Notícias


Confira as principais mobilizações do #CRPSPAcontece


Publicado em: 27 de setembro de 2023

Acompanhe algumas das ações realizadas pelo CRP SP na primeira quinzena de setembro.

 

#ViolênciadeEstado

A Subsede Bauru promoveu, no dia 31/08, o encontro “Violência de Estado: E qual é o lugar da Psicologia?” voltado ao debate sobre quais compromissos sociais, éticos e políticos são cruciais na atuação de psicólogas e psicólogos frente ao genocídio indígena, às violências e segregações direcionadas à população LGBTQIA+, ao encarceramento em massa e à violência policial. O evento contou com as presenças, na Subsede de Bauru, de representantes da FUNAI, da OAB, de organizações indígenas de Bauru, docentes, estudantes e profissionais da Psicologia. Também mobilizou participações online na região de Araçatuba, onde foi transmitida a atividade.

Foto 1: Participantes do encontro “Violência de Estado: E qual é o lugar da Psicologia?” na Subsede Bauru.

 

#EncontroNacional #COE #COF

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) realizou, entre 31 de agosto e 2 de setembro, em Brasília, o Encontro Nacional de Comissões de Ética (COEs) e Comissões de Orientação e Fiscalização (COFs) do Sistema Conselhos de Psicologia. A atividade buscou identificar avanços e desafios nas legislações existentes sobre a prática profissional, considerando a máxima qualidade e compromisso ético na atuação de psicólogas e psicólogos. O evento contou com as  participações do CRP SP: psicólogas técnicas Talita Helena Deuber, Christina Zeppini e Mariana Carvalho; coordenadora de Orientação e Fiscalização, Juliana dos Anjos Correa e Lima; gerente Técnico-Político Rita de Cássia Oliveira Assunção; conselheira presidenta da COF, Annie Louise Saboya Prado, e conselheiro presidente da COE, Murilo Centrone Ferreira.

Foto 2: Comissão do CRP SP no Encontro Nacional de COEs e COFs.

 

#DireitosHumanos #SaudeMental

De 7 a 9 de setembro, no Rio de Janeiro, aconteceu o 6º Fórum de Direitos Humanos e Saúde Mental “Tecendo experiências de protagonismo pela democracia, direitos humanos e saúde mental” na UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro). A conselheira e presidenta da Comissão de Orientação e Fiscalização (COF), Annie Louise Saboya, a conselheira e coordenadora da Subsede Ribeirão Preto, Camila Andrade, e o colaborador Marcos Muniz, atual presidente do COMUDA SP (Conselho Municipal de Políticas Públicas de Drogas e Álcool do Município de São Paulo) estiveram presentes pelo CRP SP, para apresentação de trabalhos e partilha das ações de São Paulo.

Foto 3: Colaborador Marcos Muniz e conselheiras Annie Lousie e Camila Andrade no fórum realizado no Rio de Janeiro.

 

#ÉticaProfissional

Em 12/09, o coordenador da Subsede Vale do Paraíba e Litoral Norte, Bruno Balbi Aguiar, conduziu diálogo sobre “Ética Profissional” com estudantes e docentes de Psicologia na Faculdade Anhanguera de Taubaté, à convite da professora e colaboradora Danielle Prado Nepomuceno.

Foto 4: Coordenador da Subsede Vale do Paraíba e Litoral Norte, Bruno Balbi Aguiar, em diálogo sobre “Ética Profissional” na Faculdade Anhanguera de Taubaté.

 

#Orientação

Em 13/09, a Subsede Baixada Santista e Vale do Ribeira realizou ação com a Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) direcionada às psicólogas e aos psicólogos que atuam na educação no município de São Vicente. O evento serviu para orientar sobre uma atuação pautada nos princípios éticos da Psicologia, na defesa intransigente dos Direitos Humanos e nas delimitações do exercício da psicóloga escolar.

Foto 5: Representantes da Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) e da Subsede Baixada Santista e Vale do Ribeira em ação no município de São Vicente.

 

#RAPS

A representante da Subsede Alto tietê, Victoria Soares Vidal, esteve presente no 1° Fórum Municipal da RAPS, realizado sob o tema “Prevenção ao Suicídio: Ações de Vigilância e Cuidado em Rede”, na Escola de Empreendedorismo e Inovação em Mogi das Cruzes. A ação trouxe discussões sobre o suicídio nas diferentes etapas da vida, sinais de risco, fatores de proteção e cuidados. Também abordou a questão das pessoas invisibilizadas: desafios ao cuidado, possibilidades de ação em rede e importância da notificação e monitoramento.

Foto 6: A representante da Subsede Alto tietê, Victoria Soares Vidal, no 1° Fórum Municipal da RAPS em Mogi das Cruzes. 

 

#30Horas

No dia 15/09, a coordenadora da Subsede Alto Tietê, Mônica Marques dos Santos, esteve articulando com as representantes do coletivo 30 Horas Mogi, Ana Maria Brigido Lintz e Eliane Santos Loyola. Na ocasião, foram discutidas as decisões até então efetivadas pelo coletivo, que luta pela jornada de 30 horas para as psicólogas de Mogi das Cruzes. Como resultado, será solicitado encontro com o prefeito do município para contextualização do histórico da demanda, construído em parceria com o Sindicato das Psicólogas e dos Psicólogos de São Paulo (SinPsi).

Foto 7: A coordenadora da Subsede Alto Tietê, Mônica Marques, com Ana Maria Brigido e Eliane Loyola, representantes do coletivo 30 horas em Mogi das Cruzes.

 

#OficinaDeDocumentos #Caraguatatuba

A Subsede Vale do Paraíba e Litoral Norte levou a Oficina de Documentos Escritos para Caraguatatuba no dia 16/09. A oficina foi conduzida pelos membros da Subsede Giulliano Holanda Ferreira e Bruno Monteiro Carlos, coordenador Bruno Balbi Aguiar e analista técnico Vinicius Cesca de Lima. Realizada na Faculdade Módulo, a atividade abordou alguns aspectos fundamentais que devem ser considerados na produção dos documentos escritos por profissionais da Psicologia em suas rotinas de trabalho, orientando também as dúvidas trazidas pelas pessoas presentes no encontro.

Foto 8: Membros da Subsede Vale do Paraíba e Litoral Norte conduzem oficina sobre Documentos Escritos.

 

#Universidades

No dia 18/09, representantes da Subsede Vale do Paraiba e Litoral Norte, gestora Lauren Mariana Menocchi e conselheiro Wilson Flávio Lourenço Nogueira, estiveram no Centro Universitário Salesiano para o diálogo sobre “Ética Profissional e primeiros passos como profissional de Psicologia”, a convite da professora Márcia Rubez, coordenadora do curso.

Foto 9: Lauren Menocchi e Wilson Nogueira, da Subsede Vale do Paraíba e Litoral Norte, em sala de aula no Centro Universitário Salesiano.

 

Nos dias 18 e 19/09, foram realizadas palestras orientativas a respeito das normas e regulamentações do Conselho Regional de Psicologia na Faculdade da Fundação Educacional Araçatuba. Representantes da Subsede Bauru estiveram presentes promovendo reflexões e apontamentos sobre o tema, a fim de promover a conscientização da importância do conselho para as futuras e futuros psicólogos.

Foto 10: Conselheiro Dreyf de Assis Gonçalves em ação com estudantes da Faculdade da Fundação Educacional.

 

#ParaTodosVerem

FOTO 1 - Fotografia de representantes da Subsede Bauru com integrantes da FUNAI, da OAB, e da Associação das Mulheres Indígenas do Centro-Oeste Paulista (AMICOP). O representante da AMICOP está em pé e as demais representantes estão sentadas o ouvindo falar. Ao centro, uma mesa redonda com materiais de orientação do CRP SP e faixa na janela com o mote “Não há cura para quem não está doente”. Na margem inferior, a marca d’água do CRP São Paulo. (fim da descrição)

FOTO 2 - Fotografia da comissão do CRP SP: Talita Dauber, Murilo Ferreira, Christina Zeppini, Annie Louise Saboya, Mariana Carvalho e Juliana Correa no Encontro Nacional de Comissões de Ética e Comissões de Orientação e Fiscalização. Estão todos em pé, sorrindo em frente a um banner. Na margem inferior, a marca d’água do CRP São Paulo. (fim da descrição

FOTO 3 - Fotografia do colaborador Marcos Muniz, e as conselheiras Annie Saboya e Camila Andrade, reunidos. Eles estão em pé, sorrindo e acima deles tem uma faixa amarela que diz “6º Fórum de Direitos Humanos e Saúde Mental – Boas-vindas” com a logo do evento. Na margem inferior, a marca d’água do CRP São Paulo. (fim da descrição)

FOTO 4 - Fotografia do Coordenador da Subsede Vale do Paraíba e Litoral Norte, Bruno Aguiar, em diálogo sobre “Ética Profissional” na Faculdade Anhanguera de Taubaté. Ele está sentado, falando em um microfone e atrás dele tem um slide com orientações sobre o exercício profissional. Na margem inferior, a marca d’água do CRP São Paulo. (fim da descrição)

FOTO 5 - Fotografia de representantes da Comissão de Orientação e Fiscalização da Subsede Baixada Santista e Vale do Ribeira em ação no município de São Vicente. Alguns então em pé, outros sentados e todos sorrindo, atrás deles tem um grande painel de madeira ripada. Na margem inferior, a marca d’água do CRP São Paulo. (fim da descrição)

FOTO 6 - Fotografia da representante da Subsede Alto tietê, Victoria Soares Vidal, com outras participantes do 1° Fórum Municipal da Raps em Mogi das Cruzes. Elas estão todas em pé e sorrindo, atrás delas tem uma parede preta e uma mesa com toalha amarela. Na margem inferior, a marca d’água do CRP São Paulo. (fim da descrição)

FOTO 7 - Fotografia da coordenadora da Subsede Alto Tietê, Mônica Marques, junto com Ana Maria Brigido e Eliane Loyola, representantes do Coletivo 30 horas em Mogi das Cruzes. Elas estão sorrindo e ao fundo tem o logo do CRP SP. Na margem inferior, a marca d’água do CRP São Paulo. (fim da descrição)

FOTO 8 - Fotografia dos representantes da Subsede Vale do Paraíba e Litoral Norte, Giulliano Ferreira e Bruno Carlos, o Coordenador, Bruno Aguiar, e o analista técnico, Vinicius de Lima, durante oficina de documentos escritos em Caraguatatuba. Todos estão em pé, em frente a uma lousa que está com um slide com o nome do evento. Na margem inferior, a marca d’água do CRP São Paulo. (fim da descrição)

FOTO 9 - Fotografia dos representantes da Subsede Vale do Paraíba e Litoral Norte, a gestora, Lauren Menocchi, e o Conselheiro, Wilson Nogueira na palestra sobre “Ética Profissional e primeiros passos como profissional de Psicologia” no Centro Universitário Salesiano. Eles estão em pé em frente a lousa com um slide ao fundo do site do CRP SP. Na margem inferior, a marca d’água do CRP São Paulo. (fim da descrição)

FOTO 10 - Fotografia de representantes da Subsede Bauru em sala de aula para palestra sobre respeito das normas e regulamentações do CRP na Faculdade da Fundação Educacional Araçatuba. Eles estão em pé em frente a lousa com um slide ao fundo com logo do CRP SP, os participantes estão dispostos em carteiras na sala de aula de costas para a foto. Na margem inferior, a marca d’água do CRP São Paulo. (fim da descrição)