Notícias


Dia do Orgulho ou orgulho de viver cada dia? – De uma Psicologia implicada no respeito à diversidade


Publicado em: 28 de junho de 2022

Em 28 de junho comemora-se o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+, data histórica em referência à Rebelião de Stonewall Inn, que representa, junto a outros movimentos, a luta por uma sociedade mais justa e democrática, respeitando a diversidade e os Direitos Humanos.

No Brasil, movimentos se organizaram na década de 1970 em face das repressões da ditadura militar nas ruas, em clubes e bares, e buscavam construir lutas e ações que resultassem na valorização do respeito e dos direitos à vida. Parte do movimento teve a atenção sequestrada pela pandemia de HIV/AIDS, redirecionando estratégias à sobrevivência e ao cuidado de pessoas que sofriam à míngua diante de uma calamidade na saúde mundial e pública no Brasil.

Segundo o Grupo Gay da Bahia (GGB) e a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA), em 2021, o Brasil é o país que mais mata pessoas LGBTQIAP+ no mundo. Marcadores sociais da diferença, como gênero, raça/etnia, classe, território e idade, explicitam que a violência se acentua contra jovens, negras/os, pobres e periféricas/os.

Assim, sobreviver nesta sociedade preconceituosa, opressiva e violenta consiste primeiramente num ato de resistência, o que, infelizmente, não é a realidade de todas as pessoas LGBTQIAP+. Como orgulhar-se quando se tem de lidar cotidianamente com a violência, a morte, a patologização e a demonização, apenas por ser quem é?

A luta política por mudanças sociais que valorizem a dignidade e a diversidade humana ainda se faz necessária, o dia 28 de junho é para lembrar a nós deste compromisso. E a Psicologia, nesse sentido, se compromete movimentando-se para preconizar o combate a toda e qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, acolhendo, lutando e sendo resistência junto às pessoas LGBTQIAP+. Esse é um exercício coletivo e constante que emerge de nossos saberes e práticas.

Vamos juntes/as/os construir estas (outras) realidades e essa Psicologia?

#PraTodosVerem: Card quadrado. Fundo branco e lilás. Em primeiro plano, do centro do card à margem direita, fotografia redonda da bandeira LGBTQIAP+ POC + Círculo Intersex. (Fim da descrição).