Notícias


29/08: Dia Nacional da Visibilidade Lésbica


Publicado em: 29 de agosto de 2023
Fonte: CRP SP
Créditos: CRP SP
Fotos: CRP SP

O CRP SP, em continuidade à sua luta histórica e intransigente para a promoção dos Direitos  Humanos, reafirma seu compromisso com pessoas LGBTQIA+, que marca a data de 29 de agosto como o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica. A data é de grande importância ao considerarmos que nossa sociedade é estruturada por heranças coloniais, tais como a cis-heteronormatividade, o patriarcado, o machismo, a misoginia, o racismo e o capacitismo, que vão atribuindo às  mulheres vivências violentas, opressoras e estigmatizantes.

 

Pensar nas possibilidades de existências lésbicas nos convida a, interseccionalmente, contribuir  para a eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, como expõe o Código de Ética da Psicologia. Por questionar e  desafiar tais estruturas, mulheres lésbicas estão sujeitas a diferentes formas de repressão, agressão e lesbofobia, sendo alvo de violências de gênero que impossibilitam sua capacidade  de liberdade e autonomia frente às próprias vidas.

 

Nesse sentido, resgatamos a Resolução CFP n.° 001/99 e destacamos a Resolução n.º 8/2020, no seu artigo 4.º: “em relação à mulher, seja ela cisgênero, transexual  ou travesti, e à pessoa com expressões não-binárias de gênero, dentre outras, considerados os  aspectos de raça, etnia, orientação sexual, deficiência, a psicóloga e o psicólogo contribuirão para: [...] IV - não legitimar ou reforçar preconceitos; V - não favorecer patologizações e revitimizações; e VI - não prejudicar a autonomia delas”.

 

A renovação do compromisso em combater a discriminação, a violência e a desigualdade se constitui como prioridade do CRP SP. O Dia Nacional da Visibilidade Lésbica ultrapassa o  calendário, ecoando como um chamado à ação por uma sociedade mais justa e igualitária,  através da valorização e da proteção dos direitos e do bem-estar de todas as mulheres. Construir ativamente e coletivamente uma sociedade mais inclusiva e respeitosa é nosso horizonte.

 

Enquanto profissionais de Psicologia é nosso dever não  permitir que a Ciência seja instrumento de promoção do sofrimento, preconceito, intolerância e exclusão, como citado em nossa Referência técnica de atuação de Psicólogas, Psicólogos e Psicólogues em Políticas Públicas para a População LGBTQIA+.

 

#PraTodosVerem: Card quadrado com a Bandeira Lésbica ao fundo, foto de uma mulher negra de cabelos crespos castanhos presos, com blusa de manga comprida na cor amarela, e encostada em seu ombro uma mulher branca de cabelos lisos ruivos, piercing no nariz e blusa lilás. A frente, na parte inferior, grafismo amarelo com a imagem de um calendário e grafismo vermelho. (Fim da descrição)

 


Termos relevantes
direitos humanos