Notícias


CRP SP participa da II Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE)


Publicado em: 10 de agosto de 2022

O Conselho Regional de Psicologia de São Paulo esteve presente na II Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE), organizada pelo Fórum Nacional Popular da Educação (FNPE), em julho, na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte. 

O Conselho foi representado pelas delegadas eleitas, as colaboradoras e psicólogas Valéria Braunstein (CRP 06/31093) e Brisa Bejarano Campos (CRP 06/94625), e pelas delegadas suplentes, as conselheiras e psicólogas Lilian Suzuki (CRP 06/27810) e Maria Rozineti Gonçalves (CRP 06/39077). O evento convocou os fóruns municipais, o fórum distrital e os fóruns estaduais, dos quais o CRP SP faz parte, para a adesão ao processo de construção da CONAPE.

A conselheira Maria Rozineti contou que a mobilização, participação e articulação da Psicologia foi bastante potente, inclusive com a presença de estande do Conselho Federal de Psicologia (CFP) onde foram distribuídos diversos materiais de orientação para atuação profissional, entre outras publicações.

Representantes do Conselho e diversas outras instituições ligadas à educação contribuíram para a elaboração da Carta de Natal, que propõe a “implementação de uma plataforma em defesa do Estado democrático de direito, em defesa das instituições republicanas, da vida e da soberania popular, dos direitos sociais e da educação, que mobilize, ainda mais, amplos setores da sociedade”. 

Acesse a Carta de Natal – CONAPE da Esperança aqui.

O CRP SP apresentou dois trabalhos: o primeiro sobre o histórico e importância da representação do Conselho nos Fóruns Municipal e Estadual da Educação e o segundo sobre as ações do CRP SP sobre a Lei n.º 13.935/2019, pela presença de profissionais da Psicologia e do Serviço Social em escolas da rede pública. 

Valéria Braustein, em sua exposição, durante a conferência, criticou a falta de investimento na educação, em especial, na formação e trabalho da/o docente. “Quando se fala de investimento em escola pública, o último investimento que vejo é no ensino, no professor, na formação. Quando nós dizemos que a falta de investimento em escolas públicas prejudica os estudantes que têm transtorno de aprendizagem, estamos esquecendo que o processo de aprendizagem não se dá só com uma criança ou com um estudante. Existe alguém esquecido ali, que é o professor. As relações são ensino e aprendizagem. O investimento é na educação com qualidade, em que o professor é capaz de ensinar as suas crianças”, pontuou.

Durante a Conferência, foram aprovados o Documento de Referência “Reconstruir o País: a retomada do Estado democrático de direito e a defesa da educação pública e popular, com gestão pública, gratuita, democrática, laica, inclusiva e de qualidade social para todos/as/es”, a "Carta de Natal CONAPE da Esperança", a moção proposta pelo CFP sobre a já mencionada Lei n.º 13.935/2019, e a Moção Revoga NEM, contrária ao aumento de disciplinas EAD na educação básica.

As conferências proporcionaram o debate, a formulação e a avaliação de temas de interesse público relevantes ao exercício da democracia e a produção de consenso para a efetivação da educação como direito humano.

#PraTodosVerem: Card quadrado, bordas redondas. Fundo branco. No centro: CRP SP participa da II Conferência Nacional Popular de Educação (Conape). Centralizada, na metade inferior, fotografia retangular e horizontal de participantes em torno de um banner com imagem de Paulo Freire. (Fim da descrição).
#PraTodosVerem: Card quadrado, bordas redondas. Fundo branco. No centro: Fotografia retangular e horizontal de três mulheres, uma amarela, uma preta e uma branca, sorrindo no auditório do Conape. (Fim da descrição).
#PraTodosVerem: Card quadrado, bordas redondas. Fundo branco. No centro: Fotografia retangular e horizontal de seis mulheres e um homem em torno de um banner no qual se lê “Sessão solene em homenagem aos 60 anos da regulamentação da Psicologia no Brasil. (Fim da descrição).
#PraTodosVerem: Card quadrado, bordas redondas. Fundo branco. No centro: Fotografia retangular e horizontal de uma mulher amarela, uma preta e duas brancas reunidas em torno de uma das mulheres brancas, que fala ao microfone. (Fim da descrição).


Termos relevantes
educação crp sp articula conape