Notícias
2473ª Plenária Ordinária do CRP SP debate políticas institucionais
Publicado em: 4 de junho de 2025
O Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP SP) realizou sua 2473ª Plenária Ordinária em 17 de maio de 2025, na Subsede Metropolitana, com a presença de conselheiras/os efetivas/os e suplentes. A reunião tratou de temas essenciais para a categoria, incluindo processos de registro, políticas institucionais, reajustes e encaminhamentos relacionados à Assembleia das Políticas, da Administração e das Finanças (Apaf) de maio.
Durante a análise de processos, foram apreciados 635 processos de pessoas físicas, sendo 134 reativações de inscrição, 31 transferências (das quais 15 para outros regionais), 31 cancelamentos (incluindo 1 por óbito) e 6 inscrições secundárias. Também foram avaliados 215 processos de pessoas jurídicas, com 203 novos registros e 12 cancelamentos. A Comissão de Análise de Registro de Psicóloga/o Especialista (Carpe) deferiu 17 pedidos e indeferiu 14.
Foram aprovadas novas representações institucionais, ampliando a presença do CRP SP em espaços de defesa de direitos e Políticas Públicas.
A plenária também aprovou o reajuste salarial de 5,32% para trabalhadoras/es do CRP SP, com base no INPC/IBGE referente ao período de maio de 2024 a abril de 2025.
Entre as minutas aprovadas, destacam-se a regulamentação do teletrabalho híbrido e da jornada de 30 horas, as diretrizes para elaboração de atos normativos e documentos enunciativos, além do lançamento da revista “Práticas Psi”, voltada para a valorização e divulgação das diversas formas de atuação profissional.
Quatro minutas de notas orientativas foram submetidas à plenária, abordando a realização de exame criminológico, a atuação em cuidados paliativos, a Psicologia em situações de riscos e desastres e a defesa dos direitos da população idosa.
Também foram debatidos os seguintes pontos de pauta referentes à Assembleia das Políticas, da Administração e das Finanças (Apaf) de maio: a apreciação das atas da Assembleia realizada em dezembro de 2024, a prestação de contas do Conselho Federal de Psicologia (CFP) referente ao exercício de 2024, a definição do teto das anuidades para 2026, com base no INPC/IBGE, e a reformulação do orçamento do CFP para o exercício de 2025.
A 2473ª Plenária Ordinária reforçou o compromisso do CRP SP com a transparência, a valorização profissional e a qualidade dos serviços psicológicos prestados à população paulista.
#ParaTodosVerem
Imagem 1
Imagem de gestoras e gestores do CRP SP participando de Plenária Ordinária no Auditório Arrigo Leonardo Angelini da Subsede Metropolitana. As pessoas estão sentadas atrás de uma mesa, olhando para seus notebooks. (fim da descrição)
Imagem 2
Imagem de gestoras e gestores do CRP SP participando de Plenária Ordinária no Auditório Arrigo Leonardo Angelini da Subsede Metropolitana. As pessoas estão sentadas atrás de mesas, em círculo, prestando atenção na fala de um dos participantes. (fim da descrição)