Notícias


No Dia da Psicóloga e do Psicólogo, celebramos a Psicologia!


Publicado em: 27 de agosto de 2023

Neste 27 de agosto, comemoramos mais um aniversário da regulamentação da profissão de psicóloga e psicólogo e enaltecemos a Psicologia, uma ciência que, ao longo dos anos, tem se consolidado como um verdadeiro compromisso com a humanidade. Por meio de valores fundamentais como ética, Direitos Humanos e responsabilidade social, a Psicologia tem sido uma aliada inestimável na luta pela promoção do bem-estar e da justiça social.

No centro de sua atuação, a Psicologia se dedica a compreender e auxiliar grupos minorizados –que vivenciam situações de vulnerabilidade e exclusão social – para que possam acessar os seus direitos, garantindo o protagonismo de cada indivíduo e respeitando as diferenças que nos tornam pessoas únicas. É por meio dessa ampliação de perspectivas e do enfoque nas necessidades específicas de cada grupo que a profissão reforça seu compromisso com a justiça e a igualdade.

Ao longo dos anos, a Psicologia tem se destacado em enfrentar as diversas violências que assolam nossa sociedade. Sua prática se mostra indispensável enquanto referência e no movimento pela luta no desenvolvimento de Políticas Públicas que buscam a construção de um ambiente mais acolhedor e seguro para todas e todos.

A Psicologia busca atualizar-se e adaptar-se às mudanças sociais, tecnológicas e culturais. Seu papel como ciência é essencial para compreender os desafios de uma sociedade em constante transformação. Promovendo a aplicação de métodos científicos rigorosos, a Psicologia se estabelece como um pilar fundamental para o avanço do conhecimento e a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Enquanto profissionais de Psicologia, temos a prerrogativa de promover um mundo mais humano, acolhedor e inclusivo. Com alicerces éticos sólidos, valorizando a dignidade e a autonomia dos sujeitos, as psicólogas e os psicólogos são essenciais na construção de um futuro mais igualitário, equitativo e justo.

Neste aniversário da regulamentação da profissão, é importante reafirmarmos o compromisso das psicólogas e dos psicólogos em buscar incessantemente o aperfeiçoamento de suas práticas, visando à excelência e à ética em suas intervenções e o bem-estar daquelas e daqueles que atendem.

Que a Psicologia continue sendo um farol de esperança, guiando a humanidade em direção a um futuro mais justo, compreensivo e equitativo.

Assim, celebramos esse 61º aniversário com a certeza de que a categoria, unida, é capaz de transformar vidas e impactar positivamente a sociedade em que vivemos.

Parabéns às psicólogas e aos psicólogos!

 

Neste mês da Psicologia, o Conselho Federal de Psicologia, junto aos Conselhos Regionais, está mobilizando uma grande campanha pela valorização da profissão. Na cidade de São Paulo, 51 pontos de ônibus estão veiculando a mensagem “Psicologia é cuidado que transforma”. E terá mais novidades, ainda no dia de hoje!

Acompanhe também
os eventos do CRP SP em nossos canais neste Mês da Psicologia!
Vamos, juntas e juntos, construir a Psicologia que queremos.

Esperamos por você!

 

#ParaTodosVerem Card quadrado, fundo em laranja e roxo, ilustração de rostos de pessoas diversas. Ao centro, círculo branco com o desenho de duas mãos representando o Sistema Conselhos de Psicologia em LIBRAS, símbolo do XVII Plenário (fim da descrição).