Notícias
Nota de pesar - Fernando Aparecido Figueira do Nascimento
Publicado em: 6 de fevereiro de 2026
O Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP SP) lamenta o falecimento do psicólogo Fernando Aparecido Figueira do Nascimento (CRP 06/78020).
Fernando foi cofundador da Abrapso – Núcleo Baixada Santista, com ampla atuação como docente na região. Também integrou o Grupo de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Trabalho (GEPSAMT) e foi membro da INTERSINDICAL – Central da Classe Trabalhadora.
Ele foi um estudioso dedicado da Psicologia Social que nos ajudou a enxergar a profissão sob a luz da consciência crítica e social. Uma daquelas pessoas que sempre nos fazia enxergar o lado humano de tudo.
Procurou transformar cada conceito, cada livro, cada artigo em muito mais do que um conjunto de palavras. Para ele, tudo isso só fazia sentido se tivesse como objetivo mudar a vida de alguém. Sua militância fervorosa em defesa dos Direitos Humanos ecoou em movimentos sociais e sindicais, onde ergueu a voz por justiça, liberdade e dignidade para todos e todas.
Como acadêmico, iluminou gerações de estudantes, incentivando o papel crítico e transformador da Psicologia na construção de uma sociedade mais autônoma e emancipada. Parte dessa contribuição está presente em seu livro “O selvagem repousa em toda alma”, que analisa formação da Psicologia Social no Brasil entre as décadas de 1920 e 1940.
Consciente, crítico e contestador, Fernando deixa um rico legado de lutas e resistências, eternizado em sua memória como um exemplo vivo de compromisso ético e político.
Sua ausência nos deixa um vazio profundo.
#ParaTodosVerem: Fotografia de um plano médio de um homem de pele clara e cabelos grisalhos curtos, sorrindo expressivamente. Ele usa óculos de armação escura e uma camisa polo preta. Ao fundo, uma estante repleta de livros coloridos e quadros com ilustrações em estilo de quadrinhos ou artes gráficas, criando um ambiente cultural e intelectual. A iluminação é quente e acolhedora. (Fim da descrição)