Notícias


25/09 - Dia Nacional do Trânsito


Publicado em: 22 de setembro de 2023

Psicologia do Tráfego: Promovendo Mobilidade Humana e Garantindo Segurança!

Na marcação do Dia Nacional do Trânsito, é imperativo refletir sobre a contribuição da Psicologia do Tráfego na construção de uma sociedade mais segura, consciente e saudável. Desde os primórdios da profissão, o campo do trânsito tem se destacado como uma área de relevância singular para as psicólogas e os psicólogos, influenciando tanto a segurança viária quanto a saúde pública.

A Psicologia do Tráfego emergiu no século 20 com a responsabilidade de promover a segurança viária por meio da avaliação psicológica de condutoras e condutores. A habilidade de conduzir um veículo com segurança está intrinsecamente ligada ao estado emocional, cognitivo e comportamental da pessoa motorista. Essa abordagem pioneira, focada na saúde da trabalhadora e do trabalhador e na prevenção de acidentes, teve um papel fundamental na concepção do sistema de habilitação de motoristas no Brasil.

Atualmente a avaliação psicológica na renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é obrigatória somente para motoristas que Exercem Atividade Remunerada (EAR) – sigla que está na CNH. Porém, recentemente o Senado aprovou um Projeto de Lei (PL 98/2015) que propõe que a avaliação psicológica seja obrigatória sempre que houver a renovação da habilitação, para as pessoas motoristas de qualquer categoria. Este projeto reconhece que o fator humano é o que mais contribui para os acidentes e nas palavras do autor do projeto: 

"Esse comportamento agressivo e deseducado é possível detectar preventivamente mediante exame psicológico"
(Senador Davi Alcolumbre citado por Gustavo Fonseca Colunista do UOL 16/08/2023 12h00)

O projeto segue para a Câmara dos Deputados e revela que estamos presenciando um momento de valorização da avaliação psicológica no trânsito, visto que reconhece que é possível identificar fatores psicológicos que poderiam comprometer a habilidade de alguém para conduzir um veículo de maneira segura. Para garantir a qualidade e a imparcialidade dessas avaliações, é fundamental que os peritos psicólogos sejam especialistas credenciados pelos órgãos do Estado.

A importância do credenciamento dos peritos psicólogos não pode ser subestimada. Ela assegura a qualidade e a neutralidade do processo de avaliação, protegendo tanto os indivíduos sendo avaliados quanto a sociedade como um todo. A imparcialidade é um pilar fundamental na avaliação psicológica pericial, e o reconhecimento pelos órgãos do Estado garante que as avaliações sejam conduzidas de maneira objetiva e confiável.

Além da avaliação psicológica, a atuação da Psicologia do Tráfego também se estende para a promoção de Políticas Públicas relacionadas à mobilidade humana. A acessibilidade afetiva, física e econômica aos espaços públicos é um direito inalienável de todas as cidadãs e cidadãos, e a Psicologia está comprometida com a transformação para um espaço público seguro e acessível a todos.

Neste Dia Nacional do Trânsito, reconhecemos e celebramos a contribuição da Psicologia do Tráfego para a construção de um ambiente viário mais seguro e inclusivo. Enquanto honramos o passado, também olhamos para o futuro com um compromisso renovado de promover a mobilidade humana, a segurança viária e a saúde pública por meio da expertise psicológica.

 

#ParaTodosVerem Card com imagem real de um homem negro de mãos dadas com uma menina criança e um jovem, ambos pessoas negras, andando pela Avenida Paulista. Eles estão em uma cena cotidiana em que parecem se locomover entre atividades diárias. Ao fundo, a lateral de um ônibus passa por eles. A margem inferior do card é coberta por grafismos em cinza a laranja. (fim da descrição).