Notícias


CRP SP na Mídia: Stealthing e outros crimes não tipificados contra a mulher


Publicado em: 4 de julho de 2022

#CRPSPNaMídia: Stealthing é o termo, em língua inglesa, que tem se popularizado para identificar a prática do homem tirar a camisinha durante o sexo sem o consentimento da/o sua/seu parceira/o. Tal ato, além de eventualmente causar uma gravidez indesejada ou a transmissão de doenças, gera culpabilização e mal-estar na vítima que, muitas vezes, se vê desencorajada a procurar ajuda ou a denunciar.

As vítimas se sentem desoladas, pois o sexo foi consentido com o uso do perservativo. Quando o homem retira a camisinha e não avisa sua parceira, a confiança na relação é quebrada apenas em prol da vontade e desejo do homem.

A psicóloga (CRP 06/71781) e conselheira do CRP SP Talita Fabiano de Carvalho participou do podcast “Isso é Fantástico”, com Renata Capucci, e falou sobre como essa violência pode abalar a confiança da vítima em suas relações. “É o que se chama traumas da violação. Toda vez que a mulher é violada de alguma forma, sua confiança e autoestima são prejudicadas e isto impacta seu enfrentamento cotidiano. Ela passa a desenvolver algum tipo de tristeza que pode levar a uma situação crônica, angústia, melancolia, sentimentos dos quais já não consegue mais sair, ficando ansiosa e preocupada. A ausência de confiança vai causando certas paranoias e preocupações com as relações”, pontua.

Ouça o podcast na íntegra em https://spoti.fi/3nEEEtc