos de Psicologia.

A abertura do evento contou com a presença de representantes de diferentes comissões e subcomissões do CRP SP, incluindo a psicóloga e conselheira secretária do CRP SP, Ana Tereza da Silva Marques (CRP 06/141032) e o psicólogo e presidente da Comissão de Direitos Humanos (CDH), o conselheiro Carlos Eduardo Mendes (CRP 06/153775).

A psicóloga e coordenadora da Subcomissão de Psicogerontologia do CRP SP, Ruth Gelehrter da Costa Lopes (CRP 06/8643), conta que o seminário foi muito bem sucedido: “já realizamos outros eventos sobre o tema, mas nenhum teve a articulação e a dimensão que sentimos desta vez. Foi um evento bastante repleto, com grande acompanhamento também pelo YouTube. Fico feliz que, finalmente, o tema do envelhecimento dentro da Psicologia esteja ganhando prioridade”.

Mesas de debate

Na primeira mesa, com o tema “Atuação da/o psicóloga/o diante dos desafios do envelhecimento populacional”, foram abordadas as transformações demográficas e o papel da Psicologia na garantia dos direitos das pessoas idosas. Participaram da discussão psicólogas com ampla vivência na área, como Elza Lauretti Guarido (CRP 06/459), Joana Veras (CRP 07/12761) e Ruth Gelehrter da Costa Lopes (CRP 06/8643), com mediação da psicóloga e conselheira do CRP SP Ione Aparecida Xavier (CRP 06/27445).

Ione afirma que o seminário foi um marco para a Psicologia: “temos a expectativa de que, a partir dele, possamos avançar na efetivação de Políticas Públicas voltadas à população idosa em cada município do estado de São Paulo”.

A segunda mesa, “Relatos de estudos interdisciplinares sobre envelhecimento”, reuniu pesquisadoras que desenvolvem trabalhos voltados às dimensões subjetivas, clínicas e sociais do envelhecer. Foram discutidas práticas interdisciplinares e abordagens inovadoras para uma atuação ética e plural, com a participação de Andréa Cristina Tavelin Biselli (CRP 06/188513), Samila Sathler Tavares Batistoni (CRP 06/72314), Beltrina Côrte e Délia Catullo Goldfarb (CRP 06/15965). A mediação foi realizada pela conselheira do CRP SP Mônica Cintrão França Ribeiro (CRP 06/20583).

Na parte da tarde, a mesa “Políticas Públicas para os direitos da Pessoa Idosa: perspectiva psicológica sobre o envelhecimento” trouxe experiências de atuação direta em serviços públicos e espaços de participação social. O debate contou com a participação de Valdemar Donizeti de Sousa (CRP 06/54588), Patrícia de Faria Tasca (CRP 06/109785) e Amena Ferraz, com mediação da conselheira do CRP SP Janaina Darli Duarte Simão (CRP 06/47523).

Ao longo do dia, o seminário promoveu trocas entre profissionais, pesquisadoras/es, gestoras/es e representantes de conselhos de direitos, reafirmando que o cuidado com a pessoa idosa deve ser orientado por princípios éticos, pela valorização da diversidade e pela defesa da cidadania.

Nota orientativa sobre o tema

Também no mês de maio, o CRP SP publicou a Nota Orientativa CRP 06 nº 5/2025, com o objetivo de orientar psicólogas/os sobre a atuação profissional nas Políticas Públicas voltadas para a defesa dos direitos da população idosa.

A Nota, aprovada durante a 2.473ª Sessão Plenária Ordinária do CRP SP, reafirma o compromisso da Psicologia com os Direitos Humanos, a equidade, a inclusão e a dignidade das pessoas idosas.

O I Seminário Psicologia, Direitos Humanos e Envelhecimentopode ser assistido pelo canal do CRP SP no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=3jmLPN6PV7Q 

Acesse também o álbum de fotos do evento: https://www.flickr.com/photos/202250421@N07/sets/72177720326398192/ 

 

 

#ParaTodosVerem
Imagem retangular. Na imagem mostra participantes do I Seminário Psicologia, Direitos Humanos e Envelhecimento: Contribuições da Psicologia para a Construção de Políticas Públicas Inclusivas, no Auditório Arrigo Leonardo Angelini da Subsede Metropolitana. As pessoas estão sentadas em cadeiras que estão dispostas atrás da mesa que está no palco. A conselheira Ione Aparecida Xavier está falando ao microfone enquanto as demais pessoas estão ouvindo sua fala. (fim da descrição)


Termos relevantes
direitos humanos