Notícias


CRP SP na Mídia: Violência política aumenta ansiedade durante período eleitoral


Publicado em: 30 de setembro de 2022

#CRPSPnaMídia: As eleições deste ano estão marcadas pela violência política e a preocupante situação social do país, o que aumenta a ansiedade em relação aos resultados do pleito. A saúde mental das pessoas, por decorrência, é afetada negativamente.

Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, a psicóloga e vice-presidenta do CRP SP Maria da Glória Calado (CRP 06/33194) fala do impacto da conjuntura social e política na saúde mental da população brasileira às vésperas da eleição. “Ataques a jornalistas, assassinatos de indivíduos por motivações de escolha partidária, reflexos da pandemia na saúde mental e condições sociais do Brasil são fatores agravantes para a ansiedade eleitoral em 2022", comenta.

Uma possibilidade para se conter o impacto da ansiedade, de acordo com Maria da Glória, é fazer parte de uma rede de apoio, pois "quando as pessoas ficam mais isoladas tendem a ficar mais nervosas e ansiosas. Então, estar em um grupo pode ajudar a pessoa a se acalmar".

Acompanhe a matéria, na íntegra, aqui.

Confira a matéria na versão impressa aqui.

#PraTodosVerem: Card quadrado. Segundo plano em gradiente de lilás-claro. Em primeiro plano, ícone de um megafone e de ondas sonoras em roxo. (Fim da descrição).