Notícias


Saiba como foram as mobilizações #PorUmSUSAntimanicomial, que rodaram o estado de SP


Publicado em: 5 de agosto de 2022

A Comissão de Direitos Humanos e Políticas Públicas (CDHPP) do CRP SP, junto às comissões gestoras das subsedes, apresenta o vídeo das mobilizações #PorUmSUSAntimanicomial!

Neste curto documentário, você confere as projeções em defesa da Luta Antimanicomial, que percorreram 11 cidades do litoral e interior do estado de São Paulo, e alguns depoimentos de quem esteve presente na ação, entre conselheiras/os, psicólogas/os e público espontâneo. 

Acompanhe o vídeo aqui.

As projeções marcaram também os 35 anos da Carta de Bauru, documento inaugural da Luta Antimanicomial. 

Para potencializar esta luta histórica da Psicologia, a CDHPP buscou uma forma de intervenção que marcasse a defesa da saúde mental pública, de base territorial e comunitária e, ao mesmo tempo, levasse a pauta para o debate público, refletindo sobre quais modelos de cuidado se pretende para as pessoas em sofrimento mental, ainda mais em tempos de abalos na Reforma Psiquiátrica e de instauração de novas formas de afastar e isolar indivíduos considerados “indesejados” ou “fora das normas”.

No momento em que as projeções aconteciam, em muitos territórios, foram oportunizadas rodas de conversas, previamente organizadas ou espontâneas, com as presenças de psicólogas/os, profissionais da saúde, usuárias/os, estudantes e pessoas que circulavam pelos espaços, pondo em debate a questão antimanicomial e possibilitando trocas sobre o tema. Nas ocasiões também se recuperava oralmente um pouco da história de cada território. As ações foram, ainda, noticiadas por veículos das imprensas locais e por publicações nas redes sociais por meio da hashtag da campanha, #PorUmSUSAntimanicomial. 

#PraTodosVerem: Vídeo retangular e horizontal. Abertura: Sobre tela preta, animação de costuras com linhas coloridas, formando mãos humanas, flores e ramos, aparece nas bordas da tela. No centro, surge o título “Por um SUS Antimanicomial”, em letras coloridas, perto da margem inferior, em branco, “Campanha da Luta Antimanicomial do CRP SP – 2022”. Decorrer do vídeo: Sobre desenho do mapa do estado de São Paulo, os locais que receberão as projeções vão sendo marcados por um alfinete de seleção, então, parte-se para cada um destes territórios em imagens aéreas das projeções, dos edifícios que as receberam e suas vizinhanças. Depois, temos os registros nos locais onde as projeções aconteceram, há várias pessoas presentes, depoimentos de usuárias/os dos CAPS e de outras/os que foram prestigiar a campanha. As projeções acontecem à noite, em ambientes externos nas cidades, próximas a ruas, calçadas ou praças. Na cidade de São Paulo, temos a conselheira Annie Louise Saboya Prado e o conselheiro Murilo Centrone Ferreira conversando em uma roda que se formou na calçada em frente à projeção, ouvimos trechos de suas falas. Encerram o vídeo a mesma animação da abertura (com as costuras) seguida do logo da gestão do CRP SP, sobre tela branca, e o mote “A Psicologia é para todo mundo e se faz com Direitos Humanos”. (Fim da descrição).