Notícias


19 de agosto – Dia Nacional da Luta da População em Situação de Rua


Publicado em: 19 de agosto de 2023

O Dia Nacional da Luta da População em Situação de Rua, 19 de agosto, marca a memória do “Massacre da Sé”, série de mortes e agressões brutais direcionadas a pessoas que dormiam na Praça da Sé, no Centro de São Paulo, nas madrugadas de 19 a 22 de agosto de 2004. O episódio resultou em sete mortes e seis casos de violência com graves sequelas físicas e psicológicas, fomentando, por outro lado, a articulação de movimentos sociais que se organizam para transformar o luto em luta pela garantia de direitos e de uma vida digna para todas as pessoas.

Como profissionais da Psicologia, ao atuarmos junto à população em situação de rua, compreendemos que os contextos que levam as pessoas para esta condição são múltiplos. Entendemos que a vulnerabilização das ruas agrava ainda mais os processos de sofrimento e adoecimento pré-existentes.

A situação de rua também denuncia a realidade da desigualdade social brasileira, em suas diferentes dimensões, considerando o racismo, a LGBTQIAP+fobia, o patriarcado, o capacitismo, o etarismo, entre outros marcadores. Evidencia as barreiras e a falta de acesso à moradia, renda, alimentação, educação, saúde, ao emprego, lazer e serviços públicos, configurando graves violações de Direitos Humanos.

Em nosso compromisso social, não devemos perpetuar uma lógica de responsabilização individual quando a responsabilidade é social, considerando orientações e leis vigentes e ponderando a produção de sofrimento e o embotamento da vida nessas condições.

Zelando pelos Princípios Fundamentais do Código de Ética Profissional da Psicóloga e do Psicólogo, é preciso analisar os contextos de atuação com a população em situação de rua, considerando a realidade política, econômica, social e cultural e seus impactos nas vidas das pessoas. Voltarmo-nos à compreensão de que o trabalho não pode ser isolado, mas em articulação com a rede de serviços, territorialmente, a fim de não perpetuarmos processos de estigmatização e mais exclusão de pessoas do convívio em sociedade.

O compromisso social da Psicologia é ser intransigente na luta por garantia de direitos e pela transformação da realidade em busca da justiça social.

 

#ParaTodosVerem Card quadrado, fotografia de uma mão entregando um marmitex a uma pessoa em situação de rua, grafismos em cor marrom e branca, ilustração de um calendário de mesa. Logo do CRP São Paulo. (fim da descrição).