Notícias


Confira o #CRPSPAcontece desta sexta-feira (22/09)


Publicado em: 22 de setembro de 2023

Ainda no #MêsdaPsicologia, o CRP SP compartilha articulações realizadas na última quinzena de agosto, marcando os 61 anos de regulamentação da profissão no Brasil e também as ações mobilizadas pelas subsedes nos diferentes territórios do Estado de São Paulo.

Acompanhe!

#Femenagem
 
Na marcação dos 61 anos de regulamentação da Psicologia no Brasil, psicólogas da região de Sorocaba foram femenageadas por sua dedicação à profissão, tendo as inscrições mais antigas de suas cidades. Assim, foram femenageadas: a psicóloga Denise Oliveira (CRP 06/13864) em Embu das Artes, as psicólogas Ana Lucia Figueiredo Albertoni Laranjeira (CRP 06/10416) e Ana Regina Coquemala (CRP 06/10706) em Itapeva; a psicóloga Rita Cornélia Soares Santos (CRP 06/26954) em Piedade e a psicóloga Maria Bernadete Zillo (CRP 06/1370) na cidade de Tatuí.

Foto 1, 2, 3 e 4: Psicólogas recebem femenagem durante os eventos realizados pela Subsede Sorocaba na comemoração dos 61 anos da regulamentação da Psicologia no Brasil. Respectivamente: Denise Oliveira em Embu das Artes; Ana Lucia Figueiredo Albertoni Laranjeira e Ana Regina Coquemala em Itapeva, Rita Cornélia Soares Santos em Piedade e Maria Bernadete Zillo em Tatuí.

 

 #PsicologiaEscolar
 Representantes da Comissão Gestora da Subsede Sorocaba entregaram ofício ao Conselho Municipal de Educação (CMESO) para a implementação da Lei Federal n.° 13.935/19, que dispõe sobre a prestação de serviços de Psicologia e de Serviço Social nas redes públicas de educação básica.

Foto 5: Representantes da Subsede Sorocaba entregam o ofício sobre implementação da Lei 13.935/19 ao Conselho Municipal de Educação da cidade.

 

#PsicologiaClínica

Representantes da Comissão Gestora da Subsede Sorocaba articularam-se, à convite de psicólogas e psicólogos clínicos da região, para apresentação do planejamento da gestão do CRP SP e das ações de aproximação com a categoria atuante em contexto clínico. Na ocasião, foi compartilhado o “Caderno de Reflexões e Orientações sobre a prática de Psicoterapias” e também realizado convite para composição das Subcomissões da Subsede Sorocaba.

Foto 6: Representantes da Subsede Sorocaba em palestra sobre o planejamento da gestão e ações para as psicólogas e psicólogos clínicos da região.

 

#LGBTQIA+
 
A Subcomissão de Gêneros e Diversidades da Subsede Bauru atuou no 16º Encontro da Diversidade da região. Os representantes saíram em defesa dos direitos das populações LGBTQIA+, pautando a importância da Psicologia dedicada à saúde mental dessas pessoas e reforçando o mote da campanha "Não há cura para quem não está doente".

Foto 7: Representantes da Subsede Bauru presentes na 16° Parada LGBTQIA+ da região.

 

#SemanaDaPsicologia
 
Integrantes da Subsede Baixa Santista e Vale do Ribeira dialogaram, na Semana da Psicologia realizada em universidades da região, sobre o funcionamento do Conselho e questões éticas da profissão, além de distribuírem e exporem materiais de referência para a atuação profissional da Psicologia. A Conselheira Tayná Alencar de Souza e a Gestora Carolina Príncipe Lopes palestraram na UNISANTOS (Universidade Católica de Santos) e os gestores José Ricardo Portela e gestora Carolina Príncipe Lopes na UNISANTA (Universidade Santa Cecília).

Foto 8: Participantes da palestra em que representantes da Subsede Baixada Santista e Vale do Ribeira falaram sobre o funcionamento do conselho e ética da profissão.

 

#Universidades
 
Representantes da Subsede Alto Tietê abordaram o papel do Sistema Conselhos de Psicologia, suas estruturas e funções no 1º Encontro da Psicologia: “A história que ninguém te conta" na Universidade Piaget, no município de Suzano. O evento ocorreu em dois períodos: pela manhã, com a conselheira do CRP SP e coordenadora da Subsede Alto Tietê Magna Barboza Damasceno conduzindo as apresentações, e no noturno, com a membra da Comissão Gestora Márcia Ester Caldas dos Santos.

Foto 9: Participantes do 1° encontro da Psicologia: “ A história que ninguém te conta” no auditório da Universidade Piaget em Suzano.

 

Na Semana da Psicologia da Faculdade Anhanguera Pindamonhangaba, integrantes da Subsede Vale do Paraíba e Litoral Norte realizaram a palestra "Psicologia nos diferentes espaços de atuação: princípios e cuidados éticos". Estiveram participando do evento o membro da Comissão Gestora Bruno Monteiro Carlos e a membra Renata Ré e o coordenador, Bruno Balbi Aguiar

Foto 10: Integrantes da Subsede Vale do Paraíba e Litoral Norte em palestra sobre “Psicologia nos diferentes espaços de atuação: princípios e cuidados éticos” na Faculdade Anhanguera Pindamonhangaba.

 

#ParaTodosVerem

FOTO 1 – Fotografia de representantes da Subsede Sorocaba com a psicóloga Denise Oliveira (CRP 06/13864). Elas estão em pé, sorrindo e segurando uma peça de acrílico dada em femenagem à psicóloga. Na margem inferior, a marca d’água do CRP São Paulo. (fim da descrição)

FOTO 2 – Fotografia das psicólogas Ana Lucia Figueiredo (CRP 06/10416) e Ana Regina Coquemala (CRP 06/10706) juntas de representantes da Subsede Sorocaba em auditório. Elas estão em pé, sorrindo, as psicólogas seguram uma peça de acrílico dada em femenagem à elas. Na margem inferior, a marca d’água do CRP São Paulo. (fim da descrição)

FOTO 3 – Fotografia da conselheira Ione Aparecida Xavier com a psicóloga Rita Cornelia Soares Santos (CRP 06/26954), a psicóloga segura uma peça de acrílico que foi dada em sua femenagem. Ao lado direito delas, um banner do CRP Sorocaba e parede branca ao fundo. (fim da descrição)

FOTO 4 - Fotografia das representantes da Subsede Sorocaba  com a psicóloga Maria Bernadete Zillo (CRP 06/1370). Elas estão em um auditório, em pé, sorrindo e há um banner com o logo do CRP Sorocaba entre elas. Ao fundo, slide sendo mostrado na tela de projeção. Na margem inferior, a marca d’água do CRP São Paulo. (fim da descrição)

FOTO 5 – Fotografia de representantes da Subsede Sorocaba junto da representante do Conselho Municipal de educação da cidade. Elas estão sentadas, uma delas ergue um documento para foto. Na margem inferior, a marca d’água do CRP São Paulo. (fim da descrição)

FOTO 6 – Fotografia de representantes da Subsede Sorocaba com participantes da palestra. Algumas estão em pé, outras agachadas e sorriem para a foto. Na margem inferior, a marca d’água do CRP São Paulo. (fim da descrição)

FOTO 7 – Fotografia de representantes da Subsede Bauru na 16ª Parada LGBTQIAP+ da cidade. Eles estão em pé, sorrindo, segurando faixa roxa com elementos nas cores da bandeira LGBTQIA+ “Em defesa dos direitos LGBTQIAP+”, logo do Conselho Federal de Psicologia, logo do CRP SP e o mote “Não há cura para quem não está doente”. Ao fundo, uma multidão olhando para o palco. Na margem inferior, a marca d’água do CRP São Paulo. (fim da descrição)

FOTO 8 – Fotografia dos representantes da Subsede Baixada Santista e Vale do Ribeira na Semana da Psicologia. Eles estão no auditório da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), em pé, sorrindo. Ao fundo, banner da faculdade UNISANTA e uma tela de projeção lado esquerdo. Na margem inferior, a marca d’água do CRP São Paulo (fim da descrição)

FOTO 9 – Fotografia dos participantes do encontro de Psicologia na Universidade Piaget (Suzano). Eles estão em um auditório, em pé, sorrindo. Na margem inferior, a marca d’água do CRP São Paulo (fim da descrição)

FOTO 10 – Fotografia dos representantes da Subsede Vale do Paraíba e Litoral Norte na palestra Psicologia nos diferentes espaços de atuação, na Faculdade Anhanguera Pindamonhangaba. Eles estão em pé, sorrindo, alguns seguram um buquê de flores. Ao fundo, uma parede branca e slide sendo mostrado na tela de projeção. Na margem inferior, a marca d’água do CRP São Paulo (fim da descrição)