Notícias


Nota de Repúdio contra as declarações do deputado federal Gustavo Gayer


Publicado em: 7 de julho de 2023
Fonte: CRP SP
Créditos: CRP SP
Fotos: CRP SP

O Conselho Regional de Psicologia de São Paulo repudia veementemente as declarações do deputado federal Gustavo Gayer. Elucida que os testes psicométricos, psicológicos, de aplicação exclusiva das profissionais de Psicologia no Brasil, obedecem aos rigores científicos no que diz respeito a sua produção, seleção e aplicação. 

Neste sentido, por desconhecer e desconsiderar tais critérios, o deputado reproduz justamente aquilo que as ciências psicológicas vêm se ocupando de combater, o racismo, a xenofobia, a eugenia, entre tantas violências produzidas historicamente cujos argumentos não se sustentam cientificamente. 
As considerações feitas pelo deputado Gustavo Gayer não têm qualquer lastro nas ciências psicológicas, partem neste sentido, de pressupostos exclusivamente racistas e xenofóbicos. 

Este Conselho alerta, sobretudo, ao volume de supostas avaliações psicológicas e testes psicométricos que são apresentados na internet, sem embasamento científico, cujos resultados, não são confiáveis e de grande maneira reproduzem o senso comum sobre determinados assuntos. 

 

#ParaTodosVerem Card quadrado, fundo em tons vermelho escuro e preto, fotografia desfocada e um quadrado com sinal de alerta. (fim da descrição).