Notícias


Acompanhe as principais ações do #CRPSPAcontece


Publicado em: 1 de novembro de 2023

 #LutaAntimanicomial

Entre 25, 26 e 27/10, o CRP SP articulou amplo debate, com encaminhamentos, sobre a implementação da Resolução do Conselho Nacional de Justiça nº 487/2023, que trata do fechamento processual dos Hospitais de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTP), conquista histórica dentro da Reforma Psiquiátrica (Lei Federal nº 10.216/2001). Os HCTPs, conhecidos também como manicômios judiciários, são destinados à institucionalização de pessoas com transtorno mental em conflito com a lei.

Participaram das mesas as psicólogas conselheiras do CRP SP Marta Eliane de Lima (CRP 06/94890) e Ione A. Xavier (CRP 06/27445) e membras e membros do Conselho Penitenciário de SP (COPEN), da Secretaria da Administração Penitenciária de SP (SAP), da Defensoria Pública, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do Ministério da Saúde, da Secretaria Estadual da Saúde, das Secretarias municipais de Saúde, da ONG Desinstitute e ativistas da Luta Antimanicomial. O encontro voltou-se aos desafios do trabalho conjunto e a necessidade de diálogo para efetivação da resolução, que resulte em um Plano Nacional de Desinstitucionalização.

Foto 1: Conselheira Ione (à esquerda) conduz uma das mesas do encontro, realizado no auditório da SAP, no centro da cidade de São Paulo.

 

#DocumentosEscritos

A Subsede Ribeirão Preto promoveu, em 17/10, oficina sobre elaboração de documentos escritos na prática profissional voltada a psicólogas, psicólogos e estudantes de Psicologia. A formação aconteceu no Centro Universitário da UNIFAFIBE, em Bebedouro, SP. Estiveram presentes a conselheira do CRP SP Camila Andrade, a subcoordenadora da Comissão Gestora, Maria Carolina Cabau, o colaborador da Comissão de Orientação e Fiscalização (COF), Kley Anderson de Moraes, e a trabalhadora técnica, Fabiana Loiola.

Foto 2: Integrantes da Subsede Ribeirão Preto na UNIFAFIBE.

 

#Educação

Em 27/10, a psicóloga (CRP 06/2336) Irani Tomiatto de Oliveira, presidenta da Associação Brasileira de Ensino em Psicologia (ABEP), esteve representando o CRP SP no Seminário da Comissão de Educação, “Análises e Discussões sobre o Ensino à Distância (EaD) em graduações da área da Saúde”. O evento integrou o IX Congresso Brasileiro de Educação em Fisioterapia, organizado pelo CREFITO 03 na USP, na cidade de São Paulo. Irani esteve na articulação acompanhada da conselheira da saúde Fernanda Magano, na defesa da formação adequada para profissionais da saúde, incluindo psicólogas e psicólogos. 

Foto 3: Fernanda Magano e Irani Tomiatto de Oliveira na defesa da formação de profissionais da Psicologia.

 

#Auditoria

Na quinta-feira (26/10), as diretorias do CRP SP e CFP reuniram-se para debateram, analisaram e encaminharam devolutivas da auditoria realizada no estado. Em foco, estiveram melhorias para os fluxos administrativos, plano de reestruturação, diagnósticos e potenciais soluções sobre organização do trabalho na autarquia. 

Foto 4: Conselheiras e conselheiros diretores na sede do CRP SP em São Paulo.

 

#Ética

Em 25/10, integrantes da Comissão de Ética (COE) da Subsede São José do Rio Preto estiveram reunidas para alinhamentos. Essas conversas acontecem mensalmente, em caráter ordinário, e seguem padrões técnicos, científicos e éticos, com o objetivo de reflexão, orientações e, quando for o caso, responsabilização das profissionais e dos profissionais mediantes condutas que ferem o Código de Ética Profissional. Por ano, a subsede analisa aproximadamente 30 processos desse tipo.

Foto 5: Componentes da COE em São José do Rio Preto.

 

#Plenária

Conselheiras e conselheiros, gestoras e gestores das Subsedes, assessorias e gerências técnicas conduziram a 2336ª Plenária Ordinária para alinhamento, debate e conduções das comissões, áreas e parcerias do CRP SP. Em pauta, os informes e demandas das Comissões de Ética, Orientação e Fiscalização, Direitos Humanos, Comunicação, Registro de Especialista, Câmera de Mediação, Comissões Especiais, a APAF (Assembleia das Políticas, da Administração e das Finanças), Fórum de Gestoras das Subsedes, entre outros pontos. As plenárias ordinárias acontecem mensalmente, sempre aos sábados, no auditório da sede do CRP SP.

Foto 6: Plenária ocorrendo na sede na cidade de São Paulo.

 

#SaúdeMental

A Subsede Ribeirão Preto participou do evento realizado pelo grupo Ouvidores de Vozes, que aconteceu no dia 20/10. Este grupo nasceu nos anos 1980, na Holanda, com o objetivo de reconhecer a experiência de ouvir vozes como um fenômeno significativo dentro do contexto e cotidiano de vida de uma pessoa, não sendo indicador para doença mental, e incentivando que cada sujeito tenha caminhos alternativos para lidar com a questão. Tal movimento vai de encontro com os princípios da Reforma Psiquiátrica e da Luta Antimanicomial e se configura, hoje, como uma das mais importantes iniciativas mundiais em prol da desestigmatização e inclusão social das pessoas com algum tipo de sofrimento mental. Ribeirão Preto foi um dos municípios brasileiros pioneiros na abordagem, com a criação de um grupo de ouvidores de vozes no CAPS III Oeste, em 2015. A psicóloga Celina Vilas-Boas, referência no assunto, participou do encontro a convite do Conselho, acompanhada da subcoordenadora da Subsede, Maria Carolina Pinto Ferraz Cabau. 

Foto 7: Celina Vilas-Boas na palestra do grupo Ouvidores de Vozes.

 

#LGBTQIA+

Em 25/10, teve vez a 16ª Semana da Diversidade na cidade de Catanduva, organizada pelo Conselho LGBTQIA+ do município. Sob o tema “Saúde mental da população LGBTQIA+”, o evento aconteceu no Instituto Federal, para estudantes de graduação, pós-graduação e também aberta a comunidade. Estiveram presentes as gestoras da Subsede São José do Rio Preto e integrantes da Subcomissão de Direitos Humanos Ana Carolina Ferreira Barbosa e Thainá da Silva Costa.  

Foto 8: Membras da Subsede São José do Rio Preto e estudantes na 16° Semana da Diversidade em Catanduva.

 

#Medicalização

O Conselheiro do CRP SP Dreyf de Assis Gonçalves e o membro da Comissão Gestora, Marco Aurélio Jacob Pereira, da Subsede Bauru, participaram da Jornada de Psicologia realizada na UNIP Bauru. O evento voltou-se às discussões e reflexões sobre “Medicalização na sociedade contemporânea - Saúde e Educação”.

Foto 9: Representantes do CRP SP no auditório da UNIP em Bauru.

 

#PsicologiaEscolar

A Subsede Vale do Paraíba e Litoral Norte, em parceria com o CRESS 9° região, realizou o I Fórum Psicologia e Serviço Social na Educação, no dia 27/10, na Câmara Municipal de São José dos Campos. O objetivo do evento foi a retomada da discussão e o monitoramento da implementação da Lei Federal nº 13.935/2019, no qual foram propostos encaminhamentos para direcionar a atuação das profissionais e dos profissionais de Psicologia e Serviço Social nas escolas e dos Conselhos na garantia de direitos às populações alcançadas pela categoria na Educação Básica. Estiveram na condução do encontro, pela Subsede, a gestora Lauren Mariana Mennocchi, o gestor Bruno Monteiro Carlos e o coordenador Bruno Balbi Aguiar.

Foto 10: Participantes do fórum no auditório da Câmara Municipal de São José dos Campos.

 

#ParaTodosVerem

FOTO 1 - Fotografia dos participantes do evento antimanicomial no auditório da SAP.  Eles estão sentados , prestando atenção na fala do participante e ativista Mario Moro. O mesmo está ao centro da mesa de debates, segurando o microfone e olhando para a plateia. Encostado das mesas dos participantes, estão placas trazidas e expostas por Mario e reafirmam a devida luta. Ao fundo, tela de projeção mostrando o slide. Letreiro: “O que é loucura para você. Saúde não é mercadoria. Saúde não se vende. Loucura não se prende. Cuidar,sim. Excluir, jamais. Querem lucrar em cima da loucura e da abstinência. Trancar não é tratar. Caps sim. Comunidade terapêutica não. Diga não ao sucateamento da RAPS. Nenhum passo atrás, manicômios nunca mais. Viva o SUS. Mais SUS, mais cidadania. A gente não quer só remédio. A gente quer remédio, diversão e arte.” (fim da descrição)

FOTO 2 - Fotografia, em plano americano, dos representantes do CRP participando de evento no auditório da UNIFAFIBE. Eles estão em pé e abraçados, ao lado de bandeiras e sorriem para a câmera. (fim da descrição)

FOTO 3 – Fotografia das representantes do CRP no evento. Elas estão abraçadas, sorriem e olham para a câmera. Ao fundo, a tela de projeção mostra o slide da apresentação. (fim da descrição).

FOTO 4 -Fotografia das conselheiras e conselheiros diretores. Eles estão na sala de reuniões do CRP SP; todos sorrindo e olhando para a câmera, alguns em pé abraçados e outros encostados na mesa. Ao fundo, parede branca e duas janelas entreabertas. (fim da descrição)

FOTO 5 - Fotografia dos representantes da COE São José do Rio Preto em reunião. Eles estão em pé, juntos e sorrindo para a câmera. Ao fundo, monitor mostrando a reunião com outro participante. (fim da descrição)

FOTO 6 - Fotografia de conselheiras participando de plenária no auditório do CRP SP. Eles estão sentados, em frente a notebooks que estão sobrepostos em suas mesas. Ao centro, uma mesa com copos de água e guardanapos. (fim da descrição)

FOTO 7 – Fotografia da psicologa Celina Vilas-Boas e da subcoordenadora de Ribeirão Preto. Elas estão sentadas em uma mesa, a psicóloga está falando, e a subcoordenadora está fazendo anotações. Ao fundo, a tela de projeção mostra o slide da apresentação. (fim da descrição)

FOTO 8 - Fotografia de representantes do CRP SP junto dos demais participantes. Eles estão reunidos em uma sala, em frente de lousa branca e projetor da mesma cor, todos estão em pé, juntos e sorrindo para a câmera. (fim da descrição)

FOTO 9 - Fotografia dos participantes da Jornada de Psicologia no auditório da UNIP Bauru. Eles estão sentados em uma mesa, o conselheiro Dreyf está falando e os demais participantes prestam atenção em sua fala. Ao fundo, parede preta e placa de vidro com o logo da UNIP Campus Bauru. (fim da descrição)

FOTO 10 - Fotografia dos participantes da palestra no auditório da Câmara Municipal de São José dos Campos. Em primeiro plano, o palestrante está de costas e falando ao microfone; onde segura uma prancheta com anotações em folhas de sulfite. Ao fundo, está toda a plateia do evento. (fim da descrição)