Notícias


Subsede Alto Tietê participa de seminário LGBTQIA+ em Mogi das Cruzes


Publicado em: 2 de junho de 2022

A Subsede Alto Tietê do CRP SP participou do evento “Memórias, Resistência e Luta: Seminário sobre o combate da Homofobia e Transfobia”, realizado na Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, no 17 de Maio, Dia Internacional contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia. Representando a subsede, a psicóloga (CRP 149691) e colaboradora Victória Soares Vidal compareceu à mobilização.

O evento abriu com a performance artística da drag queen e Miss Gay Mogi, Dandara Ferreira. Em seguida, foi a vez das/os participantes se expressarem, mediadas/os pela presidenta do Fórum Mogiano LGBT, Regina Tavares. Sophie Falcone, mulher trans, lésbica e empreendedora, apresentou dados sobre a violência contra a população LGBT, fazendo um resgate histórico da luta por direitos, e propôs reflexões sobre a necessidade de políticas públicas para enfrentamento destas violências. 

Laudo Yokoyama, homem cis, gay e professor, falou sobre a Revolta de Stonewall e a importância dos movimentos sociais e de lutas coletivas para conquista e garantia de direitos para a população LGBT. Talita Jacobelis, mulher cis, lésbica, arquiteta e professora, compartilhou suas experiências de vida, contando sobre as violências estruturais e institucionais que sofreu devido à sua orientação sexual e sobre os cuidados com os filhos, refletindo sobre a importância da educação sexual para crianças e adolescentes e de Políticas Públicas para a população LGBT. 

A partir das falas, o público interveio com questionamentos, e as/os palestrantes complementaram enfatizando a importância da organização popular para se reivindicarem políticas públicas, e também sobre a necessidade de se promoverem ações de educação sexual nas escolas e territórios.

Estavam presentes representantes dos movimentos sociais do município e região. Foi também discutida a necessidade de se ampliar o alcance destsas ações para pessoas de fora do movimento. 

O evento se encerrou com convite para a parada LGBT de Mogi das Cruzes, que ocorrerá em 11 de setembro.

#PraTodosVerem: Fotografia retangular, horizontal, bordas arredondadas. Três participantes do seminário “Memórias, resistência e luta” estão na bancada do auditório, uma participante está no púlpito e há outros nas cadeiras da plateia. Decoram a bancada e a parede de fundo do auditório a bandeira azul-clara, cor-de-rosa-clara e branca do orgulho trans e a bandeira do arco-íris, do orgulho LGBTQIA+. (Fim da descrição).