Notícias


Relatório Estadual do Seminário Formação em Psicologia no contexto da pandemia da Covid-19: impactos da Portaria MEC n. 544


Publicado em: 21 de julho de 2020

A atual pandemia da Covid-19 e a política de isolamento social exigiu de toda a sociedade adaptações emergenciais e situacionais para a sobrevivência pessoal e coletiva.

As/os profissionais de Psicologia tem se reinventado para garantir a prestação de serviços remotos de qualidade a toda a população. Na formação em Psicologia, não foi diferente, professoras, supervisoras de estágio, coordenações e estudantes também têm encontrado novas formas de produzir com ética e compromisso social possibilidades de ensino-aprendizagem, nesta situação excepcional.

No entanto, sabemos que a virtualidade, a vida remota impossibilita a vivência de todas as complexidades que envolvem a atuação profissional e a formação. O Ministério da Educação publicou um conjunto de portarias que flexibiliza as modalidades de ensino e de realização de práticas de estágio à distância, atingindo diretamente a qualidade da formação das/os futuras/os psicólogas/os.

O Conselho Regional de Psicologia de São Paulo, em parceria com o Conselho Federal de Psicologia e a Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (ABEP), realizou o "Seminário Formação em Psicologia no Contexto da Pandemia da Covid-19: impactos da Portaria MEC n. 544", no qual estudantes, docentes, supervisoras/es de estágios, coordenadoras/es de cursos de Psicologia e responsáveis técnicos pelos Serviços-Escola, levantaram argumentos favoráveis e contrários a realização de estágios em Psicologia na modalide on-line durante o período de isolamento social. 

Essas ponderações foram registradas e reunidas em um documento, o "Relatório Estadual do Seminário Formação em Psicologia no contexto da pandemia da Covid-19: impactos da Portaria MEC n. 544", que servirá de base para as discussões em âmbito nacional do "Seminário Nacional Formação em Psicologia no Contexto da Covid-19", realizado pelo Sistema Conselhos Regionais de Psicologia, Conselho Federal de Psicologia e Associação Brasileira de Ensino de Psicologia, no próximo dia 23 de julho, às 17h. Clique aqui para mais informações.

Leia o "Relatório Estadual do Seminário Formação em Psicologia no contexto da pandemia da Covid-19: impactos da Portaria MEC n. 544".