Notícias


Está no ar o episódio especial sobre Psicoterapias do “Estação Psicologia”, o podcast oficial do CRP SP!


Publicado em: 9 de março de 2022

Está no ar o episódio especial “Psicoterapias – Onde estamos e para onde vamos?” do “Estação Psicologia”, o podcast oficial do CRP SP! 

No programa deste mês, conversamos com a psicóloga (06/45952), psicoterapeuta, docente universitária, mestre em Psicologia Clínica, doutora em Saúde Mental e coordenadora do Núcleo de Psicoterapias do CRP SP, Maria da Piedade Romeiro de Araújo Melo, e com o psicólogo (06/29843), trabalhador do CAPS de Assis, mestre em Psicologia pela UNESP de Assis, presidente do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas da Prefeitura de Assis e coordenador da Comissão de Psicoterapias e Avaliação Psicológica do CRP SP, Edgar Rodrigues, além, contamos com a participação da psicóloga Analista Técnica do CRP SP (06/74546) Mariana Ceciliato de Carvalho.

Inserida nos contextos da Psicologia Clínica e dos cuidados em saúde, a psicoterapia é uma prática que faz parte da atuação de psicólogas/os. Ela é definida pelo Conselho Federal de Psicologia como um processo científico cujo objetivo é compreender, analisar e intervir utilizando uma série de aplicações sistemáticas, baseadas em conteúdos prático-teóricos que visam proporcionar a promoção da saúde mental e o enfrentamento de transtornos psíquicos. 

No bate-papo, a temática da psicoterapia e sua relação com a Psicologia, outras profissões e ciências foi a discussão central. As/os convidadas/os trouxeram reflexões históricas, sociais e políticas a respeito de como a psicoterapia surgiu e chegou aos tempos de hoje e da importância de se debater a sua privatização ou não, além de trazerem à tona questões sobre quais os próximos caminhos e o que ainda falta ser debatido e avaliado na área. 

Clique aqui e confira os episódios anteriores nas plataformas. 

Para garantir o acesso de todas e todos, o episódio está disponível no canal no YouTube do CRP SP, com legenda e interpretação em Libras. Clique aqui e acesse.

#PraTodosVerem: nesta publicação há um card de fundo bege com ilustrações, nas laterais, de círculos e quadrados em tons de azul.