Notícias
CRP SP reforça atuação estratégica no Sistema Conselhos de Psicologia na última Apaf de 2025
Publicado em: 22 de janeiro de 2026
O Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP SP) participou ativamente da Assembleia de Políticas, da Administração e das Finanças (Apaf), realizada nos dias 13 e 14 de dezembro, em Brasília, em conjunto com o Conselho Federal de Psicologia (CFP) e os 24 Conselhos Regionais. Coordenando ou integrando grupos de trabalho em representação da região Sudeste, o CRP SP atuou em temas centrais entre as 40 pautas deliberadas que orientarão o exercício profissional da Psicologia no país.
Foram apresentadas pelo Conselho propostas que refletem seu compromisso com uma Psicologia ética e científica. Dentre elas: a revisão da exigência de intimação das partes em plenárias éticas, com interpretação diversa do Código de Processamento Disciplinar (CPD) em analogia ao procedimento do júri em processos criminais; a elaboração de parecer técnico sobre a ausência de cientificidade da chamada "síndrome do pós-aborto"; a permanência das Comissões de Relações Étnico-Raciais no Sistema Conselhos e a criação de um manual de procedimentos administrativos, com aprovação da atualização da Resolução CFP n.º 20/2018.
Representação em Grupos de Trabalho estratégicos
O CRP SP integra espaços de decisão que orientarão a profissão psicológica nos próximos anos. Como membro titular representante da região Sudeste, o conselho compõe o Conselho Gestor do Programa de Sustentabilidade do Sistema CFP/CRPs para o triênio 2026–2028 e cinco grupos de trabalho estratégicos: o GT de Normas de Atuação para Pessoas Intersexo, que elaborará resolução comentada sobre o tema; o GT de Linguagem Inclusiva, responsável pela criação de manual para uso em todo o sistema; o GT de Psicologia do Tráfego, que debaterá a prestação de serviços psicológicos no contexto do trânsito e articulará politicamente com a Lei n.º 14.111/2023 e a Resolução n.º 789/2020; e o GT que revisará o posicionamento do CFP quanto à flexibilização para aplicadores de ABA (não necessariamente psicólogas/os) no contexto do transtorno do espectro autista (TEA).
A representação do CRP SP na última edição da Apaf de 2025 contou com a presença do conselheiro tesoureiro Genildo Gomes de Sousa (CRP 06/159297), da conselheira presidenta do Conselho, Valéria Campinas Braunstein (CRP 06/31093), das conselheiras Rita Isabel Pereira Alves (CRP 06/121138), Shirley Aparecida Rocha Menezes (CRP 06/110068) e do conselheiro Hélio Roberto Braunstein (CRP 06/321).
Essa atuação reforça o compromisso do CRP SP com uma Psicologia acessível, ética e referenciada socialmente.
#ParaTodosVerem
Imagem 1: Foto de três pessoas sentadas à mesa, sorridentes e de mãos dadas em sinal de união. À frente, placas de identificação e garrafas de água. (fim da descrição)
Imagem 2: Foto de um homem negro de camisa jeans falando ao microfone durante o evento. Ele demonstra atenção e foco. (fim da descrição)
Imagem 3: Foto em close de um homem de óculos e jaqueta bege gesticulando com ênfase enquanto fala ao microfone. (fim da descrição)
Imagem 4: Foto de um homem e uma mulher sorrindo juntos atrás de uma mesa de trabalho com placas de identificação. (fim da descrição)
Imagem 5: Foto de uma mulher de cabelos curtos e xale bege falando ao microfone em uma mesa de conferência. Ela possui expressão de diálogo. (fim da descrição)