Notícias


Confira as principais movimentações do #CRPSPAcontece


Publicado em: 24 de outubro de 2023

#Sexualidades

III Congresso Internacional Multidisciplinar em Sexualidades (CIMSEX) reuniu profissionais, pesquisadoras e pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação, coletivos sociais e população em geral que desenvolvem ou pretendem desenvolver projetos relacionados à multi-contingência e à diversidade da expressão das sexualidades. O evento aconteceu na Universidade Paulista (UNIP), em São Paulo, na primeira quinzena de outubro.

O CRP SP participou em duas mesas, com a presença da conselheira presidenta, Talita Fabiano de Carvalho. Também estiverem presentes, pelo CFP, o  conselheiro presidente, Pedro Paulo Bicalho, e o conselheiro Gabriel Henrique Figueiredo, além de Thais Emilia Campos, da Associação Brasileira de Intersexos (ABRAI), entidade parceira do CRP SP.

Foto 1: Conselheira presidenta do CRP SP,  Talita F. de Carvalho e o conselheiro presidente do CFP, Pedro P. Bicalho, na mesa de abertura no III CIMSEX.

 

#COE  

Comissão de Ética (COE) do CRP SP organizou encontro formativo, nos dias 18 e 19/10, integrando conselheiras e conselheiros, psicólogas e psicólogos técnicos, colaboradoras e colaboradores, mediadoras e mediadores, estagiárias e estagiários de todo o Estado de São Paulo. Oportunizado em formato híbrido, o evento destinou-se à formação e atualização da Comissão para o cumprimento de suas atividades  e funções, abordando o Código de Ética, o Código de Processamento Disciplinar, o Trâmite do Processo Ético, a mediação e os desafios da COE nos territórios. Na organização do evento, estiveram o conselheiro presidente da COE, Murilo Centrone, a gerente técnica e política, Rita Assunção, e a coordenadora de Ética, Luciana Mantovani.

Foto 2 : Uma das mesas condutoras do evento no auditório da sede do CRP SP.

 

#SaudeColetiva #PoliticasPublicas

Nos dias 05 e 06/10, foi realizado o I Simpósio de Saúde Coletiva e Políticas Públicas: O amanhã e o hoje - em defesa do SUS como direito a vida nos territórios, no Auditório da Universidade Estadual Paulista (UNESP) em Assis. O simpósio promoveu reflexões e debates sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), seus princípios, relações com usuárias e usuários, equipe multiprofissional e demandas atuais. Pelo CRP SP, participaram a conselheira coordenadora da Subsede Assis, Mayara Aparecida Bonora Freire, à frente da mesa de abertura; a conselheira presidenta do CRP SP, Talita F. de Carvalho, na mesa “Caminhos de luta dos movimentos sociais: o direito de (re)existir da população LGBTQIA+” e a conselheira presidenta da Comissão de Orientação e Fiscalização (COF), Annie Louise Saboya Prado, ministrando a oficina “As Políticas Públicas e a Redução de Danos na Rede de Atenção Psicossocial”.

Foto 3: Talita F. de Carvalho e demais integrantes da mesa sobre direitos LGBTQIA+.

 

#OrganizaçaoEstudantil

O conselheiro do CRP SP e coordenador da Subsede Bauru, Dreyf de Assis Gonçalves, e a membra da Comissão Gestora da subsede, Vitória Regina Silva Góes, integraram a XXX Semana e XVII Congresso de Psicologia na UNESP Bauru, organizado sob o mote “Mobilização e Autonomia: Organização Estudantil por uma Formação Crítica”. A conselheira presidenta do CRP SP, Talita F. de Carvalho, também estava no evento compondo a mesa “O Legado e Atualidade da Atenção Pública à Saúde Mental”.

Foto 4: Talita compõe mesa do evento no auditório da UNESP Bauru.

 

#SemanaDaPsicologia #Racismo

Representantes da Subsede Ribeirão Preto participaram da Semana da Psicologia na Universidade de Araraquara (UNIARA) em 11/10. Na pauta, estiveram as discussões sobre o papel e atuação das psicólogas e psicólogos no enfrentamento do racismo, contando com a participação ativa de estudantes, docentes e demais público presente.

Foto 5: Participantes da Semana da Psicologia no auditório da UNIARA.

 

#SaudeMental

As representantes do CRP SP, conselheira Ione Aparecida Xavier,  colaboradora Cibele Sanches e integrantes da Subsede Sorocaba, coordenadora da subcomissão de Direitos Humanos, Tamires Mazeto e gestora Cristina Rosa, mobilizaram-se na audiência pública sobre O atendimento à saúde mental em Sorocaba”, realizada em parceria com o Fórum da Luta Antimanicomial (FLAMAS) de Sorocaba e o Comitê de Direitos Humanos e da Cidadania da cidade. A articulação discutiu o edital lançado pelo secretário da saúde, Cláudio Pompeo, que transferiu 16 leitos hospitalares para outra cidade, em desacordo com o TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) da desinstitucionalização dos hospitais e a Lei 10.216/2001, que dispõem sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental para o cuidado em liberdade.

Foto 6: Participantes da audiência pública na Câmara Municipal de Sorocaba.

 

#Idosos

No dia 07/10, a Subsede Campinas promoveu roda de conversa online sobre “A psicóloga e o psicólogo idosos: experiências profissionais a partir dos 60 anos”. O evento foi realizado pela Subcomissão de Envelhecimento, com a presença de psicólogas e psicólogos com mais de 60 anos, os quais relataram suas vivências profissionais nesse período da vida, enfatizando aspectos positivos e negativos que atribuem ao envelhecimento.

Imagem 7: Print da roda online.

 

#PsicologiaAntirracista #Genero

A convite da Profª. Mayse Rooke, da Universidade Anhembi Morumbi de São José dos Campos, representantes da Subsede Vale do Paraíba e Litoral Norte conduziram duas rodas de conversa sobre questões étnico-raciais e de gênero nos dias 05 e 06/10.

No primeiro dia, Bruno Balbi Aguiar, coordenador da Subsede, e Giulliano Holanda Ferreira, membro da Comissão Gestora, representaram o CRP SP em dialogo com estudantes. No segundo dia, participaram Lauren Mariana Mennochi e Giulliano Holanda Ferreira, ambos membros da Comissão Gestora do território.

Foto 8: Palestra na Universidade Anhembi Morumbi.

 

#DireitosHumanos

O curso de Psicologia da União das Faculdades dos Grandes Lagos (UNILAGO), em parceria com a Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (ABEP) e o CRP SP, organizaram, no dia 17/10, roda de conversa sobre “A formação em Psicologia na garantia dos Direitos Humanos” na cidade de São José do Rio Preto.

A roda teve condução dos representantes do CRP SP Vanderci Simão Marques Junior , colaborador da Comissão de Ética (COE), e Raianne Ramires da Silva, da Subcomissão de Direitos Humanos da Subsede São José do Rio Preto, dialogando com estudantes do último ano de Psicologia, professoras e professores e supervisoras e supervisores de estágio.

Foto 9: Participantes da roda de conversa na UNILAGO.

 

#LGBTQIA+

A subcoordenadora da Subsede São José do Rio Preto, Ana Carolina Barbosa, a membra da Comissão Gestora Thainá da Silva Costa e a presidenta do CRP SP, Talita F. de Carvalho, atuaram na Parada do Orgulho LGBQIA+ Edição 2023 na cidade de São José do Rio Preto. Levando o Mote da campanha “Não há cura para quem não está doente”, as psicólogas representaram o território na defesa aos direitos das pessoas LGBTQIA+.

Foto 10: Presidenta do CRP SP e gestoras da Subsede São José do Rio Preto na Parada do Orgulho  LGBTQIA+ na cidade.

 

#ParaTodosVerem

FOTO 1 - Fotografia dos representantes do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo e do Conselho Federal de Psicologia. Eles estão sentados, olhando para o palestrante que está falando. No canto inferior/superior logo do CRP SP. (fim da descrição)

FOTO 2 - Fotografia de participantes do encontro. Eles estão no auditório da sede do CRP SP. Todos estão sentados, prestando atenção na fala da palestrante. Ao fundo, a tela de projeção mostra o slide. No canto inferior direito logo do CRP SP. (fim da descrição)

FOTO 3 -Fotografia de palestrantes do evento. Elas estão sentadas na mesa de debate, olhando para a palestrante. Ao fundo, a tela de projeção mostra o slide da apresentação. No canto inferior direito logo do CRP SP. (fim da descrição)

FOTO 4 - Fotografia de palestrantes do evento. Todos estão sentados, alguns olham para a câmera e outros estão olhando para a Conselheira do CRP, Talita F. De Carvalho. Ao fundo, a tela de projeção mostra o slide da apresentação. Há banners do CRP erguidos e, na mesa de debates há uma bandeira do orgulho LGBTQIA+ aberta. Em frente à mesa de debates, está uma mesa com produtos do MST e uma bandeira aberta deste mesmo movimento. No canto inferior direito logo do CRP SP. (fim da descrição)

FOTO 5 - Fotografia de participantes do evento. Todos estão sentados em cadeiras que estão no palco e olhando para a palestrante que está falando. Ao fundo, a tela de projeção mostra o slide com a capa da quarta edição do Caderno Temático do CRP SP. No canto inferior direito logo do CRP SP. (fim da descrição)

FOTO 6 - Fotografia de participantes do evento. A fotografia está focando na imagem da tela de projeção, onde a Coordenadora da Subcomissão de Direitos Humanos da Subsede Sorocaba, Tamires, está falando. Embaixo da tela estão os participantes sentados atrás da mesa prestando atenção na fala da palestrante. No canto inferior direito logo do CRP SP. (fim da descrição)

IMAGEM 7 - Print dos participantes da roda de conversa via Zoom. No canto inferior direito logo do CRP SP. (fim da descrição)

FOTO 8 - Fotografia dos participantes da roda de conversa. A palestrante está em pé, em frente a plateia. Os participantes estão todos sentados a ouvindo falar. Eles estão em uma sala branca, ampla, iluminada com várias lâmpadas fluorescentes e há um projetor instalado no teto. No canto inferior direito logo do CRP SP. (fim da descrição)

FOTO 9 - Fotografia dos participantes da roda de conversa. Alguns estão em pé e outros agachados. Em frente a eles, estão cadeiras dispostas. Atrás deles, uma parede cinza com um monitor ligado, onde o mesmo mostra o slide da apresentação. No canto inferior direito logo do CRP SP. (fim da descrição)

FOTO 10 - Fotografia das representantes do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo na Parada LGBTQIA+ em São José do Rio Preto. Elas estão com a camisa com o mote da campanha e segurando um banner, ao fundo carro de som. Letreiro: “Não há cura para quem não está doente. Em defesa dos direitos LGBTQIAP+” . No canto inferior direito logo do CRP SP.


Termos relevantes
direitos humanos