Anuidades




O carnê para pagamento das anuidades é expedido pelo correio, na primeira quinzena de janeiro, para o endereço constante no cadastro do profissional. Caso não tenha recebido o carnê até o dia 20 de janeiro do ano corrente, o profissional deve informar o fato ao setor de Atendimento do CRP SP ou à subsede de sua região (pessoalmente, por telefone ou via e-mail), verificando se seus dados cadastrais estão corretos e atualizados, em particular o endereço para correspondência. Seja qual for o motivo do não recebimento, um novo boleto poderá ser enviado por e-mail ou emitido no site, retirado pessoalmente na sede do CRP SP ou na subsede. A anuidade vence sempre no dia 31 de março e pode ser parcelada em até cinco vezes em janeiro, fevereiro, março, abril e maio do ano corrente.

Taxa de inscrição

O valor da taxa será acrescido a anuidade com desconto à vista, ou no caso de parcelamento com a primeira parcela. O pagamento é efetuado em qualquer agência bancária até o vencimento, mediante boleto bancário retirado no ato da inscrição na Sede do CRP SP, ou via e-mail para inscrições protocoladas nas subsedes. 

Pagamento em atraso

Neste caso, o profissional torna-se inadimplente junto ao Conselho e sua dívida passa a acumular multas e juros referentes ao período em que perdurar o atraso. O profissional em atraso deve contatar o CRP SP por telefone no (11) 3065-9494, por e-mail (atendimento@crpsp.org.br) ou pessoalmente. Horário de atendimento: de segunda à sexta, das 9h às 18h. As negociações também podem ser feitas na Subsede mais próxima da sua região (consulte aqui endereços e telefones das Subsedes).

Pagamento com mais de dois anos de atraso (dívida ativa)

Após dois anos de atraso, o profissional tem seu caso encaminhado à dívida ativa, indo automaticamente para cobrança judicial. É, então, notificado sobre a sua situação. Por força de lei, nesta fase, o psicólogo poderá negociar sua situação junto ao CRP SP por meio da Coordenadoria Jurídica, por telefone (11) 3087-9494, ramais 481,482,483 e 486), e-mail (juridico@crpsp.org.br) ou pessoalmente. Horário de atendimento: de segunda à sexta, das 9h às 18h.