Notícias


CRP SP mobiliza ações no Mês da Consciência Negra


Publicado em: 29 de novembro de 2023

No Mês da Consciência Negra, também marcado como Novembro Negro, o CRP SP tem realizado uma série de atividades na defesa de uma Psicologia Antirracista e na garantia de direitos para a população negra. Dentre essas ações, estiveram os atos ocorridos nas cidades de São Paulo, Sorocaba e São Bernardo do Campo no 20 de novembro, feriado estadual do Dia da Consciência Negra. A eles somam-se as rodas de conversa, oficinas, participações em feiras e outras representações realizadas pelas conselheiras, conselheiros, colaboradoras e colaboradores do CRP SP e gestoras e gestores das Subsedes ao longo deste mês, em diferentes territórios do Estado. Para essas articulações, o CRP SP tem levado a público o mote Nossos Passos Vêm de Longe, Psicologia Antirracista!, chancelado pela identidade visual do Novembro Negro deste ano.

 Acompanhe, abaixo e na galeria de imagens, alguns registros dessas ações!

 

#PsicologiaAntirracista

FOTO 1 - No dia 24/11, a Comissão Especial de Relações Étnico-Raciais (CRER), junto à Subsede São José do Rio Preto, promoveu a oficina "A Presença do Racismo e Branquitude na Formação em Psicologia: Como Construir uma Psicologia Antirracista". A atividade foi direcionada a profissionais e estudantes de Psicologia para uma prática profissional antirracista e aconteceu no auditório da Subsede.

 

#SUAS #OAB

FOTO 2 - A CRER, em parceira com a Secretaria de Assistência Social de São José do Rio Preto, realizou o encontro formativo "Racismo e Seus Danos, Branquitude e Seus Privilégios: Atuação no Sistema Único de Assistência Social” no dia 23/11, na OAB da cidade. A atividade foi dirigida às trabalhadoras e aos trabalhadores do SUAS, entre psicólogas e psicólogos, assistentes sociais, educadoras e educadores e gestão administrativa, com falas iniciais da Secretaria da Mulher, do Idoso e da Igualdade Racial.

 

#MarchaDaConsciênciaNegra

FOTOS 3 e 4 - Representantes do CRP SP estiveram presentes na 20ª Marcha da Consciência Negra, ocorrida na Av. Paulista no dia 20/11. Participaram do ato político as integrantes da CRER Vitória Regina Silva Góes, também coordenadora da Subcomissão de Psicologia e Povos Indígenas e gestora da Subsede Bauru; Thainá da Silva Costa, gestora da Subsede São José do Rio Preto; Maria da Glória Calado, conselheira presidenta da CRER, Mary Kayapó, entre outras participações.

FOTOS 5 e 6 - A marcha também aconteceu simultaneamente na cidade de Sorocaba, com a participação da conselheira presidenta da Comissão de Direitos Humanos (CDH) Ione A. Xavier e membras da Subsede Sorocaba. Maria Sueila da Silva Ferreira, subcoordenadora da Subsede, conduziu fala no ato, compatilhando a mensagem das psicólogas e dos psicólogos na luta antirracista.

 

#ComissõesEtnicoRaciais

FOTO 7 - Nos dias 17 e 18/11, o evento  "Vamos falar sobre nossas Comissões Étnico-Raciais?" reuniu integrantes das comissões dos Conselhos Regionais de Psicologia do Sul e Sudeste (SP, RJ, MG, ES, PR, SC e RS) em Curitiba, Paraná. Estiveram presentes e representando o CRP SP Thainá da Silva Costa, da Comissão Especial de Relações Étnico-Raciais e gestora da Subsede São José do Rio Preto, e Vitória Regina Silva Góes, coordenadora da Subcomissão de Psicologia e Povos Indígenas e gestora da Subsede Bauru. 

 

#FeiraCultural

FOTO 8 – Subsede Sorocaba articulou participação na Feira Cultural realizada no Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba, levando produções e materiais de orientação do Sistema Conselhos de Psicologia dentro da temática das relações raciais. O evento ocorreu em 17/11.

 

#LutaAntirracista

FOTO 9 - No dia 08/11, foi realizada a Oficina “Usos e Sentidos da Branquitude: A Formação em Psicologia Frente à Luta Antirracista” no I Simpósio Internacional de Psicologia, dando continuidade ao ciclo de Oficinas de Formação Antirracista proposto pela Comissão Especial de Relações Étnico-Raciais (CRER). O evento foi realizado na UNESP Assis e a atividade foi mediada por representantes das Subsedes Bauru e Assis.

 

Confira a mensagem elaborada pela Comissão Especial de Relações Étnico-Raciais (CRER) para marcação da data.

O termo “Consciência Negra” foi cunhado pelo movimento negro brasileiro, na década de 1970, pelos quilombolas do Rio Grande do Sul e pelo Movimento Negro Unificado (MNU). Nesse contexto, o 20 de novembro foi escolhido como Dia da Consciência Negra em uma homenagem a Zumbi dos Palmares, um dos maiores líderes da resistência negra no período colonial. Esta importante data marca também o combate ao racismo e a luta diária por condições de vidas dignas para o povo negro e povos tradicionais.

O Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP SP), por meio da sua Comissão Especial das Relações Étnico-raciais, participou das atividades do 20 de Novembro, reafirmando o compromisso ético-político com as lutas travadas pelos povos negros e tradicionais na perspectiva de uma vida alicerçada pelos valores democráticos, respeito à história e cultura desses povos tão silenciados, mas, ao mesmo tempo, importantes constituidores da identidade nacional brasileira. Não por acaso, a maior Legislação Educacional Brasileira – a Lei Federal de Diretrizes e Bases (LDB) nº 9394/1996 - alterada pelas Leis Federais nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008, que torna obrigatório o ensino da história e cultura africana, afro-brasileira em todos os currículos escolares das redes de ensino há 20 anos, infelizmente não tem sido cumprida, o que acarreta consequências graves ao campo educacional e à formação antirracista do país. Trata-se de um sintoma de que o racismo estrutural persiste e encontra cada vez mais expressões sofisticadas do racismo à brasileira, marcado pela sua negação e, ao mesmo tempo, corroborado pela vigência do mito da democracia racial, responsável por reforçar a crença da falsa cordialidade no país que mais mata jovens negros e periféricos.

Além das mortes físicas, há também as mortes cotidianas por falta de acesso à saúde, pela expulsão de suas terras, como também a morte pelas tentativas de silenciamento e apagamento das contribuições na sociedade brasileira, conhecidas pelo substantivo “epistemicídio”. A marcha do 20 de novembro deve continuar todos os dias, com irmãs e irmãos negros, quilombolas, ciganas e ciganos, indígenas, irmãs e irmãos não-negros, mas, conscientes de seus privilégios de sua branquitude, todas, todos e todes irmanados pelo sentimento e luta pela democracia de fato. Afinal, como já dizia uma ação de um movimento social negro chamado “Quilombação”, “a democracia não chegou à periferia!” Sigamos juntes na defesa de uma sociedade democrática e na defesa de direitos a todes por uma vida digna!

Assim, a Psicologia não pode se eximir de ser antirracista. É nesse âmbito que o Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP SP) e o Conselho Federal de Psicologia (CFP) têm trilhado caminhos para essa finalidade. Um dos trajetos é a utilização de Comissões Especiais de Relações Étnico-Raciais para provocar a classe de psicólogas e psicólogos com discussões para atenção a tais subjetividades. Além disso, produzindo materiais orientativos e de resolução como o exemplo da Resolução CFP nº 018/2002, que indica como devemos atuar frente ao racismo em nossa profissão. O compromisso deve ser feito todos os dias, por cada pessoa atuante na Psicologia, como meio da preservação da integridade física e psíquica do povo preto e dos povos tradicionais. Temos o dever social com a população negra brasileira, para que a lei não fique apenas em aspectos teóricos.

 

#ParaTodosVerem
FOTO 1 – Psicologia Antirracista
Fotografia de participantes da oficina em São José do Rio Preto. Alguns estão em pé e outros abaixados, unidos e olhando para a câmera. Alguns usam blusa com mote da Psicologia Antirracista do CRP SP. Ao fundo, a tela de projeção está mostrando um slide. As margens estão na cor amarela e com grafismos que remetem as pessoas negras e indígenas. Letreiro: “Consciência Negra”. Na margem inferior, logo do CRP SP. (fim da descrição)
   
FOTO 2 – SUAS
Fotografia de participantes no encontro formativo na OAB em São José do Rio Preto. Todos estão em pé, unidos e olhando para a câmera. Alguns usam blusa com mote da Psicologia Antirracista do CRP SP. Ao fundo, parede branca com logo da OAB. Na margem inferior, logo do CRP SP. (fim da descrição)

FOTO 3, 4, 5 e 6 – Marcha da Consciência Negra
Fotografia de representantes do CRP SP na Marcha da Consciência Negra na Av. Paulista. Todas estão em pé, olhando para a câmera e usam blusa com mote da Psicologia Antirracista do CRP SP. Elas seguram uma faixa amarela com grafismos que remetem as pessoas negras e indígenas. Letreiro: “Nossos passos vêm de longe. Psicologia Antirracista. Comissão Especial de Relações Étnico-Raciais“. Ao fundo, pessoas caminhando com faixas, balões e bandeiras. Na margem inferior, logo do CRP SP. (fim da descrição) 
 
 
Selfie de representantes do CRP SP na Marcha da Consciência Negra na Av. Paulista. Todas estão em pé, sorrindo, olhando para a câmera e usam blusa com mote da Psicologia Antirracista do CRP SP. Ao fundo, pessoas caminhando com faixas, balões e bandeiras. Na margem inferior, logo do CRP SP. (fim da descrição)  

Fotografia de representantes do CRP SP na Marcha da Consciência Negra em Sorocaba. Todas estão em pé e olhando para a câmera. Algumas usam blusa com mote da Psicologia Antirracista do CRP SP. Elas seguram uma faixa amarela com grafismos que remetem as pessoas negras e indígenas. Letreiro: “Nossos passos vêm de longe. Psicologia Antirracista. Comissão Especial de Relações Étnico-Raciais“. Na margem inferior, logo do CRP SP. (fim da descrição) 

Fotografia de representantes do CRP SP na Marcha da Consciência Negra em Sorocaba. Uma delas fala no microfone e as outras estão em pé. Algumas usam blusa com mote da Psicologia Antirracista do CRP SP. Elas seguram uma faixa amarela com grafismos que remetem as pessoas negras e indígenas. Letreiro: “Nossos passos vêm de longe. Psicologia Antirracista. Comissão Especial de Relações Étnico-Raciais“. Na margem inferior, logo do CRP SP. (fim da descrição) 

FOTO 7 - Comissões Étnico-Raciais
Fotografia de participantes do evento que aconteceu na sede do CRP Curitiba, Paraná. Alguns estão em pé e outros abaixados, unidos e olhando para a câmera. Alguns seguram uma faixa. Letreiro: “Psicologia Antirracista”. Na margem inferior, logo do CRP SP. (fim da descrição)
 
FOTO 8 – Feira Cultural
Fotografia de participantes da Feira Cultural realizada no Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba. Todas estão em pé e sorrindo. No meio delas tem um banner. Letreiro: “Diferenças que constroem, Compromisso Social e ético da Psicologia. Agosto Mês da Psicologia. Subsede Sorocaba”. Na margem inferior, logo do CRP SP. (fim da descrição)
 
FOTO 9 – Luta Antirracista
Fotografia de participantes da oficina no I Simpósio Internacional de Psicologia. Alguns estão em pé e outros abaixados. Todos sorriem e olham para a câmera. Ao fundo, tem duas faixas em uma lousa. Letreiro: “Psicologia Brasileira na Luta Antirracista. Não ao Marco Temporal”. Na margem inferior, logo do CRP SP. (fim da descrição)