Notícias


Confira as principais ações do Conselho na segunda quinzena de novembro no #CRPSPAcontece


Publicado em: 14 de dezembro de 2023

#PICS
 A Subcomissão Estadual PICS (Práticas Integrativas e Complementares em Saúde), Maconha e Psicodélicos, atrelada à Comissão de Orientação e Fiscalização (COF), realizou sua primeira formação presencial no dia 25/11, na sede do CRP SP. O encontro voltou-se à atuação da Psicologia nas temáticas, trazendo as discussões realizadas no âmbito nacional e estadual e mobilizando psicólogas e psicólogos clínicos, trabalhadoras e trabalhadores de Políticas Públicas, pesquisadores e pesquisadoras e integrantes da COF de todo o Estado de São Paulo.

Foto 1: Participantes da formação na sede do CRP SP, na cidade de São Paulo.

 

#PcD
A psicóloga (CRP 06/141032) vice-presidenta do CRP SP, Ana Tereza da Silva Marques, esteve articulando na plenária de psicólogas e psicólogos com deficiência(s) organizada pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) nos dias 17 e 18 de novembro. O encontro aconteceu sob o mote “Por uma Psicologia anticapacitista que acolha a diversidade que nos une” e reuniu representantes dos Conselhos Regionais de Psicologia de todo o país para um amplo debate e encaminhamentos em torno da inclusão e diversidade. Ana Tereza, que é Pessoa com Deficiência, surda profunda e bilíngue, ressaltou o mote da gestão do CRP SP, Diferenças que constroem, compromisso social e ético da Psicologia, cujo símbolo é o sinal de LIBRAS para Sistema Conselhos de Psicologia.

Foto 2: Conselheira Ana Tereza (de vermelho) com participantes da primeira plenária PcD.

 

#PovosIndígenas
No dia 21/11, a Subcomissão Psicologia e Povos Indígenas da Subsede Bauru realizou visita técnica ao território Txondaro Tekoá M'baé, Aldeia Tupi-Guarani, localizada em Barão de Antonina (SP). Convidadas pela UniFSP de Avaré, estiveram presentes as colaboradoras do CRP SP Lana Padovini Severino e membra da Subsede Bauru Vitória Regina Silva Góes, coordenadora de curso Brenda Yuri, estudantes de Psicologia, lideranças, professoras, crianças e jovens da comunidade.

Foto 3: Visita técnica ao território Txondaro Tekoá M'baé.

 

#PsicologiaAplicada
 Em comemoração aos 50 anos de trabalho do Centro de Psicologia Aplicada (CPA) da UNESP Bauru, o curso de Psicologia se reuniu para homenagens e debates sobre a “Importância da Clínica-Escola na Formação de Psicólogos para a Comunidade Local”. O CRP SP foi convidado a participar no evento e esteve representado pelas integrantes da Subcomissão Psicologia e Povos Indígenas, colaboradora Lana Padovini Severino e membra da Subsede Bauru Vitória Regina Silva Góes, que integrou a mesa de debates. 

Foto 4: Mesa de debate no Jubileu de Ouro no auditório da UNESP Bauru.

 

#Universidade #DireitosHumanos #Psicologia
O CRP SP tem promovido rodas de conversas voltadas às orientações éticas da prática profissional em Instituições de Ensino Superior em todo o Estado. Direcionadas às coordenações de curso, supervisões de estágio e também estudantes, essas formações trazem as resoluções do Sistema Conselhos de Psicologia e reflexões sobre Direitos Humanos na prática da Psicologia. As atividades também buscam aproximar o CRP SP da categoria desde a formação. Veja algumas dessas ações a seguir:

Foto 5: Subsede São José do Rio Preto organiza roda de conversa na Universidade Paulista (UNIP) no dia 27/11, contando com a participação de aproximadamente 250 estudantes dos últimos dois anos da graduação em Psicologia.

Foto 6: A membra da Comissão Gestora da Subsede Alto Tietê, Mônica Marques dos Santos, convidada pela professora Eliziane Jacqueline dos Santos, em sala de aula com estudantes de Psicologia do 10º período na Universidade Mogi das Cruzes (UMC) no dia 01/12.

Foto 7: A Comissão Gestora e as membras da Subcomissão de Direitos Humanos da Subsede Sorocaba realizaram rodas de conversa no Centro Universitário em Itu e Salto (CEUNSP) e na Uni São Roque para estudantes de Psicologia nos dias 21, 27 e 30/11.

 

#ColetivoDasPretas
No dia 16/11, representantes da Subsede Sorocaba participaram de roda de conversa sobre “A saúde mental da mulher preta” no Coletivo das Pretas no município de Sorocaba, trazendo questões sobre a Psicologia Antirracista.

Foto 8: Participantes da roda de conversa com a faixa com o mote do Novembro Negro do CRP SP.

 

#PsicologiaEscolar
No dia 01/12, a Subcomissão de Educação da Subsede Grande ABC mobilizou o encontro “Psicologia na escola frente às diversas formas de violências”, reunindo psicólogas e psicólogos que atuam na Educação da região do Grande ABC. No evento, foram discutidas as diversas violências existentes na escola e como a Psicologia tem enfrentado e atuado perante tais situações. Deste modo, contribuindo com a atuação profissional da categoria, trazendo orientações e promovendo o fortalecimento de parcerias. 

Foto 9: Participantes na roda de conversa.

 

#DocumentosEscritos
No início do mês, em 06/11, a Comissão Gestora da Subsede Sorocaba promoveu oficina de Documentos Escritos na Universidade de Sorocaba (UNISO), voltada à formação e orientação da categoria na elaboração de documentos na prática cotidiana das psicólogas e dos psicólogos.

Foto 10: Participantes da oficina de Documentos Escritos.

 

#ParaTodosVerem

Foto 1 - Fotografia dos participantes do encontro na sala de reuniões do CRP SP. Alguns estão em pé e outros estão sentados apoiados na mesa. Na mesa, garrafas de água, cadernos, canetas e folhas de papel. (fim da desrição).

Foto 2 - Fotografia das participantes da Plenária PcD. Todos estão em pé, olhando e sorrindo para a câmera. Ao fundo, um homem sentado na cadeira de rodas e a televisão mostrando o slide da apresentação. (fim da descrição).

Foto 3 – Representantes do CRP juntamente de moradores da tribo indígena. Alguns estão em pé e outros agachados, todos olham e sorriem para a câmera.   Ao fundo, grandes árvores e mata densa de plantas diversas e enredadas. (fim da descrição).

Foto 4 – Representantes da Subsede Bauru participando de debate no auditório da universidade UNESP da região. Os participantes estão sentados em uma mesa e, atrás está a tela de projeção mostrando o slide da apresentação e, do outro lado, o banner do CRP SP. (fim da descrição).

Foto 5 - Participantes da roda de conversa no auditório da UNIP. Todos os participantes estão unidos, alguns estão sentados no palco e outros estão encostados. (fim da descrição).

Foto 6 - Fotografia dos participantes do encontro na UMC. Todos estão sentados, olhando para a frente da sala, onde a representante do CRP está falando, em pé. (fim da descrição).

Foto 7 - Fotografia das representantes do CRP ministrando roda de conversa no CEUNSP Itu. A conselheira Ione está falando, ao fundo, outra representante do CRP está em pé, parada. Uma moça cadeirante está sentada atrás da Ione e a observando falar. Ao fundo, tela de projeção mostrando o slide da apresentação. (fim da descrição).

Foto 8 – Fotografia das participantes do evento reunidas. Elas estão em pé, sorrindo para a câmera e seguram faixa da campanha Antirracista do CRP SP. Letreiro: “Nossos Passos Vêm de Longe. Psicologia Antirracista. Comissão Especial de Relações Étnico Raciais. Conselho Regional de Psicologia de São Paulo”. Ao fundo, na parede, pintura de uma mulher negra de olhos verdes e cabelo black power feito com plantas verdes. (fim da descrição).

Foto 9 – Fotografia das participantes do evento reunidas. Elas estão em pé, sorrindo para a câmera. Ao fundo, a tela de projeção mostra o slide da apresentação. (fim da descrição).

Foto 10 – Fotografia das representantes do CRP com participantes da oficina na UNISO. Elas estão em pé, olhando e sorrindo para a câmera.  Ao fundo, cadeiras estão dispostas. (fim da descrição)