Notícias


CRP SP, junto a entidades e profissionais de Psicologia, adere a manifesto contra violência e armas no debate político


Publicado em: 27 de julho de 2022

PROFISSIONAIS DE PSICOLOGIA ADVERTEM:

RECUSAR VIOLÊNCIA E ARMAS COMO PARTE DA VIDA SOCIAL É TAREFA DE TODA A GENTE BRASILEIRA E SUAS INSTITUIÇÕES 

Humanizar a vida é tarefa diária, que precisa orientar os esforços de todas as pessoas. Aceitar a violência na superação de conflitos resulta, invariavelmente, em perdas para a saúde mental coletiva.

O encontro entre saúde mental e Democracia consiste exatamente na recusa ao uso de truculência para a superação de conflitos. Existe coincidência entre agressão à saúde mental e à Democracia. E essa coincidência é contra civilizatória.

Que nosso alerta sirva de convocação às instituições, movimentos sociais e a toda  cidadania: urge um esforço coordenado em defesa da vida, da saúde mental e da Democracia. A contenção da violência é tarefa de toda a sociedade.

A história da Psicologia brasileira tem sido marcada por contribuição e valorização de processos civilizatórios humanizadores. Por isso, como profissionais da Psicologia, não podemos nos calar frente a qualquer situação em que a preservação da vida e da saúde mental sejam tratadas como moeda de troca no processo político.

Conclamamos a todas e todos a dizer: NÃO à truculência! NÃO à violência! NÃO ao uso de armas no debate político!

SIM ao processo civilizatório humanizador!

SIM à solidariedade!

SIM à generosidade!

Brasil, julho de 2022.

#PraTodosVerem: Card retangular vertical. Fundo azul escuro. Acima à esquerda, desenho de perfil de um rosto, com manchas coloridas e  o cérebro representado por uma mancha preta. De cima a baixo, letreiro com o texto do manifesto.

#PraTodosVerem: Card retangular vertical. Fundo azul escuro, Lista com a relação de vinte e cinco entidades que assinam o manifesto, dentre elas, a ABEP, o CFP e diversos Conselhos Regionais de Psicologia do Brasil.


Termos relevantes
FIM DA VIOLÊNCIA democracia