Notícias


Guia Rápido Direitos das Mulheres e Covid-19 Estado de São Paulo - Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres


Publicado em: 30 de novembro de 2020

A violência contra as mulheres se apresenta de forma consistente ao logo da História. É mantida cotidianamente por estruturas de poder que normatizam a desigualdade de direitos com base na exploração-dominação-opressão de gênero. Considerando esse contexto e conforme os princípios fundamentais do Código de Ética Profissional da/o Psicóloga/o, os serviços de Psicologia exercem uma função imprescindível na rede de proteção e cuidado às mulheres em situação de violência. 

Assim, é fundamental que, no exercício da profissão, as/os psicólogas/os estejam atentas/os para identificar indícios ou tomar conhecimento de situações de violência contra as mulheres, desnaturalizando a opressão feminina, não podendo se omitir ou ser coniventes diante de violações de direitos. Para tanto, é imprescindível que ao realizarem o atendimento a mulheres e identificarem situações de violência, conheçam o funcionamento e saibam encaminhar conforme direitos assegurados por lei, como atendimento integral e humanizado em órgãos públicos e serviços especializados de atendimento e proteção de diversas áreas, evitando a exposição à rota crítica.

A fim de auxiliar nessas orientações, considerando a complexidade das demandas de cada mulher em buscar a rede de proteção e cuidado, recomendamos a leitura do Guia Rápido Direitos das Mulheres e Covid-19 Estado de São Paulo, elaborado pelo Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (NUDEM) da Defensoria Pública do Estado de São Paulo.

#PraTodosVerem: o card tem tons de laranja e a textura de um tecido levemente amassado. No lado esquerdo, a imagem de uma mulher, com cabelo cacheado preso e usando brincos de argolas. No lado direito, pinceladas laranja que se assemelha a uma folha de uma árvore.