Notícias


#CRPSPAcontece #ResumoDaSemana 19/05/2023


Publicado em: 19 de maio de 2023

Acompanhe algumas das atividades da agenda institucional do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo desta semana, muitas delas relacionadas às ações das Lutas de Maio.

#ÉticaProfissional
A conselheira subcoordenadora da Comissão de Direitos Humanos, Fabiana Macena Luiz, participa de roda de conversa sobre Ética na Psicologia, no Centro Universitário São Camilo, na cidade de São Paulo.

#AssistênciaSocial
 A conselheira coordenadora da Comissão de Direitos Humanos, Ione Aparecida Xavier, representa o Conselho na posse das assistentes sociais na seccional do CRESS de Sorocaba, reforçando a parceria entre profissionais da Psicologia e do Serviço Social em prol dos Direitos Humanos no território.

#ViolênciaDeEstado
As conselheiras presidenta do Talita Fabiano de Carvalho e vice-presidenta Maria da Glória Calado, junto às conselheiras Fabiana Macena Luiz e Marta Eliane de Lima, da Comissão de Direitos Humanos e da Subcomissão do Sistema Prisional, levam as discussões sobre as violências de Estado no VI Encontro da Rede Nacional de Mães e Familiares de Vítimas do Terrorismo do Estado. Realizado no Espírito Santo, o encontro reúne representantes de diversos movimentos sociais de luta contra as violências estruturais, de entidades e dos Conselhos Regionais de Psicologia. As conselheiras da região Sudeste conduziram a mesa “Implicações psíquicas das pessoas afetadas pela violência de Estado”.

#LutaAntimanicomial #18deMaio

#Santos
Prefeitura de Santos é ocupada pelo ato da Luta Antimanicomial, que contou com fala da conselheira presidenta da Comissão de Orientação e Fiscalização (COF), Annie Louise Saboya Prado, em defesa do SUS, do cuidado em liberdade e do acesso a direitos estendidos a toda a população.
 
 #Metropolitana
 As conselheiras Talita F. De Carvalho e Ione Aparecida Xavier, acompanhadas de integrantes do Fórum da Luta Antimanicomial de Sorocaba (FLAMAS), representam o CRP SP no ato estadual da Luta Antimanicomial, que percorreu a Avenida Paulista até a Secretaria de Saúde do Estado. Em frente à Secretaria, a conselheira Ione fez uma das falas de encerramento da marcha, afirmando que seguirão na luta por uma Rede de Atenção Psicossocial (RAPs) com cuidado em liberdade.
 
#RibeirãoPreto
 A conselheira Camila Andrade de Oliveira e Maria Carolina P. F. Cabau, membras da Comissão Gestora da Subsede Ribeirão Preto, junta a colaboradoras e colaboradores, articulam em evento com trabalhadoras e trabalhadores e usuários e usuárias da rede pública. Organizado pelo Fórum Municipal da Saúde Mental de Ribeirão Preto, o encontro contou com rodas de conversa e apresentações culturais, sendo aberto ao público.

#Campinas
Colaboradoras e colaboradores estendem a faixa Maio, Mês de Lutas, do CRP SP, e ocupam o Largo do Rosário, junto a trabalhadores e trabalhadoras e usuárias e usuários dos serviços de saúde mental de Campinas, entre eles o CECCO, CAPSad, CAPS III e CAPSij, Consultório na Rua. O evento foi organizado pelo Movimento da Luta Antimanicomial de Campinas (MLAC) e teve também com a presença de conselheiras municipais da Saúde e representantes do poder público.

Na véspera do 18 de Maio, a coordenadora da Comissão Gestora da Subsede Campinas, conselheira Giseli de Fátima Assoni, apresentou o painel de encerramento do XIX Evento de Luta Antimanicomial - Muros Invisíveis: Labirintos Contemporâneos (Uniararas), sob o tema “O papel da psicóloga e do psicólogo: trabalho, luta e resistência”. A atividade foi aberta a participação pública e realizada on-line.

#Lei13.935
Juliana Corbett, integrante da Comissão Gestora da Subsede Campinas, representou o CRP SP na Audiência Pública: Defesa da aprovação da minuta do concurso público para Assistentes Sociais e Psicólogas nas escolas municipais de Campinas, apontando a importância da contratação de profissionais de Psicologia e do Serviço Social na educação.

 

ParaTodosVerem: Carrossel com o registro fotográfico desses eventos.
Foto 1: Conselheira Ione e participantes do evento estão em pé, umas ao lado das outras, olham para a câmera e sorriem. Ao fundo, uma parede branca (fim da descrição).
Foto 2: Pessoas estão sentadas e em pé nas escadarias da prefeitura de Santos, um prédio antigo em estilo neoclássico. Essas pessoas seguram cartazes com mensagens em apoio à luta antimanicomial (fim da descrição).
Foto 3: Membras da Comissão Gestora de Ribeirão Preto e colaboradores estão ao lado do banner das Lutas de Maio, do CRP São Paulo, em frente à porta do evento.
Foto 4: Assembleia pública, com parlamentares e representantes sentados em uma bancada. Uma das mulheres segura um microfone. (fim da descrição).