Notícias


Acompanhe o #CRPSPAcontece desta sexta-feira (10/11)


Publicado em: 10 de novembro de 2023

#PovosIndigenas

O encontro “A Psicologia e os Povos Indígenas: Sem Marco Temporal Para Nossas Existências” promoveu reflexões e o debate sobre o compromisso social e ético-político da atuação das profissionais e dos profissionais de Psicologia interseccionados às narrativas dos povos indígenas. A membra da Comissões Gestora da Subsede Bauru, a psicóloga (CRP 06/174451) Vitória Regina Silva Góes, esteve presente no evento, realizado no dia 21/10, no Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP PR), em Curitiba, na defesa de uma prática profissional antirracista juntos aos povos originários. Vitória também coordena a Subcomissão de Psicologia e Povos Indígenas da Subsede Bauru e compõe as comissões de Relações Étnico-Raciais e de Direitos Humanos do CRP SP.  

Foto 1: Evento acontecendo na sede do CRP PR.

 

#EmergênciasDesastres

A Subsede Campinas articulou, no dia 31/10, roda de conversa virtual sobre “A prática da psicóloga e do psicólogo nas emergências e nos desastres: desafios éticos e contemporâneos.”. O evento trouxe discussões e reflexões os desafios atuais da categoria na área de emergência e desastres e seus parâmetros éticos, dialogando sobre a importância do fortalecimento das Políticas Públicas diante desses contextos.

Imagem 2: Print das pessoas participantes na roda de conversa realizada pelo Zoom.

 

#SistemaConselhos #Psicologia

No dia 28/10, em Brasília, a conselheira presidenta da Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) do CRP SP, Annie Louise Saboya, esteve presente no Encontro do Grupo de Trabalho (GT) Nacional de Revisão da Política de Orientação e Fiscalização (POF). No evento, as conselheiras e conselheiros representantes de várias regiões do país se reuniram, na sede do Conselho Federal de Psicologia, para discutirem e trabalharem em minutas de resoluções que estão sendo revisadas e serão pautadas na próxima Assembleia de Políticas, da Administração e das Finanças (APAF). 

Foto 3: Conselheiras representantes da COF de várias regiões no Encontro Nacional.

 

#Sexualidade

A Subsede Campinas organizou roda de conversa online no dia 07/11, sobre “Psicologia, sexualidade e gênero: Contribuições para a prática”. Em pauta, discutiram a despatologização das vidas não normativas, a heteronormatividade compulsória, como as práticas sociais reproduzem discursos de violência, linguagem não-binária e como a temática atravessa a educação. Também foram abordadas normativas e produções do Sistema Conselhos de Psicologia, que orientam a prática no compromisso ético-político da profissão.

Foto 4: Participantes de diversas cidades durante a roda de conversa.

 

#SaúdeMental

A conselheira presidenta da Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) do CRP SP, Annie Louise Saboya, articulou, no dia 30/10, na Audiência Pública sobre o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) III: “Cuidado e atenção às pessoas em situação de rua e à Saúde Mental”, ocorrida na Câmara Municipal de Santos. O evento foi transmitido ao vivo e pode ser assistido pelo canal do YouTube da Câmara.

Foto 5: Annie Louise fala durante Audiência Pública.

 

#LGBTQIA+

A Subcomissão de Direitos Humanos da Subsede São José do Rio Preto atuou, no dia 05/11, na 16° Parada LGBTQIA+ de Catanduva, SP. Entre as representantes estavam a membra da Comissão Gestora, Thainá da Silva Costa e a subcoordenadora, Ana Carolina Ferreira Barbosa, e Maria Eugenia dos Santos. Elas levaram o mote da campanha “Não há cura para quem não está doente”, representando a Psicologia no território, na defesa dos direitos das pessoas LGBTQIA+.

Foto 6: Representantes da Subsede São José do Rio Preto na Parada do Orgulho LGBTQIA+ em Catanduva.

 

#PsicologiaEscolar

O psicólogo (CRP 06/126350) Rodrigo Gonçalves dos Santos, colaborador da Subcomissão de Educação da Subsede Grande ABC, esteve presente na Conferência Nacional de Educação (CONAE) regional em São Bernardo do Campo, nos dias 27 e 28/10. A conferência trouxe importantes discussões ligadas a garantia do direito à educação, gestão democrática, valorização das profissionais e dos profissionais e financiamento público. Uma das pautas discutidas foi a presença da Psicologia e do Serviço Social nas escolas por meio da implementação da Lei Federam n 13.935/19. Rodrigo saiu eleito como delegado e agora representará o CRP SP na etapa estadual.

Foto 7: Representante da Subsede Grande ABC durante a Conferência Nacional sobre educação.

 

#Mulheres

No dia 17/10, a Subsede Alto Tietê participou da live "Violência Doméstica: a ética no atendimento", a convite da Presidenta da Associação de Alunos e ex Alunos de Terapia Familiar e Casal da UNIFESP (ATEFAC), Cecilia Santos. A representação foi feita pela psicóloga (CRP 06/149691) Victoria Vidal, coordenadora da Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) da Subsede. O encontro aconteceu online, via instagram da ATEFAC (@associacaoatefac), sendo discutidos temas como: violências contra as mulheres, notificação compulsória, Políticas Públicas para as mulheres, a importância da ética no atendimento e possibilidades de atuação da Psicologia para enfrentamento das situações de violência.

Imagem 8: Live realizada via Instagram com a presidenta da ATEFAC e a coordenadora da COF da Subsede Alto Tietê.

 

#Universidades

A Subsede Bauru promoveu roda de conversa sobre ”A formação em Psicologia na garantia dos Direitos Humanos” no dia 09/11, no Centro Universitário Unisalesiano em Araçatuba, SP. O evento teve a participação de professores e professoras, coordenação do curso e estudantes de Psicologia, sendo conduzido pelo membro da Comissão Gestora, Marco Aurélio Jacob Pereira, e pela coordenadora da Subcomissão de Psicologia e Povos Indígenas, Vitória Regina Silva Góes.

Foto 9: Participantes da Roda de Conversa no Centro Universitário Unisalesiano de Araçatuba.

 

 #Ética

A Subsede Alto Tietê realizou encontro interno da Comissão de Ética (COE) com a participação das colaboradoras, profissionais e Comissão Gestora do território no dia 31/10. Foram discutidos pontos sobre a ética na atuação de psicólogas e psicólogos, entre outros alinhamentos. A reunião contou com momentos lúdicos de integração, com alusão ao Dia dos Mortos e Dia das Bruxas, fortalecendo o afeto entre as pessoas integrantes da Comissão.

Foto 10: Encontro da COE em Mogi das Cruzes, na Subsede Alto Tietê.

 

#ParaTodosVerem

FOTO 1 - Fotografia da participação de povos indígenas no evento. Eles estão sentados atrás da mesa, em cima da mesa há uma bandeira aberta em prol da Psicologia Antirracista e um deles está falando ao microfone. Letreiro: “Psicologia Antirracista. 21 de Outubro. 09 h às 17h. A Psicologia e os Povos Indígenas. Sem marco temporal para nossas existências. Sede CRP-PR Curitiba. Av São José, 699. Cristo Rei. Curitiba-PR”. (fim da descrição)

FOTO 2 - Print das participantes da roda de conversa via aplicativo Zoom. (fim da descrição)

FOTO 3 - Fotografia dos participantes na sede do Conselho Federal de Psicologia. Eles estão em pé, encostados em uma mesa, abraçados e sorrindo para a câmera.
 Em cima da mesa há notebooks e acessórios de informática e copos de água. (fim da descrição)

FOTO 4 – Print das participantes da roda de conversa via aplicativo Zoom. (fim da descrição)

FOTO 5 - Fotografia da mesa debatedora do evento na Câmara Municipal de Santos. Eles estão sentados no palco, olhando para a Conselheira Annie Louise que está em pé, falando para o público. (fim da descrição)

FOTO 6 - Fotografia das representantes do CRP SP na décima sexta parada LGBTQIAP+ de Catanduva juntamente com o público. Eles estão todos em pé, uma das participantes segura um leque com as cores do movimento e as representantes estão segurando a faixa do CRP SP com o mote da gestão. Letreiro: “Conselho Federal de Psicologia. Conselho Regional de Psicologia de São Paulo. Não há cura para quem não está doente. Em defesa dos direitos LGBTQIAP+”. (fim da descrição)

FOTO 7 - Fotografia do representante da Subsede Grande ABC no auditório da Conferência Nacional Extraordinária de Educação. Ele está segurando o crachá do evento e sorri para a câmera. Ao fundo, cadeiras estão dispostas, a mesa de palestrantes está vazia e o slide está sendo mostrado na tela de projeção. (fim da descrição)

FOTO 8 - Print das participantes do evento via aplicativo Instagram. (fim da descrição)

FOTO 9 - Fotografia dos participantes da roda de conversa. Alguns estão em pé e outros agachados, todos estão próximos, sorrindo e olhando para a câmera. Ao fundo, cadeiras estão dispostas e a tela de projeção mostra slide com a página inicial da apresentação da Roda de Conversa do CRP SP. No lado direito da projeção, bandeira amarela levantada. Letreiro: “Não ao marco temporal. A terra é direito originário.” (fim da descrição)

FOTO 10 – Fotografia dos representantes da Subsede Alto Tietê em reunião. Eles estão sentados, frente a frente e encostados em uma mesa grande. Na mesa grande, um notebook, um projetor, copos de água, materiais de escritório e decorações de dia das bruxas. Ao fundo, mesas vazias, um computador em cima de uma das mesas e o slide sendo mostrado na parede branca. (fim da descrição)