Notícias


Acompanhe o #CRPSPAcontece desta quarta-feira (20/12)


Publicado em: 20 de dezembro de 2023

#PsicologiaEscolar

A Subsede Metropolitana realizou o I Encontro entre a Psicologia e o Serviço Social: Possibilidades de Atuação a partir da Lei nº 13.935/2019 no dia 09/12, no auditório da sede do CRP SP. O evento reuniu profissionais e estudantes da educação, Psicologia e Serviço Social para discutirem acerca da Lei Federal n°13.935/2019, que garante a presença de psicólogas, psicólogos e e profissionais do Serviço Social nas escolas.
Na segunda parte do evento, ocorreu a I Mostra Metropolitana de Práticas de Psicologia e Serviço Social na Educação, onde foi possível conhecer e dialogar sobre trabalhos que vêm sendo desenvolvidos na rede de ensino, sendo apresentados por profissionais da educação - professoras e professores, psicólogas e psicólogos e assistentes sociais. Em um terceiro momento, houve a discussão coletiva sobre a teoria, as práticas e reflexão sobre novos rumos para uma educação inclusiva, democrática, em rede e de qualidade.

FOTO 1: Participantes no Espaço PSI, aonde foram expostos os painéis da Mostra.

 

#Martín-Baró #AméricaLatina

Nos dias 07 e 08 de dezembro, a Subsede Metropolitana, junto ao Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar da USP, organizou o VI Seminário do Grupo de Estudos Ignácio Martín-Baró e a América Latina no auditório da sede do CRP SP.
O evento teve como objetivo apresentar a obra de Ignácio Martín-Baró por meio do trabalho desenvolvido pelo grupo de estudos, que se reúne para discutir e analisar as obras do autor mensalmente. Neste ano, ocorreu sob o tema “Ignácio Martín-Baró em diálogo: contribuições para os estudos latino-americanos”, buscando fortalecer as pautas latinoamericanas no campo da atuação da Psicologia.
 
 Acompanhe as transmissões do evento:
 Dia 07/12 - Abertura e mesas.
 Dia 09/12 – Manhã e tarde.

FOTO 2: Conselheira coordenadora da Subsede Metropolitana, Camila Prandini, na mesa de abertura do evento com Marilene Proença Rebello de Souza.

 

#Mulheres

O CRP SP, em parceria com os Conselhos Regionais de Psicologia do Sudeste (Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais), articularam o seminário “Histórias de Mulheres que precisam ser escutadas: vidas, violências, resistências e práticas da Psicologia” no Cine Metrópolis, na Universidade Federal do Espírito Santo.
As psicólogas conselheiras do CRP SP Camila Prandini, Magna Damasceno e Luciane Jabur participaram da mesa “Mulheres e Violências: reconhecimento, manejo e proteção” no dia 08/12. O seminário, promovido dentro dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, também discutiu sobre corpo e dispositivo materno e sexualidades de mulheres lésbicas e bissexuais. As três mesas de debate e a abertura do seminário estão disponíveis no canal do YouTube do CRP-16.

FOTO 3: Representantes do CRP  ES , MG e RJ  durante o encontro.

 

#DireitosHumanos

O CRP SP realizou no dia 09/12, o Seminário Estadual: Psicologia e Sociedade em comemoração aos 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos na Universidade de São Caetano do Sul.
O evento buscou dialogar e construir coletivamente sobre a pluralidade da Psicologia brasileira, voltando-se às muitas atuações e diferentes realidades em que trabalham e vivem as psicólogas e os psicólogos. Além das mesas de abertura e debate, o seminário contou com 12 rodas temáticas e momento de encaminhamentos. Confira a transmissão do evento: manhã e tarde.

FOTO 4: Mesa do evento acontecendo na Universidade de São Caetano do Sul.

 

#CRESS #MinisterioPublico

O CRP SP tem articulado com CRESS e Ministério Público no Grupo de Atuação Especial de Educação (GEDUC) para discussão e ações para a efetiva implementação da Lei Federal nº 13.935/2019, que garante profissionais da Psicologia e do Serviço Social nas escolas. No dia 07/12, a conselheira presidenta do CRP SP, Talita F. de Carvalho, e a conselheira Valéria Campinas Braustein estiveram em reunião com as assistentes sociais do CRESS, Neide Aparecida Fernandes e Patrícia Maria da Silva, e o promotor de justiça Bruno Orsini Simonetti.

FOTO 5: Conselheiras do CRP SP Talita e Valéria em reunião com Ministério Público e CRESS.

 

#SistemaConselhosPsicologia

Entre 15 e 17/12, o CRP SP esteve presente em importantes eventos nacionais do Sistema Conselhos de Psicologia. Além de integrar a solenidade de 50 anos do Conselho Federal de Psicologia (CFP), a conselheira presidenta Talita Fabiano de Carvalho (CRP 06/71781), juntamente à conselheira secretária Marta Eliane de Lima (CRP 06/94890), ao conselheiro tesoureiro Eduardo de Menezes Pedroso (CRP 06/122428) e aos conselheiros Dreyf Gonçalves (CRP 06/55379) e Murilo Ferreira (CRP 06/142583), participaram da Assembleia das Políticas Administrativas e Financeiras (APAF). Talita e Eduardo também estiveram atuando na Reunião Nacional de Presidentas e Presidentes e Tesoureiras e Tesoureiros, ao lado de conselheiras e conselheiros dos demais Conselhos Regionais do Brasil inteiro.

 FOTO 6: CRP SP participa do evento de 50 anos do CFP.

 

 #RodaDeConversa

A Subsede Ribeirão Preto realizou roda de conversa com as profissionais e os profissionais e coordenação de Saúde Mental da rede municipal de saúde da cidade.
O encontro discutiu questões éticas a respeito dos sistemas de registro da secretaria de Ribeirão Preto, tendo participação da Comissão Gestora da Subsede. Foram abordados, também, os diversos tipos de registro físico e virtual e construído um grupo de trabalho para dar resolutividade a algumas questões levantadas.

FOTO 7: Participantes da roda de conversa na Subsede Ribeirão Preto.

 

#DocumentosEscritos

A Subsede Metropolitana promoveu, no dia 14/11, a "Oficina sobre Elaboração de Documentos Escritos em Psicologia", sob coordenação da conselheira Mônica Cintrão França Ribeiro e do psicólogo analista técnico Daniel Magalhães, ambos do CRP SP. O encontrou ocorreu no auditório da sede do Conselho.
O evento trouxe orientações para a elaboração de textos e documentações decorrentes das práticas psicológicas e que se encontram regulamentados pelo o Sistema Conselhos de Psicologia.

FOTO 8: Integrantes da oficina no auditório do CRP SP.

 

#COE

A Subsede Alto Tietê realizou, no dia 12/12, a última reunião da Comissão de Orientação e Ética (COE) do ano. Participaram do encontro psicólogas e psicólogos colaboradores, trabalhadoras e trabalhadores da autarquia e membras e membros da Comissão Gestora da Subsede, que aproveitaram a ocasião para confraternizar fortalecendo afetos e construções para o próximo ano.

FOTO 9: Colaboradores da Subsede Alto Tietê em reunião da COE.

 

#ParaTodosVerem
FOTO 1 – Fotografia dos participantes do evento no espaço PSI da Subsede Metropolitana. Alguns estão em pé e outros sentados olhando para a câmera. Ao fundo, diversos banners estão expostos. Na margem inferior, logo do CRP SP. (fim da descrição)

FOTO 2 – Fotografia das participantes do evento no auditório da Subsede Metropolitana. Elas estão sentadas, enquanto uma delas fala ao microfone e a outra a observa. Na margem inferior, logo do CRP SP. (fim da descrição)

FOTO 3 -
Fotografia dos participantes do evento na Universidade Federal do Espírito Santo. Eles estão reunidos no palco do auditório, alguns em pé e outros agachados, sorrindo para a câmera. Na margem inferior, logo do CRP SP. (fim da descrição)

FOTO 4 – Fotografia dos palestrantes do evento na USCS. Eles estão sentados atrás da mesa que está no palco do auditório. Ao fundo, a tela de projeção mostra o slide da apresentação. Na margem inferior, logo do CRP SP. (fim da descrição)

FOTO 5 - Fotografia das representantes do CRP SP com o promotor de justiça Dr. Bruno Orsini Simonetti. Eles estão em pé, em uma sala com mesas e computadores. Na margem inferior, logo do CRP SP. (fim da descrição)

FOTO 6 - Fotografia dos representantes do CRP SP no evento de 50 anos do CFP. Eles estão em pé, sorrindo para a câmera, algumas conselheiras seguram o manual orientativo. Ao fundo, backdrop do CFP com logo da gestão e também o logo comemorativo de 50 anos. Na margem inferior, logo do CRP SP. (fim da descrição)

FOTO 7 – Fotografia dos participantes do evento no auditório da Subsede Ribeirão Preto. Eles estão sentados em círculo. Na margem inferior, logo do CRP SP. (fim da descrição)

FOTO 8 –
Fotografia dos participantes da Oficina no auditório da Subsede Metropolitana. Alguns estão em pé e outros agachados, todos estão olhando para a câmera. Ao fundo, a tela de projeção mostra o slide da apresentação. Na margem inferior, logo do CRP SP. (fim da descrição)

FOTO 9 –
Fotografia dos colaboradores da Subsede Alto Tietê em reunião da COE. Na margem inferior, logo do CRP SP. (fim da descrição)