Notícias


Confira as principais articulações do #CRPSPAcontece


Publicado em: 29 de setembro de 2023

Confira as principais articulações do #CRPSPAcontece

Acompanhe algumas das ações realizadas recentemente pelo CRP SP.

 

#ALESP #PL5414
Nesta segunda-feira (25/09), acompanhada de representantes da ABEP, da conselheira do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fernanda Magano e da conselheira vice-presidenta do CFP, Ivani F. de Oliveira, a conselheira presidenta do CRP SP, a psicóloga (CRP 06/71781) Talita F. de Carvalho, esteve articulando na ALESP em audiência pública promovida pelo Conselho Regional de Farmácia do Estado sobre o Projeto de Lei nº 5414/2016. O PL preza pela formação das profissionais e dos profissionais da saúde, garantindo aprofundamento de conhecimentos teóricos e técnicos que não são contemplados pela metodologia do ensino à distância.

FOTO 1 – Conselheira presidenta do CRP SP com representantes do CFP, ABEP e CNS atuam em audiência na ALESP.
 

#AcontecendoAgora #ConselhosProfissionais
A presidenta do CRP SP, Talita F. de Carvalho, e as gerentes das Relações Institucionais, Rute Alonso, e da Administração e Tecnologia da Informação, Vanessa Valente, estão participando, nesta semana, da 7ª Conferência Nacional de Conselhos Profissionais. A formação acontece em Brasília e aborda pontos fundamentais para as boas práticas dos conselhos profissionais, tais como a fiscalização eficiente, governança pública e dados abertos, inovações e transparência em comunicação, entre outros.

FOTO 2 – Conselheira presidenta e gerentes do CRP SP no encontro nacional sobre práticas na governança pública dos conselhos profissionais.  

#RedesSociais
A Subsede Campinas realizou roda de conversa online sobre “Os impactos do uso da internet na subjetividade de crianças e adolescentes, violência sexual, e as implicações para a prática psicológica” na terça-feira (26/09). A ação trouxe o tema, bastante demandado pela sociedade, que atravessa a vida de crianças e adolescentes, orientando sobre a atuação das psicólogas e dos psicólogos diante dessas situações.

IMAGEM 3 – Print do encontro, que contou com mediação da conselheira do CRP SP e coordenadora da Subsede Campinas Giseli de Fátima Assoni.

 

#30HorasPsicologia
Na semana passada, a conselheira presidenta Talita F. de Carvalho também esteve em diálogo com o secretário da saúde de São José do Rio Preto, André Luciano Baitello, e com a Secretaria da Assistência Social na defesa e contextualização da jornada de 30 horas para as psicólogas e psicólogos do município. Na ocasião, também foi entregue ofício, assinado pela coordenadora da Subsede São José do Rio Preto e conselheira do CRP SP, psicóloga Janaina Darli Duarte Simão (CRP 06/47523), para as autoridades competentes,  trazendo esta luta histórica da categoria por melhores condições para atuação profissional.
 
FOTO 4 - Presidenta Talita e secretário da saúde André Luciano Baitello, acompanhados das psicólogas Monica Costa Bruno de Araújo, Angélica Aparecida de Oliveira, Olivia Vera Clero Gomes e Cristiane Camargo de Oliveira Brito e do assistente social Kleber Mascarenhas Navas. 

#ABEP #EnsinoEmPsicologia
O XIV Encontro Nacional da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (ABEP) reuniu, em Campinas (UNICAMP), entre os dias 7 e 9/09, representantes dos Conselhos Regionais de Psicologia, CFP e demais entidades do Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira (FENPB) para o debate sobre “Diálogos e Reconstruções”. Nos três dias de evento, mesas redondas, conferências, minicursos, sessões de pôsteres e lançamentos literários voltaram-se, principalmente, aos desafios atuais para a formação de psicólogas e psicólogos e o fortalecimento da pesquisa no Brasil. O CRP SP esteve presente conduzindo as mesas “Desafios na formação em Direitos Humanos”, “Articulações para implementação da Lei Federal nº 13.935/2019 nos territórios” e “Violências de Estado”. Contou com a atuação das conselheiras diretoras Talita F. de Carvalho e Maria da Glória Calado, conselheiro diretor Eduardo M. Pedroso, conselheiras Ione Aparecida Xavier, Mônica Cintrão, Giseli de Fátima Assoni (CRP 06/72980), conselheiro Dreyf de Assis Gonçalves e subcoordenadora da Subsede Grande ABC, Maria da Penha Tamburú Ivanchuk Lopes.

FOTO 5 - Conselheiras presidenta Talita (ao centro), Maria da Glória (à direita de Talita) e subcoordenadora Maria da Penha (canto direito) no XIV encontro da ABEP.
 

#DireitosdasMulheres
A Subsede Alto Tietê realizou o diálogo sobre "Direitos sexuais e reprodutivos das mulheres: O que a Psicologia precisa saber?”, ação em parceria com o curso de Psicologia da Universidade de Mogi das Cruzes, PLPS (Promotoras Legais Populares) e ABRAPSO (Associação Brasileira de Psicologia Social) de Mogi das Cruzes. O evento teve a mediação da coordenadora da Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) de Alto Tietê, Victória Vidal, e contou com participações da coordenadora da Subsede Alto Tietê e conselheira do CRP SP, Magna Damasceno, subcoordenadora Mônica Marques, membra do COMMULHER Heloisa Moreira, advogada Isabelle Carvalho (OABSP 420.597), assistente social Anita Camilo (CRESSSP 68320) e psicóloga Clarice Lopes (CRP 06/117.821).

FOTO 6Organizadoras e participantes do encontro no Teatro Manoel Bezerra de Melo na Universidade de Mogi das Cruzes (UMC).

#CRPAcolhe
Na última sexta-feira (22/09), o auditório da sede do CRP SP esteve lotado para o encontro do CRP Acolhe, com a presença de profissionais recém inscritas e inscritos no Conselho. Conduzido pelas gestoras da Subsede Metropolitana e conselheiras do CRP SP, com apoio das psicólogas técnicas do Conselho, o encontro deu as boas-vindas à categoria, apresentou o Sistema Conselhos de Psicologia e compartilhou orientações pertinentes à atuação profissional de quem está iniciando sua trajetória.

FOTO 7 – Conselheira Fabiana Macena Luiz (ao centro, no palco) apresenta o CRP Acolhe.

#PsicologiaEscolar
A Subsede Campinas, em parceria com o CRESS, oportunizou roda de conversa sobre “O papel das psicólogas e assistentes sociais na escola e a aplicação da Lei Federal n° 13.935/19” no dia 21/09. O diálogo voltou-se ao acompanhamento da implementação da lei nos municípios, que garante profissionais da Psicologia e do Serviço Social na política de educação básica, buscando promover um ensino emancipador e acessível a todas as pessoas.

IMAGEM 8 – Print do encontro virtual.

#Mulheres
Nos dias 16 e 18/09, a representante da Subsede Alto Tietê, Ana Maria Brigido Lintz, participou de ações organizadas pelo COMMULHER (Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Mogi das Cruzes). No sábado esteve presente na plenária que fez o levantamento das dificuldades de acesso das mulheres às Políticas Públicas do Jardim Novo Horizonte. Na segunda-feira, participou da reunião pra organização do evento realziado pela Subsede em parceria com as Promotoras Legais Populares e ABRAPSO.

FOTO 9 - Assembleia acontecendo no Jardim Novo Horizonte, em Mogi das Cruzes.

#COMMULHER
Em 11/09, o COMMULHER (Conselho Municipal dos Direitos da Mulher) organizou assembleia na Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, com participação da Subsede Alto Tietê representada pela psicóloga Ana Maria Brigido Lintz. A ação reuniu as antigas e novas conselheiras do COMMULHER, que assumirão a gestão 2023-2025.

FOTO 10 - Conselheiras do COMMULHER na Câmara Municipal de Mogi das Cruzes.

 

#ParaTodosVerem
Foto 1 –
Fotografia de representantes da ABEP, da conselheira do Conselho Nacional de Saúde, Fernanda Magano, da vice-presidenta do CFP, Ivani de Oliveira,e a presidenta do CRP SP Talita de Carvalho reunidas na ALESP. Todas estão em pé, sorrindo e em mãos um papel. Ao fundo slide com Projeto de Lei nº 5414/2016. Na margem inferior, marca d'água do CRP SP. (fim da descrição).

Foto 2 – Fotografia da Presidenta Talita de Carvalho, e as gerentes das Relações Institucionais, Rute Alonso, e da Administração e Tecnologia da Informação, Vanessa Valente na 7ª Conferência Nacional de Conselhos Profissionais. Elas estão em pé, sorrindo ao lado de painel escrito: “#Estou na CNCP”. Na margem inferior, a marca d’água do CRP São Paulo. (fim da descrição).

Imagem 3 - Print das pessoas participantes da Roda de Conversa sobre Impactos do uso da internet na subjetividade de crianças e adolescentes via plataforma Zoom. Na margem inferior, a marca d’água do CRP São Paulo. (fim da descrição).

Foto 4 - Fotografia da Presidenta Talita e secretário da saúde André Luciano Baitello, acompanhados das psicólogas Monica Costa, Angélica Aparecida de Oliveira, Olivia Gomes e Cristiane Brito e do assistente social Kleber Mascarenhas para diálogo sobre a jornada de 30 horas em São José do Rio Preto. Todos estão em pé e sorrindo. Na margem inferior, a marca d’água do CRP São Paulo. (fim da descrição).

Foto 5 - Fotografia das Conselheiras presidenta Talita (ao centro), Maria da Glória (à direita de Talita) e subcoordenadora Maria da Penha (canto direito) e outras representantes no XIV encontro da ABEP. Elas estão em pé, sorrindo em uma sala de aula. Na margem inferior, a marca d’água do CRP São Paulo. (fim da descrição).

Foto 6 – Fotografia das participantes da palestra Direitos Sexuais e Reprodutivos das Mulheres no Teatro da Universidade de Mogi das Cruzes. Elas estão sentadas, de frente para o palco e olhando para a palestrante. Ao lado da palestrante, há uma mesa e cadeiras estão dispostas atrás. Ao fundo, uma cortina preta, e um slide sendo mostrado na tela de projeção. Na margem inferior, a marca d’água do CRP São Paulo. (fim da descrição).

Foto 7Fotografia da conselheira Fabiana Macena Luiz (ao centro, no palco) em auditório da Sede Metropolitana apresentando o CRP Acolhe. No fundo slide com site do CRP SP. Na margem inferior, a marca d’água do CRP São Paulo. (fim da descrição).

Imagem 8 - Print das pessoas participantes da Roda de Conversa sobre O papel das Psicólogas e assistentes sociais na escola via plataforma Zoom. Na margem inferior, a marca d’água do CRP São Paulo. (fim da descrição).

Foto 9 - Fotografia de professoras e cuidadoras participando de Plenária sobre o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e melhoria de políticas públicas. Elas estão sentadas em um pátio, olhando para as palestrantes. Ao fundo, parede branca e pessoas em pé ao lado de mesa de café. Na margem inferior, marca d'água do CRP SP. (fim da descrição).

Foto 10 - Fotografia de antigas e atuais Conselheiras reunidas em Assembléia para eleição de cargo civil. Elas estão no Auditório da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, todas estão em pé e sorriem. Ao fundo, parede cinza, cadeiras vazias e bandeiras abaixadas. Na margem inferior, marca d'água do CRP SP. (fim da descrição).


Termos relevantes
direitos humanos