Notícias


O direito humano de migrar é tema da edição 203 do Jornal Psi!


Publicado em: 22 de dezembro de 2023

Elaborada no último trimestre de 2023, a nova edição do Jornal Psi acaba de ser lançada, com a versão online disponível para acesso no site do CRP SP. A publicação teve como ideia central o fato de que deslocar-se é um aspecto natural do humano. Mas que esse movimento tem sentido específico quando é motivado pela ausência de meios de sobrevivência, riscos, emergências e desastres, ou devido a situações de violência e violações de Direitos Humanos.

A Capa é sobre a importância do apoio psicológico a migrantes e pessoas refugiadas. Na seção Um dia na vida, uma psicóloga refugiada síria conta sua experiência no atendimento de emergência a pessoas afetadas por situações de crise e violência. O universo da migração e dos deslocamentos forçados é assunto das indicações de livros, séries e filmes na seção Estante

Quem assina o Artigo desta edição é a conselheira Ione Aparecida Xavier, que escreve sobre os 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Em Orientação, você acompanha quais as diretrizes para psicólogas e psicólogos que atuam na linha de frente dos desastres naturais. Em Ética, o assunto central é o imperialismo como forma de dominação.

Na seção Cotidiano, é possível conhecer o que motivou a escolha do mote do XVII Plenário, "Diferenças que constroem: compromisso social e ético da Psicologia". Já em Subsedes, você confere um apanhado da articulação e da participação do Conselho em municípios do estado, como a inauguração da nova Subsede Campinas.

O Jornal Psi edição 203 está disponível gratuitamente, na íntegra e com recurso de acessibilidade. 

Leia aqui, compartilhe e fique por dentro!

A versão impressa do Jornal Psi possui tiragem de 150 mil exemplares, sendo remetida, exclusivamente, às psicólogas, aos psicólogos e entidades com inscrição ativa no CRP SP, enviados ao endereço de cadastro no Conselho. Sede e subsedes também disponibilizam alguns exemplares impressos para retirada no local.

 

#ParaTodosVerem Card quadrado, fundo roxo, com ilustração do Jornal Psi Edição 203. (fim da descrição)