Notícias


CRP SP realiza sessão solene na Câmara Municipal em homenagem aos 60 anos da Psicologia


Publicado em: 13 de junho de 2022

Na noite da última sexta-feira (10), a Câmara Municipal de São Paulo recebeu o CRP SP e entidades em homenagem aos 60 anos da regulamentação da Psicologia no Brasil, que tem como marco a Lei n.º 4.119. Em sessão solene, houve a participação com falas das conselheiras e da instituição, bem como de representantes do Conselho Federal de Psicologia, do Sindicato dos Psicólogos de São Paulo (SinPsi), do legislativo municipal e de coletivos sociais.

Desde sua regulamentação em 1962, a Psicologia se confunde com a história do país, de seu contexto sociopolítico e dos movimentos e anseios da população. Hoje são mais de 420 mil psicólogas e psicólogos em todo o Brasil. No estado de São Paulo, são em torno de 130 mil profissionais. O psicólogo (CRP 06/90143) e conselheiro do CRP SP, da Comissão de História e Memória, Rodrigo Toledo, pontuou que as/os profissionais são “plurais em suas atuações. Estamos nos serviços de saúde, de educação, de assistência, nos consultórios, clínicas, na rede de atenção psicossocial, inseridos nos mais diversos serviços oferecidos, no SUS, no SUAS, nas universidades, nos hospitais e nos órgãos de justiça, atuando com populações diversas. Ao longo destas seis décadas, nos mobilizamos em diferentes espaços, nos articulamos como categoria e como sujeitos críticos”.

Em sua fala, a psicóloga (CRP 06/121139) e conselheira do CRP SP Ivani Francisco de Oliveira trouxe a importância de se terem espaços para pensar e repensar a prática psicológica e a produção de conhecimentos, numa perspectiva da Psicologia que esteja voltada à realidade brasileira e às demandas da sociedade. “Olhar para as demandas da sociedade é um dos princípios fundamentais do Código de Ética de psicólogas e psicólogos, o qual exige que nossa atuação ocorra com responsabilidade social, analisando crítica e historicamente a realidade política, econômica, social e cultural”, disse.

A psicóloga (CRP 04/33194) e conselheira coordenadora da Comissão de Direitos Humanos e Políticas Públicas do CRP SP, Maria da Glória Calado, declarou que, nestes 60 anos da regulamentação da Psicologia, há muito o que se comemorar, mas também para se refletir. “Estamos em um país marcado por profundas desigualdades de cunho social, racial, de gênero, sexualidade, origem e tantas outras. Trata-se de uma população predominantemente pobre, preta e periférica, em uma nação onde a homofobia, branquitude, racismo, capacitismo, machismo e outras formas de patriarcalismo ainda imperam. Como essa realidade impacta e transforma nossa prática profissional enquanto psicólogas e psicólogos? O que temos a ver com isso? Essa é uma das perguntas que cada uma deve fazer a si mesma, diariamente, na sua prática cotidiana. Falar dos 60 anos da Psicologia também envolve ressaltar a indissociabilidade entre esta ciência e a defesa intransigente dos Direitos Humanos. Psicologia se faz com Direitos Humanos”, pontuou.

Durante a sessão solene, também estiveram presentes o rapper e membro do Coletivo Negro do MTST Edson Luiz, que fez uma performance-protesto, a vereadora Luana Alves (PSol) e o vereador Eliseu Gabriel (PSB). A homenageada da noite foi a psicóloga (CRP 06/2771) Ana Mercês Bahia Bock, que registrou seu comentário em vídeo exibido durante a cerimônia. Bock propôs que as/os presentes refletissem sobre a importância da Psicologia e pontuou que “é preciso que a gente avalie se ela trabalhou e trabalha para o bem comum, para o conjunto das urgências que a sociedade apresenta. É a questão do compromisso que os profissionais têm com as urgências e demandas da população brasileira. O CRP SP, assim como outros conselhos regionais e o federal, tem trabalhado incessantemente para isto, tornar a Psicologia importante, e nesta comemoração dos 60 anos se comemora também a importância dela na sociedade brasileira”.

Finalizando a solenidade, a psicóloga (CRP 06/122671) e conselheira presidenta do CRP SP, Tatiane Rosa da Silva, reconheceu o trabalho coletivo que o Conselho tem realizado por meio de seu corpo técnico e político. “Aproveito para expressar minha profunda admiração e meu verdadeiro agradecimento às conselheiras e aos conselheiros que compõem o 16º Plenário do CRP SP. Às membras e aos membros, colaboradoras nos mais diversos territórios do estado, às comissões gestoras das 11 subsedes do CRP, pelos reconhecidos e incansáveis esforços no trabalho por uma Psicologia enquanto ciência e profissão, que seja comprometida, engajada com a ética, com a democracia e com a defesa dos Direitos Humanos. Vocês são democraticamente essenciais, sem vocês, esta gestão não seria possível”, finalizou.

A sessão ocorreu no Plenarinho da Câmara Municipal, sendo também transmitida ao vivo pelos canais no Youtube, Facebook e Instagram do CRP SP. No dia 24/06, será a vez da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) receber a solenidade em homenagem aos 60 anos da regulamentação da Psicologia no Brasil, em evento aberto ao público, realizado a partir das 19h.