Notícias


#CRPSPAcontece edição especial: Mês da Psicologia


Publicado em: 1 de setembro de 2023
Fonte: CRP SP
Créditos: CRP SP
Fotos: CRP SP

Acompanhe a edição especial do #CRPSPAcontece, com eventos que marcaram o Mês da Psicologia.

 

#SigiloEDocumentações

Bruno Monteiro Carlos, membro da Comissão Gestora da Subsede Vale do Paraíba e Litoral Norte, realizou a palestra “Sigilo, ética e documentações” nesta quarta-feira (30/08), na faculdade Anhanguera Jacareí.

Foto 1: Bruno Monteiro Carlosmembro da Comissão Gestora da Subsede Vale do Paraíba e Litoral Norte, palestrando na faculdade Anhanguera Jacareí sobre sigilo, ética e documentações.

 

#MêsdaPsicologia

No dia 30/08, (quarta-feira), representantes da Subsede Ribeirão Preto participaram de Sessão Solene na Câmara Municipal de Vereadores da cidade em femenagem ao "Dia da Psicóloga e do Psicólogo" e aos "61 anos da regulamentação da Psicologia". No ato, estavam presentes a conselheira do CRP SP, Camila de Andrade de Oliveira, a subcoordenadora da Subsede, Maria Carolina P. F. Cabau, a psicóloga técnica Adriane Bortoleto de Oliveira (CRP 06/94840), os colaboradores Leandro Gabarra, Dario Henrique T. Schezzi e Marcus Vinicius Santos e a colaboradora Isadora Bettarello.

Foto 2: Representantes da Subsede Ribeirão Preto femenageadas e femenageados em Sessão Solene da Câmara Municipal de Vereadores.

 

#Regulamentação

Na terça-feira (29/08), as representantes da Subsede Baixada Santista e Vale do Ribeira conselheira Tayná Alencar Berti de Souza e colaboradora Fernanda Garcia Estevez estiveram na Faculdade Sul Paulista de Itanhaém (UNISEPE) para falar sobre a regulamentação da Psicologia como profissão no Brasil, o funcionamento do Sistema Conselhos de Psicologia e os materiais publicados pelo CRP SP e pelo CFP, relacionados aos diferentes contextos e públicos atendidos.

Foto 3: Conselheira Tayná Alencar e colaboradora Fernanda Garcia, representantes da Subsede Baixada Santista e Vale do Ribeira, com demais palestrantes na Faculdade Sul Paulista Itanhaém – UNISEPE.

 

#PsicologiaNoSUS

O representante da Subsede Alto Tietê, Luiz Novais, participou, na segunda-feira (28/08), do I Simpósio de Psicologia em Guarulhos, debatendo sobre: “Psicologia no Sus – Experiências exitosas, desafios e perspectivas” e “Entre a ética e a técnica: O adoecimento psicológico no pós-pandemia”.

Foto 4: O representante da Subsede Alto Tietê, Luiz Novais, junto as demais convidadas e convidados no I Simpósio de Psicologia em Guarulhos.

 

 #61AnosdaPsicologia

Dia 26/08 (sábado), foi realizada uma femenagem à psicóloga Marisa Irene Siqueira Castanho (CRP 06/767) pela inscrição mais antiga na região de Sorocaba, durante evento "Comemoração dos 61 anos da Regulamentação da Psicologia no Brasil", realizado pela Subsede Sorocaba.

Foto 5: Psicóloga Marisa Irene Siqueira Castanho (CRP 06/767) recebendo femenagem na Comemoração dos 61 anos da Regulamentação da Psicologia no Brasil, na cidade de Sorocaba.

 

#DiaDaPsicóloga

A Subsede Bauru esteve presente no evento “Ética, Moral e Questões Sociais” em virtude de "Comemoração ao Dia da Psicóloga", na Faculdade da Fundação Educacional Araçatuba, dia 26/08. A atividade contou com a mediação dos professores coordenadores dos cursos de Psicologia e Direito, Felipe Mio de Carvalho e Moacyr Miguel de Oliveira, reunindo também professoras, professores, estudantes e a comunidade para um debate  sobre racismo, homofobia, violência e os seus entrelaçamentos com a ética e a moral na sociedade.

Foto 6: Subsede Bauru presente no evento “Ética, Moral e Questões Sociais” na Faculdade da Fundação Educacional Araçatuba.

 

#ÉticaDaPsicóloga

"O Conselho de Psicologia e a ética da/o psicóloga/o" foi o tema da palestra realizada na quarta-feira (24/08), na Faculdade Anhanguera de Sertãozinho, com representantes da Subsede Ribeirão Preto.

Foto 7: Representantes da Subsede Ribeirão Preto, com docentes, estudantes e a coordenadora do curso de Psicologia na faculdade Anhanguera de Sertãozinho.

 

#SemanaDaPsicologia

Davi Ruivo, coordenador da Subsede Grande ABC e a subcoordenadora Maria da Penha Tamburú Ivanchuk Lopes, participaram, no dia 23/08, da "Semana da Psicologia" na Universidade Municipal de São Caetano do Sul, dissertando sobre a importância da saúde mental na comunidade escolar e a história da Lei n.° 13935/19, que determina a presença de profissionais da Psicologia e do Serviço Social nas escolas.

Foto 8:  Davi Ruivo, coordenador da Subsede Grande ABC e a subcoordenadora Maria da Penha Tamburú Ivanchuk Lopes, com participantes da Semana da Psicologia na Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

 

#DireitosHumanos 

No dia 23/08, professoras, professores, coodenadoras e coordenadores do curso de Psicologia e Direitos Humanos da Faculdade Anhanguera (Campus São Bernardo do Campo) participaram de roda de conversa sobre Psicologia e Direitos Humanis com a psicóloga analista da Subsede Grande ABC, Erika Valeska Yosioka (CRP 06/107511). Na atividade, houve troca de experiências com a equipe da instituição, levando adiante a proposta de formação de qualidade das e dos profissionais da Psicologia e enfatizando a importância dos Direitos Humanos. 

Foto 9: Coordenadoras, coordenadores, professoras e professores do curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera em São Bernardo do Campo participando da Roda de Conversa sobre Psicologia e Direitos Humanos com a psicóloga analista da Subsede Grande ABC, Erika Valeska Yosioka (CRP 06/107511).

 

#PráticaDaPsicóloga

Sob o tema “Ética, moral e valores”, Aline Caroline Camilo, membra da Comissão Gestora da Subsede Grande ABC, participou, no dia 22/08, de uma roda de conversa com estudantes de Psicologia na Universidade Municipal de São Caetano do Sul, refletindo sobre como os Direitos Humanos e a construção dos espaços sociais influenciam a vivência prática da psicóloga e do psicólogo.

Foto 10: Aline Caroline Camilo, membra da Comissão Gestora da Subsede Grande ABC, com estudantes de psicologia da Universidade Municipal de São Caetano do Sul em roda de conversa sobre “Ética, moral e valores”.