Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Notícias


CRP SP celebra luta antimanicomial em premiação da 9ª edição do Prêmio Arthur Bispo do Rosário


Publicado em: 19 de setembro de 2025

O Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP SP) realizou a cerimônia de premiação da 9ª edição do Prêmio Arthur Bispo do Rosário no dia 22 de agosto. O evento, que celebrou a vida e a obra do artista e a luta antimanicomial, aconteceu na Casa de Cultura Marielle Franco, em Franco da Rocha, município cuja história está profundamente ligada à questão manicomial no Brasil. A solenidade foi realizada em meio à exposição itinerante que reuniu as 25 obras premiadas, aberta ao público de 15 de agosto a 15 de setembro.

A premiação buscou valorizar experiências e produções que contribuem para uma sociedade sem manicômios. As obras vencedoras, selecionadas em categorias como Esculturas/Instalações/Zines, Fotografias, Pinturas/Ilustrações, Literatura e Vídeos, ilustram o diálogo entre a Psicologia e diversas linguagens artísticas e científicas em prol da desinstitucionalização.

A realização do evento em Franco da Rocha, local que historicamente abrigou um dos grandes complexos de manicômios da América Latina, conferiu relevância histórica à premiação, reforçando publicamente o compromisso institucional do CRP SP com uma Psicologia fundamentada na ética e na defesa intransigente dos Direitos Humanos.

A conselheira Janaína Darli Duarte Simão (CRP 06/159301) ressaltou a importância da ocasião: “Não há nada mais significativo do que um prêmio que celebra e enaltece o cuidado em liberdade”.

O CRP SP manifesta seu agradecimento a todos os participantes que colaboraram para o êxito desta edição, reafirmando o Prêmio Arthur Bispo do Rosário como uma referência institucional na promoção do cuidado em liberdade.

 Acesse o álbum de fotos do evento: https://photos.app.goo.gl/qh9Pfgdt49WZKRp67 

 

#ParaTodosVerem

Card quadrado, fundo em tons de laranja e bege com grafismos de palavras em letras maiúsculas e linhas curvas coloridas. À direita, silhueta estilizada em vermelho com palavras brancas e fios coloridos. No lado esquerdo, área bege. (fim da descrição)


Termos relevantes
direitos humanos