Notícias


O CRP SP lamenta o falecimento da psicóloga Lúcia M. S. Coelho


Publicado em: 15 de setembro de 2023

O Conselho Regional de Psicologia de São Paulo informa, com pesar, o falecimento da psicóloga Lúcia Maria Sálvia Coelho, ocorrido em 7 de setembro, e reconhece suas contribuições à Psicologia brasileira.

Lúcia nasceu em 04 de maio de 1937, em São Vicente, no litoral do Estado de São Paulo. Fez parte da primeira turma de psicólogas e psicólogos formadas pela Universidade de São Paulo (USP) em 1962, ano da regulamentação da Psicologia como profissão no Brasil pela Lei Federal nº 4.119/1962.

Doutora em Ciências Médicas pela USP, desenvolveu pesquisa sobre a epilepsia e as suas implicações psicológicas e psicopatológicas. Formou-se mestra em Filosofia das Ciências pela Universidade Aix-en-Provence, na França, ocasião de seu autoexílio político. Lúcia chegou a ser presa e perseguida por agentes do DOI-Codi em 1971, no contexto da Ditadura Civil Militar que operava no Brasil. De volta ao seu país de origem, vinculou-se ao Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina de Jundiaí.

Durante anos, presidiu a diretoria da Sociedade Rorschach de São Paulo, contribuindo com inúmeras publicações sobre o método da Prova de Rorschach e sua divulgação no Brasil. Também participou da formação de novas gerações de profissionais, orientando pós-graduandas e pós-graduandos.

Familiares, colegas de profissão, amigas e amigos evocam o comprometimento e a intensa dedicação de Lúcia à Psicologia.

Lúcia M. S. Coelho, presente!


#ParaTodosVerem
Fotografia em formato quadrado, preto e branco, uma mulher de cabelo curto, escuro, olha para o lado. Ela está em pé, veste camiseta branca com listras pretas, casaco por cima da camiseta  e um cachecol no pescoço. Na margem inferior central, marca d´água do CRP São Paulo. (fim da descrição).


Termos relevantes
nota de pesar luto lucia m s coelho