Informação - Pessoa Física




 

A inscrição no Conselho Regional de Psicologia (CRP SP) é obrigatória à/ao profissional que deseja exercer a função de psicóloga/o, e só pode ser solicitada após a conclusão do curso superior de Psicologia. O registro habilita a atuação profissional e estabelece prerrogativas previstas em lei que regulamentam a profissão. 

 

 

As inscrições de Pessoa Física devem ser requeridas exclusivamente on-line seguindo a Resolução CFP nº. 03/2007  e 20/2018.

Para se inscrever no Conselho Regional de Psicologia de São Paulo é necessário acessar e preencher o formulário e ter os seguintes documentos no formato eletrônico:

1) Cédula de identidade: conforme a Resolução CFP nº. 03/2007, art. 8º, § 1º, não será aceito documento em mau estado de conservação, ou seja, rasurado, manchado, rasgado, com plásticos danificados, replastificado ou colado, com prazo de validade expirado ou se não contiver o nome atualizado em razão de qualquer alteração. 
Importante: A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não será aceita;

2) CPF - Cadastro de Pessoa Física;

3) Comprovantes de votação ou justificativas da última eleição, ou certidão de quitação eleitoral que pode ser emitida por meio do link: clique aqui.

4) Comprovante de endereço (podem ser utilizados como comprovante de endereço: contas de água, luz, gás, TV, internet, telefone fixo e celular; contrato de aluguel reconhecido em cartório; declaração recente de imposto de renda; carnês do IPTU e IPVA; contracheque emitido por órgão público; demonstrativos do INSS ou SRF; fatura de cartão de crédito) ou declaração de endereço (acesse o modelo aqui).

5) Diploma de formação em Psicologia (frente e verso), que confere grau de psicóloga/o ou declaração original com data de emissão atualizada da instituição de ensino superior informando a data de conclusão do curso e a data em que colou grau como psicóloga/o. 
Importante: A declaração só será aceita com a colação de grau realizada;

6) A/O profissional formada/o há mais de um ano que não esteja de posse do diploma de formação de psicóloga/o, deverá apresentar cópia simples digital do Certificado de Colação de Grau - Habilitação Psicóloga/o com data de emissão atualizada, acompanhada do protocolo ou declaração de solicitação de diploma também atualizada, junto à entidade formadora, ou seja, a Instituição de Ensino Superior (IES);

7) Certidão de Casamento ou Certidão de União Estável; 

8) Uma foto recente para documento, colorida, de frente, em fundo branco e sem retoques;

9) Certidão de quitação militar / Reservista (pessoas até 45 anos);

10) Para concluir o cadastro, a/o profissional deve atuar no Estado de São Paulo.

IMPORTANTE: A inscrição só será realizada mediante a apresentação da documentação completa.

ATENÇÃO

  • Ao anexar documentos, verifique se o nome do arquivo da imagem está sem acentos, espaços, entre parênteses, caracteres especiais, etc. Tente alterar o nome para algo curto e simples.
    Exemplo:
    Não utilizar -  conta luz (2021).jpg
    Utilizar -  contaluz.jpg

  • Não é possível enviar arquivos no formato .PDF

  • Verifique se as imagens anexadas excedem o limite de 3 megas do formulário. Resolução de 72 dpi e dimensão menor que 1200 pixels. Edite sua imagem para que ela seja reduzida. Há inúmeras formas de realizar esse procedimento.

 

 

A segunda via da CIP poderá ser solicitada em caso de alteração de nome, roubo ou extravio do documento original. Para tanto, indicamos que a solicitação poderá ser feita on-line, por meio do e-mail [email protected] com a seguinte documentação:

1) Cédula de identidade: conforme a Resolução CFP nº 03/2007, art. 8º, § 1º não será aceito documento de identificação em mau estado de conservação, ou seja, rasurado, manchado, rasgado, com plásticos danificados, replastificado ou colado, com prazo de validade expirado ou se não contiver o nome atualizado em razão de qualquer alteração.
Importante: A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não será aceita!
2) Certidão de Casamento ou Certidão de União Estável;
3) Uma foto recente para documento, em formato 3x4, colorida, de frente, em fundo branco e sem retoques;
4) Recolhimento da taxa de 2ª via no valor R$19,34.

 

Requerimentos de alteração de inscrição provisória junto ao Conselho Regional de Psicologia deverão ser feitos de maneira on-line. 

Para solicitar a troca da carteira provisória pela definitiva é necessário preencher o formulário e ter os seguintes documentos no formato eletrônico:

1) Diploma de formação em Psicologia que confere grau de psicóloga/o (frente e verso). Não se esqueça de assinar o diploma antes de tirar a cópia;

Caso tenha alterado qualquer dado no RG ou alterado o estado civil deverá apresentar cópia digital dos seguintes documentos:

1) Cédula de identidade: conforme a Resolução CFP nº 03/2007, art. 8º, § 1º não será aceito documento de identificação em mau estado de conservação, ou seja, rasurado, manchado, rasgado, com plásticos danificados, replastificado ou colado, com prazo de validade expirado ou se não contiver o nome atualizado em razão de qualquer alteração. 
Importante: A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não será aceita;

2) Certidão de casamento ou averbação 

A substituição da inscrição provisória pela definitiva deve ser feita no prazo de 2 (dois) anos, caso contrário, a inscrição será cancelada, e a/o profissional fica desautorizada/o ao exercício profissional.

Caso não esteja em posse do diploma até o vencimento da inscrição provisória, solicite a prorrogação do prazo da validade de inscrição, pelo período de até 06 (seis) meses. Essa solicitação deverá ser acompanhada do protocolo ou declaração de solicitação da emissão do diploma de formação, com data atualizada, junto à entidade formadora (IES).

Para retirada da Carteira de Identidade Profissional (CIP) definitiva é necessária a apresentação dos seguintes documentos originais: CIP provisória, Diploma, RG e foto 3X4 recente.

“FORMULÁRIO ALTERAÇÃO DEFINITIVA”

Os procedimentos acima  ser realizados pela/o própria/o psicóloga/o.

Em caso de dúvidas, acesse o nosso FAQ.

 

A solicitação de cancelamento de inscrição deverá ser enviada pelos Correios, acompanhada de Carteira de Identidade Profissional original e do formulário de cancelamento devidamente assinado (download em .pdf aqui ou .doc aqui). [para fazer download do requerimento em formato .doc, clique no link com o botão direito do mouse e em "salvar link como..."].

Endereço para envio por meio dos Correios:

A/C Setor de Atendimento do CRP SP
CANCELAMENTO DE PESSOA FÍSICA
Rua Arruda Alvim, 89 - Jd. América
CEP: 05410-020 - São Paulo/SP

Por medida de segurança, o envio deverá ser feito por carta com aviso de recebimento (AR). 

Importante: A data da conclusão do cancelamento será a data do registro realizado na agência dos Correios, conforme carimbo no envelope.

Caso haja débitos em aberto, estes deverão ser quitados ou negociados.

Se a solicitação for realizada até o dia 31 de março do ano vigente, a/o psicóloga/o ficará isenta do pagamento da anuidade do ano em exercício; após essa data, o pagamento deverá ser realizado no valor proporcional à data do cancelamento.

Após o pedido, a solicitação de cancelamento será encaminhada para análise da Diretoria do CRP SP. O prazo de resposta é de até 60 (sessenta) dias úteis.

 

Os pedidos de transferência de jurisdição ou inscrição secundária estão sendo realizados por e-mail.

Para realizar a transferência/inscrição secundária de outro Regional para o Conselho Regional de Psicologia de São Paulo é necessário que a/o própria/o psicóloga/o siga os seguintes passos:

  1. Solicitar a transferência/inscrição secundária por escrito, por meio do formulário de requerimento. (Clique aqui para download)
  2. Encaminhar o formulário preenchido, assinado e digitalizado por e-mail, com a cópia da carteira de identidade profissional para: [email protected] 
  3. Aguardar a convocação, por e-mail, para comparecer no CRP SP com a documentação solicitada (originais) para conferência e emissão da CIP.

Observações:

- Para solicitar sua transferência do CRP-SP para outro regional é necessário entrar em contato com o CRP de destino.
- O exercício da profissão, fora da área de jurisdição do Conselho Regional de Psicologia onde a/o profissional tem inscrição principal, obriga a inscrição secundária no Conselho competente. No entanto, as atividades desenvolvidas em tempo inferior a 90 dias por ano, em cada região, serão consideradas de natureza eventual e, por conseguinte, não sujeitarão o psicólogo à inscrição secundária. (Resolução CFP 3/2007, art. 9º § 1º e 2º)

Abaixo os documentos necessários para a transferência ou secundária são:

1) Cédula de identidade: conforme a Resolução CFP nº 03/2007, art. 8º, § 1º não será aceito documento de identificação em mau estado de conservação, ou seja, rasurado, manchado, rasgado, com plásticos danificados, replastificado ou colado, com prazo de validade expirado ou se não contiver o nome atualizado em razão de qualquer alteração. Importante: A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não será aceita;

2) CPF;

3) Comprovantes de votação ou justificativas da última eleição, ou certidão de quitação eleitoral que pode ser emitida por meio do link:
clique aqui;

4) Diploma de formação em Psicologia (frente e verso), que confere grau de psicóloga/o ou declaração original com data de emissão atualizada da instituição de ensino superior informando a data de conclusão do curso e a data em que colou grau como psicóloga/o. 

Importante: A declaração só será aceita com a colação de grau realizada;

- A/O profissional formada/o há mais de um ano que não esteja de posse do diploma de formação de psicóloga/o, deverá apresentar cópia simples digital do Certificado de Colação de Grau - Habilitação Psicóloga/o com data de emissão atualizada, acompanhado do protocolo ou declaração de solicitação de diploma também atualizada, junto à entidade formadora (IES);
- Certidão de casamento ou Certidão de União Estável;
- Foto recente para documento, em formato 3x4, colorida, de frente, em fundo branco e sem retoques;
- Certidão de quitação militar / Reservista (pessoas até 45 anos);
- Cópia da Carteira de Identidade Profissional (CIP);
- Comprovante de residência.

 

Para acessar e preencher o formulário, clique aqui

 

As/Os profissionais com idade igual ou superior a 65 (sessenta e cinco) anos ficarão isentas/os do pagamento de anuidades automaticamente, conforme Resolução CFP n° 20/2018.

A/o profissional pode solicitar a interrupção temporária da anuidade por residir no exterior ou por motivo de doença, desde que seja por um período superior a 06 (seis) meses no ano, conforme Resolução CFP n° 03/2007, art. 16, I e II. 

Para tanto, é necessária a apresentação da documentação abaixo:

1) Viagem ao exterior ou Residência no exterior, acima de 06 (seis) meses:
Cópia do passaporte com visto de permanência (cópia da página da foto identificação e do visto de entrada e saída);
Cópia do comprovante de residência no país de permanência ou comprovante de matrícula, no caso de especialização curricular;
Carta de próprio punho solicitando a isenção da anuidade;
Devolução da Carteira de Identidade Profissional original;

Lembre-se:
1. Os comprovantes apresentados deverão contemplar período superior a 06 (seis) meses. 
2. Os documentos apresentados ao CRP SP devem ser traduzidos para o português (tradução juramentada).

 A documentação deverá ser encaminhada via Correios com aviso de recebimento (AR).

2) Afastamento das atividades profissionais por motivo de doença:

A isenção do pagamento de anuidade é regulamentada pela Resolução CFP n.º 03/2007, art. 17-B e deverá ser comprovada conforme a apresentação dos documentos abaixo: 

1) Atestado de profissional de saúde com o período de afastamento e/ou data de início e término do afastamento, comprovando a impossibilidade de exercer as atividades profissionais;
2) Carta de próprio punho solicitando a isenção da anuidade;
3) Devolução do original da Carteira de Identidade Profissional deverá ser feita via Correios, por meio de carta registrada  com aviso de recebimento (AR).

 

Endereço para envio de correspondências:
A/C Setor de Atendimento do CRPSP
Rua Arruda Alvim, 89 - Jd. América
CEP: 05410-020 - São Paulo/SP