Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Notícias


Dia Nacional da Visibilidade Trans: compromisso da Psicologia com direitos, dignidade e cuidado


Publicado em: 29 de janeiro de 2026

O Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP SP) reafirma o compromisso da Psicologia com os Direitos Humanos, com o enfrentamento às violências e discriminações e com a promoção de práticas profissionais que garantam dignidade, acesso e cuidado às pessoas trans e travestis.

O Dia Nacional da Visibilidade Trans é celebrado em 29 de janeiro em referência ao lançamento da campanha “Travesti e Respeito”, realizado em 2004 no Congresso Nacional. A data marca um momento histórico de afirmação de direitos, de visibilidade política e de enfrentamento às violências que atingem pessoas trans e travestis no Brasil.

A atuação profissional da Psicologia em relação às pessoas trans e travestis é orientada, entre outros marcos, pela Resolução CFP nº 01/2018, que veda práticas e discursos que reforcem estigmas e discriminações e orienta a atuação ética no enfrentamento à transfobia.

No fortalecimento da visibilidade trans, o Sistema Conselhos reafirma o compromisso de reconhecer e inscrever em sua história nomes como Céu Silva CavalcantiZeca Carú de PaulaJaqueline Gomes de JesusJulia Pereira BuenoAstro RafaelMar FacciollaRenato BecksLuke Mazzei Barros, entre tantos outros.

É fundamental reconhecer e honrar a memória de pessoas trans que abriram caminhos e deixaram contribuições históricas para a luta por direitos e para o debate no campo da saúde e da Psicologia, como João W. Nery.

Convidamos a categoria a nos ajudar a construir e ampliar essa memória coletiva: indiquem, nos comentários, nomes de pessoas trans que fazem e fizeram história na Psicologia.

O Dia Nacional da Visibilidade Trans reafirma o compromisso do CRP SP com a vida, a dignidade e os direitos das pessoas trans e travestis. 

 

#ParaTodosVerem

Fotografia de uma mulher trans negra sorridente com tranças loiras, vestindo blazer roxo e blusa branca de gola alta. Ela olha para o lado em uma pose confiante contra um fundo azul vibrante. A imagem comunica alegria e visibilidade. (Fim da descrição)


Termos relevantes
direitos humanos