Notícias


CRP SP apoia estudantes do Conservatório Dramático e Musical de Tatuí pela manutenção do alojamento da instituição


Publicado em: 21 de novembro de 2023

O CRP SP vem a público manifestar seu apoio às estudantes e aos estudantes do alojamento do Conservatório de Tatuí por entender que estamos diante de um ataque a uma Política Pública Estadual de relevante formação cultural no Estado de São Paulo e no país. 

O desmonte desta Política Pública se dá com a decisão do Governador do Estado de suspender o direito dessas e desses estudantes à moradia estudantil, fechando o alojamento em troca de uma bolsa divulgada no valor de $450,00, incompatível com os acessos mais básicos que uma política de assistência estudantil deveria garantir.

A extinção do Alojamento do Conservatório de Tatuí tem o potencial de aprofundar os cenários de vulnerabilidade vividos pelas e pelos estudantes, agudizando contextos de falta de acessos a direitos sociais, fragilização de sua saúde física e emocional e atacando diretamente contra o princípio de democratização do acesso a instituições públicas de formação como é o Conservatório de Tatuí. 

É necessário entender uma moradia estudantil como um espaço complexo, de potência, não sendo apenas a estrutura física em que se alojam estudantes, mas antes de tudo um espaço de convívio, de troca, de encontro entre pares, de construção de cidadania.

A moradia estudantil cumpre o papel fundamental de lembrar e relembrar à instituição e ao Estado sobre a relação inegociável entre a educação, a saúde, a cultura, as Políticas Públicas e o compromisso ético e político com os direitos de acesso e de permanência e, principalmente, com as condições dignas de viver.

Entenda o caso: No dia 27/10, estudantes residentes do alojamento do Conservatório Dramático e Musical "Dr. Carlos de Campos", em Tatuí, receberam, por e-mail, a informação de que o espaço seria encerrado em janeiro de 2024. O Governo do Estado de São Paulo anunciou que o alojamento seria substituído por um auxílio-moradia de R$ 450, valor apontado como insuficiente, pelas alunas e alunos, para arcarem com despesas, como aluguel na cidade e alimentação. O Conservatório de Tatuí recebe estudantes e docentes do Brasil inteiro. Atualmente, cerca de 200 pessoas vivem no local, entre moradoras e moradores regulares, abrigados durante a duração de seus cursos, e também diaristas, que são estudantes e professoras e professores que vêm de outras cidades e estados e precisam de morada temporária para manterem suas atividades no conservatório. Além da moradia, as alunas e os alunos têm acesso gratuito à água, luz, sala de estudos, alimentos não perecíveis e mobílias, como geladeira, fogão e máquina de lavar. O local também é preparado para receber músicos e outras e outros artistas, possuindo quartos individuais com isolamento acústico. No dia 30/11, houve manifestações das estudantes e dos estudantes na Prefeitura de Tatuí.

 

#ParaTodosVerem
Imagem dos estudantes em manifestação contra o fechamento do Conservatório de Tatuí. Eles estão unidos; alguns agachados e outros em pé, e seguram faixas. Letreiro: “Fica Aloja. Vamos Ficar. Não ao fim do Aloja. Não ao retrocesso”. Fim da descrição.


Termos relevantes
direitos humanos