Notícias


CRP SP distribui materiais de orientação em universidades do estado de São Paulo


Publicado em: 26 de maio de 2022

O Conselho Regional de Psicologia de São Paulo, realizou ação de entrega de materiais de orientação das publicações do Sistema Conselhos de Psicologia em 39 unidades de instituições de Ensino Superior (IES), na região metropolitana de São Paulo, entre abril e maio deste ano. As publicações também estão sendo remetidas às subsedes dos demais territórios do CRP SP, no estado, para ampla disponibilização à categoria e a alunas/os de Psicologia.

A ação teve como objetivos aproximar estudantes, docentes, universidades e centros acadêmicos das discussões que permeiam a Psicologia como ciência e profissão e ampliar o acesso a materiais de orientação e outros recursos de instrumentalização, ainda mais neste momento quando Psicologia aparece como o segundo curso mais procurado, em 2021, entre as vagas da Universidade de São Paulo (USP), segundo dados da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest). Os materiais distribuídos poderão ser utilizados como apoios em sala de aula e estar disponíveis em bibliotecas e centros acadêmicos para consultas ou em outros espaços de discussão.

“Durante a pandemia, buscamos manter o diálogo com estudantes e universidades por meio de eventos, principalmente para tratar das questões dos estágios e supervisão remotos, como o Seminário sobre a portaria nº 544 do MEC e as duas edições das Mostras Virtuais de Práticas da Psicologia. Com a retomada das atividades presenciais, sentimos a necessidade de reforçar o diálogo nos fazendo presentes nos ambientes de formação das novas gerações de profissionais e também de fomento ao debate acadêmico”, afirma a psicóloga (CRP 06/71781) e conselheira coordenadora da Comissão de Comunicação do CRP SP, Talita Fabiano de Carvalho.

Ao todo, foram distribuídos mais de 7 mil exemplares, contemplando a edição 198 do Jornal Psi e referências técnicas sobre a atuação de psicólogas/os na Política de Segurança Pública, nos programas e serviços de IST/HIV/Aids, com povos tradicionais, na Rede de Proteção às Crianças e Adolescentes em Situação de Violência Sexual, em varas de família e no sistema prisional. Um segundo momento da ação, com a entrega de novos materiais de orientação, está previsto para ocorrer no segundo semestre deste ano.

Estes e outros materiais também estão disponíveis em PDF aqui no site do CRP SP, na aba Publicações.

#PraTodosVerem: nesta publicação, há um card de fundo branco e moldura nas cores azul e amarela. No centro, está o logo da editoria CRP SP Articula, com a ilustração de três pontos conectados. Na parte superior e inferior, há as capas do jornal e das referências técnicas citadas no texto.