Notícias


Solenidades na Câmara Municipal de São Paulo e ALESP marcam os 60 anos da regulamentação da Psicologia no Brasil


Publicado em: 7 de junho de 2022

Há 60 anos, a Psicologia era regulamentada como profissão no Brasil por meio da Lei nº 4.119/1962. Atualmente, existem mais de 420 mil psicólogas e psicólogos no país inteiro, presentes nos serviços públicos de saúde, na educação, na assistência, em consultórios, nas clínicas particulares, nas universidades, nos hospitais, nas penitenciárias, nos órgãos de poder e em outros espaços de atuação. Somente no estado de São Paulo, são cerca de 130 mil psicólogas e psicólogos habilitados ao exercício profissional.

Para comemorar este marco e fortalecer a Psicologia como ciência e profissão, o Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP SP), junto ao Sindicato das/os Psicólogas/os de São Paulo (SinPsi) e do Conselho Federal de Psicologia (CFP) realiza, ao longo de junho, solenidades junto a sociedade e ao poder público.

A primeira delas será a Sessão Solene em homenagem aos 60 anos da regulamentação da Psicologia como profissão, que acontecerá na Câmara Municipal da cidade de São Paulo em 10 de junho (sexta-feira), a partir das 19h. Na ocasião, estarão presentes representantes das três entidades organizadoras e os anfitriões Luana Alves, vereadora (PSOL) e psicóloga de formação, e Eliseu Gabriel, vereador (PSB). O evento será transmitido pelos canais do CRP SP no YouTube e no Facebook. Acompanhe a transmissão.

No dia 24 de junho, às 19h, será a vez da Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP) receber o Ato Solene em homenagem aos 60 anos da profissão, com recepção pela deputada estadual Erica Malunguinho (Mandata Quilombo, PSOL).

Ambas solenidades contarão com apresentação artístico-cultural e a participação de estudantes, profissionais da saúde, representantes políticos e da sociedade civil. Os eventos são abertos ao público e, para adentrar ao espaço em que ocorrem, é necessário comprovante de vacinação contra a Covid-19. Também estão previstas cerimônias comemorativas nos demais territórios do estado de São Paulo a partir deste mês. Em 13 de maio, o Conselho Federal de Psicologia deu início à agenda dos 60 anos com a realização de Sessão Solene na Câmara dos Deputados, em Brasília. Saiba como foi o evento.

Somando-se às ações celebrativas, o Conselho Regional de Psicologia de São Paulo disponibiliza a categoria a série de podcast “Caminhos da Psicologia no Brasil: 60 anos de profissão”, veiculada no canal oficial do CRP SP, Estação Psicologia. A série é composta por seis episódios especiais, que recuperam e contextualizam a trajetória da Psicologia a partir de uma perspectiva crítica e reflexiva, com a participação de especialistas, porta-vozes e de quem fez e faz esta história.

Homenagem aos 60 anos da regulamentação da Psicologia como profissão

Sessão Solene (CÂMARA MUNICIPAL)

Auditório Prestes Maia (Plenarinho), da Câmara Municipal de São Paulo (Viaduto Jacareí, n° 100).

10 de junho de 2022, 19h

Ato Solene (ALESP)

Auditório da ALESP, Palácio 9 de Julho - Av. Pedro Álvares Cabral, 201 - Moema, São Paulo - SP, 04097-900.

24 de junho de 2022, 19h

Sobre a Psicologia e os 60 anos de regulamentação da profissão

Neste ano são comemorados os 60 anos da Psicologia, a qual foi regulamentada em 27 de agosto de 1962, com a publicação da Lei nº 4.119, que dispõe sobre os cursos de formação em Psicologia e regulamenta a profissão de psicóloga e psicólogo. Por meio da Lei 5766/1971 são criados o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Psicologia, dotados de personalidade jurídica de direito público, instituídos como autarquias destinadas a orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício profissional da Psicologia. Em 27 de agosto de 2005, por meio da Resolução CFP nº 010/2005, é lançada a versão atualizada do Código de Ética da/o Psicóloga/o, assente nos 30 artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. O Conselho Regional de Psicologia de São Paulo, atualmente, possui subsede metropolitana, localizada na cidade de São Paulo, e dez subsedes no interior, sendo elas: Alto Tietê, Assis, Baixada Santista e Vale do Ribeira, Bauru, Campinas, Grande ABC, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Sorocaba e Vale do Paraíba e Litoral Norte.

#PraTodosVerem: Card quadrado. À esquerda, sobre gradiente de lilás-pastel: Sessão solene, homenagem aos 60 anos da regulamentação da Psicologia como profissão. 10/06/2022 (sexta-feira), às 19h. Câmara Municipal de São Paulo. Transmissão pelo canal no YouTube do CRP SP. Abaixo: selos do crpspvideos, de acessível em Libras e closed caption. À direita, sobre grafismos entre o lilás-claro e o roxo, selo comemorativo dos 60 anos da Psicologia no Brasil, logos do CRP SP, do CFP e do SinPsi. (Fim da descrição).