Notícias


Saiba como serão as eleições do CRP SP!


Publicado em: 10 de maio de 2022

As eleições das próximas gestões do Sistema Conselhos de Psicologia Conselho Federal (CFP) e Conselhos Regionais (CRPs) serão realizadas entre os dias 23 e 27 de agosto de 2022 e a votação acontecerá de modo on-line.

O processo eleitoral começou com a Assembleia Geral Extraordinária On-line, realizada no dia 17 de janeiro de 2022, que elegeu a Comissão Regional Eleitoral. Posteriormente, no dia 04 de março de 2022, foi publicado o edital de convocação das chapas e, com isto, dado o início das inscrições de chapas, que se encerraram no dia 10 de abril de 2022.

Duas chapas foram inscritas, neste momento, ambas estão em fase de homologação, quando finalizada, será iniciado o período de divulgação das chapas, de suas/seus integrantes e propostas.

A presidenta da Comissão Regional Eleitoral, Roselaine Castanheira (CRP 06/41446), afirma a importância do processo eleitoral enquanto espaço democrático da Psicologia brasileira: “A eleição é um momento importante para a nossa categoria, quando as psicólogas vão poder exercer seu poder de decisão através do voto, de forma democrática, no qual podemos ter um avanço, uma melhora para a nossa categoria. Enquanto Comissão Eleitoral, para o exercício do voto, é importante ressaltar que as psicólogas acompanhem todo o processo de cadastro e regularização da situação financeira, para que não haja impedimentos no momento da votação.”

Saiba mais sobre as eleições do CRP SP nas perguntas e respostas abaixo!

Como serão realizadas as eleições do Sistema Conselhos de Psicologia em 2022?
A consulta para o Conselho Federal de Psicologia (CFP) e as eleições para os Conselhos Regionais de Psicologia (CRPs) se darão unicamente na modalidade on-line, conforme determina a Resolução CFP n.º 05/21 (Regimento Eleitoral).

O voto é obrigatório?
Sim. Além de obrigatório, o voto é secreto, pessoal, intransferível e será dado à chapa completa entre as chapas inscritas e habilitadas ao pleito. O voto é facultativo para as/os psicólogas/os com idades a partir de 65 (sessenta e cinco) anos. O sistema de votação é seguro e auditável.

Quem pode votar?
Serão consideradas/os eleitoras/es as/os psicólogas/os que estiverem adimplentes com a Tesouraria em relação aos exercícios anteriores, no ato da votação, bem como em pleno gozo de seus direitos.

Quem não pode votar?
Psicólogas/os inadimplentes e/ou que estejam com restrição de direitos.

Não tenho computador, nem acesso à internet. Como poderei votar?
A/o eleitora/eleitor poderá votar utilizando qualquer computador, smartphone ou tablet conectado à internet. Se preferir, poderá comparecer em um ponto de apoio no CRP (localizados na sede e subsedes), entre os dias 23 e 27 de agosto de 2022, das 08h às 17h.

Como serão os pontos de apoio?
Os pontos de apoio à votação são a sede e as subsedes do CRP SP, onde haverá computadores conectados à internet. A categoria poderá efetuar seu voto, nesses locais, de forma segura e com o devido apoio, respeitando-se o sigilo do voto.
Os computadores ficarão instalados no período das eleições, entre 23 e 27 de agosto de 2022, quando as/os profissionais inadimplentes também poderão regularizar suas situações, durante o período de votação.

Ainda com dúvidas sobre a eleição do CRP SP? Acesse o Regimento Eleitoral (aqui) e acompanhe nossos canais de comunicação!

#PraTodosVerem: Card quadrado de fundo cinza. Ilustração de uma mão depositando uma cédula na urna.