Notícias


O #CRPSPAcontece dessa sexta-feira (28) apresenta as principais ações das últimas semanas


Publicado em: 28 de julho de 2023
Fonte: CRP SP
Créditos: CRP SP
Fotos: CRP SP

#diadamulhernegra

A Subsede do CRP SP de São José do Rio Preto realizou o 1.º Ato da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, nesta terça-feira (25), com diversos coletivos e movimentos sociais da região. O ato político foi uma celebração ao Dia Nacional de Teresa de Benguela e Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha.  Com o objetivo de pautar o tema e a discussão da mulher preta brasileira, a atividade foi realizada no Terminal Urbano Professor Manoel Antunes e contou com diversas manifestações: políticas e artísticas, entre elas, artesanato, música, leitura de poemas e textos.

Foto 1: Início do 1.º Ato da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha - representantes do CRP SP de São José do Rio Preto, de coletivos e movimentos sociais seguram a faixa do CRP SP em homenagem à Tereza de Bengela e às Mulheres Negras Latino-Americanas e Caribenhas.
Foto 2: Final do .º Ato da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha - psicóloga/os, representantes de coletivos e movimentos sociais seguram a faixa do CRP SP em homenagem à Tereza de Bengela e às Mulheres Negras Latino-Americanas e Caribenhas.

 

#alienaçãoparental

Na terça-feira (25), a Subsede do CRP SP de Campinas realizou a Roda de Conversa sobre Alienação Parental e a prática da(o) psicóloga(o) nos  diferentes espaços  de atuação profissional que contou com a mediação da psicóloga Analicia Martins de Sousa  (CRP 05-31168). O tema "alienação parental" é um assunto da atualidade que traz impactos para a convivência familiar de crianças e adolescentes e que envolve a atuação da psicóloga nas diferentes áreas de atuação. 

Foto 3: Participantes da Roda de Conversa sobre Alienação Parental na plataforma Zoom.

 

#aquilombar

A Conselheira Ione Aparecida Xavier participou, nesta terça-feira (25), da Roda de Conversa Aquilombar, em Sorocaba, com lideranças de mulheres negras da área da política, da arquitetura, da assistência social e da educação. O evento também contou com  a participação de mulheres indígenas . "A Roda de Conversa foi muito bacana, o CRP SP contribuiu com uma fala sobre a defesa dos direitos humanos e das pessoas pretas e indígenas; e na defesa da educação e da implementação das leis para que os povos tradicionais sejam incluídos nas grades curriculares das escolas através do trabalho do projeto pedagógico."

Foto 4: Conselheira Ione Aparecida Xavier, na Roda de Conversa Aquilombar, em Sorocaba, com liderança indígena Maria Narcisa de Oliveira Maia (Maria Índia).

 

#ParadaLGBTQIA+

No domingo (23) foi realizada a II Parada LGBTQIA+ na cidade de Suzano. A Parada contou com a participação de membros da Subsede do CRP SP de Alto Tietê. O tema da Parada foi: “É tempo de levante dos corpos trans e travestis. Eles combinam de nos matar, e a gente combinamos de florescer”. A organização do evento foi liderada pela Frente LGBT Suzano e os grupos Família Stronger e A Casa da João. Participaram da manifestação, representando o CRP SP, as/os psicólogas/os da referida Subsede: Mônica Marques dos Santos (CRP 68930), coordenadora adjunta; Eduardo Henrique da Costa Gomes (CRP 183829) membro da comissão gestora; e Victória Soares Vidal (CRP 149691), membra das comissões de COE e COF. A psicóloga Mônica Marques fez uma fala em nome do CRPSP e o grupo distribuiu publicações de orientação do CRPSP e sistema Conselhos.

Foto 5: Carro de som da II Parada LGBTQIA+ com a psicóloga Mônica Marques dos Santos (CRP 68930).
Foto 6: Representantes da Subsede do CRP de Alto Tietê: Victória Soares Vidal, Mônica Marques dos Santos e Eduardo Henrique da Costa Gomes, na II Parada LGBTQIA+ em Suzano.

 

#FórumDeGestores

Conselheiras/os, Gestoras/es e trabalhadoras/es do CRP SP participaram, no sábado (22), do Fórum de Gestores, realizado na Sede do CRP SP. O Fórum se inciou com a Roda de Conversa sobre Territorialidades, mediada pela Conselheira Janaína Darli Duarte Simão. A tarde foram organizados grupos para debaterem as ações, os desafios, as estratégias e a troca de informações sobre os diversos territórios de atuação do CRP no estado de SP, tendo como objetivo otimizar o atendimento e a representatividade do Conselho para a psicologia e a sociedade.

Foto 7: Participantes do Fórum de Gestores em Roda de Conversa.
Foto 8: Participantes do Fórum de Gestores no encerramento da atividade.

 

#transgênero

O Psicologia em Ação, da última sexta-feira (14), teve como tema Viagens Trans(gênero): Abordagens psicológicas, médicas, legais e vivências interseccionais, em parceria com o Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas da Psicologia Escolar do Instituto de Psicologia (IP) da USP. Realizada no auditório da Sede do CRP SP, a atividade contou com a palestrante Liliana Rodrigues, que é pesquisadora do Centro de Psicologia da Universidade do Porto, em Portugal. A abertura do evento foi realizada pela Professora Doutora Marilene Proença, do IP da USP, e a mediação foi feita pelo Conselheiro Carú de Paula Seabra. A atividade teve como objetivo promover um encontro aberto para sensibilizar o público para as dimensões das abordagens trans.

Foto 9: Participantes da atividade Psicologia em Ação, que teve como tema Viagens Trans(gênero): Abordagens psicológicas, médicas, legais e vivências interseccionais, realizada no auditório da Sede do CRP SP.

 

#2cinecrpsp

O Núcleo de Direitos Humanos, da Subsede do CRP SP de São José do Rio Preto, realizou o 2º Cine CRP SP do ano, com exibição do curta-metragem “O dia de Jerusa“, seguido de roda de conversa para discussões sobre as questões que envolvem os atendimentos e orientações à população negra. A atividade pautou a atuação de psicólogas, psicólogues e psicólogos partindo da premissa de uma Psicologia antirracista e com a promoção dos Direitos Humanos. O debate teve como questão orientadora: "Ser mulher negra brasileira é viver inúmeras afetações do racismo, violência de gênero e de classe. Quais seriam as particularidades destas mulheres, e o que a Psicologia tem a ver com isso?" 

Foto 10: Debatedoras/es do segundo Cine CRP SP realizado pelo Núcleo de Direitos Humanos de São José do Rio Preto.

 


Termos relevantes
direitos humanos