Notícias


CRP SP na Mídia: Setembro Amarelo: “Saúde mental é também uma questão de saúde pública, não apenas individual”


Publicado em: 21 de setembro de 2022

#CRPSPNaMídia: No mês em que a pauta de saúde mental ganha relevância na sociedade e nos meios de comunicação, no chamado “Setembro Amarelo”, é importante tornar o debate uma questão de saúde pública e deslocar do indivíduo o foco do problema.

A psicóloga e conselheira do CRP SP Talita Fabiano de Carvalho (CRP 06/71781) concedeu entrevista ao Brasil de Fato na qual defendeu a quebra do silenciamento sobre saúde mental e suicídio. Ela argumenta que falar sobre o assunto, ao invés de fazer com que as pessoas, em especial, crianças e adolescentes, cometam tal ato, na verdade, é uma forma de prevenção.

"Existe uma cultura de dizer que saúde mental depende da pessoa, que você tem que procurar ajuda, tem que melhorar, tomar remédio e fazer exercício. No caso da saúde mental, na verdade, a sociedade tem um papel muito importante. Ela impacta na saúde mental e no bem-viver das pessoas. A sociedade brasileira tem muitas desigualdades, preconceitos e discriminação e, devido a uma onda grande de autoritarismo, reproduz ideias moralizantes e higienistas. Essa sociedade produz sofrimento na pluralidade que são os sujeitos e que é o Brasil. Por isso, a saúde mental depende da política e da sociedade", aponta Talita.

Leia a matéria, na íntegra, aqui.

#PraTodosVerem: Card quadrado. Segundo plano em gradiente de lilás-claro. Em primeiro plano, ícone de um megafone e de ondas sonoras em roxo. (Fim da descrição).