Notícias


#CRPSPNaMidia: Dia da Psicologia brasileira e os desafios da profissão


Publicado em: 6 de setembro de 2023

#CRPSPNaMidia Na semana em que a Psicologia completou 61 anos de regulamentação no Brasil, o psicólogo (CRP 06/118838) Davi Rodriguez Ruivo Fernandes, coordenador da Subsede Grande ABC e conselheiro do CRP SP, participou de entrevista ao Repórter Diário do Grande ABC. No foco da conversa, estiveram os principais desafios da profissão na atualidade e a importância de uma atuação ética e com compromisso social.

Entre os muitos pontos abordados, Davi evidenciou o crescimento da busca por atendimento psicológico no pós pandemia e o maior entendimento, por parte da sociedade, da saúde mental como algo integrado à vida das pessoas: “Não temos como separar a saúde mental de outros aspectos do ser humano, segregar mente e corpo. O indivíduo expressa a conjunção desses fatores de maneira ampla”, explicou.

Davi também contextualizou sobre os preconceitos e estigmas ainda existentes em relação à Psicologia, principalmente no que diz respeito às pessoas em sofrimento mental que procuram por atendimento e os mitos e desconhecimentos sobre as práticas profissionais.

Na entrevista, o conselheiro ainda reforçou a presença de psicólogas e psicólogos nos muitos espaços de atuação: “Os serviços da Psicologia não estão apenas na clínica e nos consultórios, estão nas Políticas Públicas, no ambiente hospitalar, no trêfego, nos esportes, no RH de empresas, na educação”, pontuou, referindo-se também ao compromisso social da profissão.

Por fim, Davi salientou a Psicologia atuante nos territórios, compartilhando um pouco sobre a realidade da Subsede Grande ABC, que conta mais de 9.5 mil psicólogas e psicólogos com inscrição ativa.

Acompanhe a entrevista na íntegra aqui.

 

#ParaTodosVerem Card fundo branco com leve degradê liliás. Ao centro, a ilustração de um megafone traçado em roxo. Na lateral direita, faixa vertical com a ilustração de rostos diversos da identidade visual do Mês da Psicologia do CRP São Paulo.