Notícias


CRP SP presta homenagem ao mestre Antônio Bispo dos Santos, Nêgo Bispo


Publicado em: 11 de dezembro de 2023

O Conselho Regional de Psicologia de São Paulo lamenta o falecimento do filósofo quilombola Nêgo Bispo, ocorrido no domingo (03/11), e celebra o seu legado.

Grande relator de saberes e líder do Quilombo Saco Curtume (Piauí), Antônio Bispo dos Santos, contribuiu de diversas formas, desde fazer viver a memória da história de resistência do povo negro, de nossos quilombos, até ser um lutador vivente contra a colonização. Seus ensinamentos eram transmitidos por meio de muito afeto e a cada frase dita.

Nêgo Bispo possuía a sensibilidade de nos ensinar sobre a importância de nossos conhecimentos ancestrais e a urgente necessidade de criarmos estratégias de descolonização que se fazem necessárias no presente. Conseguir evocar nossa ancestralidade e gingar as construções de saberes do cotidiano são das mais importantes necessidades da contracolonização; é assim que nós afirmamos enquanto povos que sempre aqui estiveram e também nos colocamos como criadores de potências da tecnologia do agora; Nêgo Bispo era um dos mestres que propagava esse ensinamento.

A Psicologia muito tem a aprender com saberes que transcendem as limitações da academia, que são oriundos de uma ciência milenar que resiste às normatizações e ao eurocentrismo. Enquanto uma liderança comunitária, respeitada e reconhecida por diferentes povos e culturas, a passagem de Nêgo Bispo nos ensina que saúde não está dissociada do coletivo, da comunidade, da proteção e preservação dos territórios e de suas tradições.

A estratégia da coletividade de Quilombo vive em nós, viveu e vive em Nêgo Bispo e permanecerá vivendo a partir de seu legado. Que este seja referência para as caminhadas do cuidado, da resistência, do reflorestamento e do enfrentamento. Que nossas Psicologias possam aprender com a sabedoria partilhada desse grande professor.

Aos 63 anos, Mestre Nêgo Bispo faleceu, mas seus saberes permanecerão - e, a nós, foi dada a incumbência de manter seus ensinamentos vivos!

Mestre Nêgo Bispo, presente!

 

“Uma parte do meu ser que é a água, resfriando a outra parte que é o fogo, por uma outra parte que é o ar, evaporou! E transfluindo pelo espaço cosmológico nessa parte em que a terra encorpou. E confluindo com outras vidas e outros corpos, existindo e resistindo aqui estou” 

 

“Fogo!… Queimaram Palmares,
Nasceu Canudos.
Fogo!… Queimaram Canudos,
Nasceu Caldeirões.
Fogo!… Queimaram Caldeirões,
Nasceu Pau de Colher.
Fogo!… Queimaram Pau de Colher…
E nasceram, e nasceram tantas outras comunidades que os vão cansar se continuarem queimando.
Porque mesmo que queimam a escrita,
Não queimarão a oralidade.
Mesmo que queimem os símbolos,
Não queimarão os significados.
Mesmo queimando o nosso povo
Não queimarão a ancestralidade”

Antônio Bispo dos Santos
Quilombo Saco-Curtume em São João do Piauí/PI

 

#ParaTodosVerem
Fotografia do Lider Quilombola Nêgo Bispo em preto e branco. Ele é um homem idoso, com barba e usa um chapéu. Na margem inferior, logo do CRP São Paulo. (fim da descrição)