Notícias


Setembro Verde, Setembro Azul e o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21/09)!


Publicado em: 21 de setembro de 2023

Setembro tem sido um mês de reflexão e conscientização, abrigando campanhas importantes e contínuas para o Conselho Regional de Psicologia de São Paulo. Entre elas, o "Setembro Verde", dedicado à inclusão da Pessoa com Deficiência e o "Setembro Azul", voltado à história e cultura da comunidade surda.

Ambas destacam a necessidade de respeitar, compreender e apoiar as diferenças individuais, e isso se alinha de maneira profunda com nossa função psicoeducativa e nosso compromisso social e ético como profissionais da Psicologia, estando representadas e representados pelo mote do XVII Plenário: "Diferenças que constroem, compromisso social e ético da Psicologia".

O "Setembro Verde" nos lembra da importância de considerar a perspectiva biopsicossocial na inclusão das Pessoas com Deficiência e a multiplicidade que abarca a diversidade. Profissionais da Psicologia, sobretudo Pessoas com Deficiência(s), desempenham um papel fundamental ao promover a aceitação, a equidade e a igualdade, ao mesmo tempo em que trabalham nas estratégias de desenvolvimento de habilidades para lidar com desafios das barreiras que as Pessoas com Deficiências vivenciam na interação com seus ambientes. O compromisso ético da Psicologia envolve a promoção da dignidade e dos direitos das Pessoas com Deficiência, bem como o apoio para que alcancem seu potencial máximo.

No "Setembro Azul", ao celebrar a história e a cultura da comunidade surda, é essencial reconhecer o papel da Psicologia como ciência e profissão, a fim de promover o resgate histórico e o bem-estar social e emocional da diversidade de identidades dentro desta comunidade. A Psicologia apoia e fortalece as conexões interpessoais em um mundo que muitas vezes não compreende plenamente as experiências das pessoas surdas e nem abarca sua diversidade. O compromisso da Psicologia reside em direcionar e orientar a categoria por um ambiente inclusivo e respeitoso, onde as diferenças culturais são valorizadas.

A frase "Diferenças que constroem, compromisso social e ético da Psicologia" enfatiza que a Psicologia não apenas se preocupa com a saúde mental individual, mas também com a construção de sociedades mais justas e inclusivas. Os profissionais de Psicologia têm a responsabilidade pela qualidade ética e técnica de oferecimento de seu trabalho e promover a igualdade de oportunidades para todas as pessoas, sob o princípio da equidade.

Em resumo, o "Setembro Verde" e o "Setembro Azul" são momentos valiosos para refletir sobre o compromisso da Psicologia com a promoção da inclusão social e a valorização das diferenças que contemplam a diversidade. Desempenham papel estratégico em criar um mundo mais empático, justo, igualitário e equitativo, onde as diversas experiências e perspectivas de cada pessoa são respeitadas e valorizadas como um elemento edificador fundamental na construção e evolução da sociedade.

Convidamos a categoria a ler a Nota Técnica de orientação sobre a atuação das psicólogas e dos psicólogos no atendimento de Pessoas com Deficiência e relembramos o documentário “Psicologia e a Luta de Pessoas com Deficiência: de Lígia Assumpção Amaral aos debates contemporâneos”, disponível em nosso canal no YouTube. Acesse também a pesquisa documental sobre a vida e obra de Lígia Assumpção Amaral, também produzida pela Comissão de História e Memória, material extra do filme.

Convidamos todas as pessoas a juntarem-se a esse movimento por uma sociedade mais inclusiva!

 

#ParaTodosVerem
Card quadrado, fundo em tons de verde e azul e ilustração de diversos rostos. Na lateral esquerda, símbolo da psicologia representado por LIBRAS, grafismos em verde, azul e branco. (fim da descrição).