Notícias


CRP SP na Mídia: Psicólogas fazem denúncia contra assédio on-line


Publicado em: 28 de setembro de 2022

#CRPSPNaMídia: A violência sexual pode ocorrer em todos os espaços por onde as mulheres circulam mesmo durante seu trabalho e até de modo on-line, foi o que aconteceu a diversas psicólogas ao realizarem atendimento por videoconferência. Os casos, amplamente midiatizados, ganharam desdobramentos após o compartilhamento das violências sofridas com a rede de apoio que se criou e a formalização das denúncias.

A rádio CBN repercutiu os casos, destacando a nota de posicionamento do CRP SP e SinPsi, publicada em 21 de julho de 2022, cujo foco é alertar e orientar psicólogas e psicólogos sobre violências sofridas durante as sessões on-line. Na reportagem, o veículo reforça que o CRP SP tem acompanhado as ocorrências, dentro do estado de São Paulo, com a realização de discussões internas para conscientizar e comunicar que situações de violência como essas não são casos isolados.

Acompanhe a reportagem, na íntegra, aqui.

Leia a nota de posicionamento do CRP SP e do SinPsi, aqui.

Na eventualidade de você passar por uma situação de assédio, ressaltamos a importância das seguintes ações:

- Legitime a sua experiência, a violência sofrida, compartilhando com pessoas com quem se sinta segura e protegida, busque rede de apoio;
- Organize um dossiê de imagens, áudios e gravações das situações vividas;
- Denuncie formalmente, registrando boletim de ocorrência policial na Delegacia das Mulheres;
- Do ponto de vista da prestação de serviço, você deve interrompê-la imediatamente ao identificar situações de violência sexual!
- Comunique ao comitê de enfrentamento da violência sexual na prática profissional do Sindicato das Psicólogas do Estado de São Paulo e do CRP SP: [email protected];
- Dúvidas e demandas de orientação, entre em contato com [email protected]

Viver sem violência é um direito de todas as mulheres!

#PraTodosVerem: Card quadrado. Segundo plano em gradiente de lilás-claro. Em primeiro plano, ícone de um megafone e de ondas sonoras em roxo. (Fim da descrição).