Notícias
CRP SP debate saúde mental e inclusão para pessoas com deficiência
Publicado em: 19 de setembro de 2025
Em parceria com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), o Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP SP) promoveu o Seminário de Saúde Mental para Pessoas com Deficiência. O objetivo principal do evento, realizado em 14 de agosto, foi defender os direitos, promover a inclusão e ampliar o acesso à saúde mental para essa parcela da população.
Com o objetivo de fortalecer o diálogo entre profissionais de Psicologia, pesquisadores, representantes da sociedade civil e instituições públicas, o evento destacou os avanços e os desafios enfrentados nas Políticas Públicas voltadas às pessoas com deficiência, ressaltando a importância de um cuidado em saúde mental humanizado, inclusivo e livre de preconceitos.
A programação contou com uma mesa de abertura que abordou a interface entre a Psicologia e as Políticas Públicas para pessoas com deficiência, seguida pelo lançamento da Cartilha de Documentos Escritos Anticapacitistas do CRP SP.
A programação incluiu uma roda de conversa mediada pela conselheira do CRP SP Ana Tereza da Silva Marques (CRP 06/141032), que estimulou a troca de experiências e reflexões sobre a saúde mental de pessoas com deficiência.
O seminário contou com uma cerimônia de assinatura do Protocolo de Intenções entre a SEDPcD e o CRP SP que oficializa o compromisso interinstitucional para a elaboração de materiais instrutivos, cursos gratuitos em Libras (Língua Brasileira de Sinais), capacitação profissional e ações afirmativas para garantir o acesso equitativo à saúde mental a todas as pessoas com deficiência, incluindo a comunidade surda.
O evento reafirmou o compromisso do CRP SP em promover uma atuação profissional ética, democrática e promotora da cidadania plena, pautada no respeito à diversidade, na interseccionalidade e na garantia do direito à saúde mental como um direito fundamental.
Assista à gravação do evento no canal do CRP SP no YouTube: https://www.youtube.com/live/75Fg5qSMLpc?si=1QRyJ4YGTf3u4yPP
#ParaTodosVerem
Card quadrado, fundo em tons de bege com grafismos em azul. Ao centro, composição circular formada por ícones estilizados em azul representando diferentes deficiências e elementos de acessibilidade. (fim da descrição)