Notícias


16 de novembro - Dia Internacional da Tolerância


Publicado em: 16 de novembro de 2020

Hoje, 16 de novembro, comemora-se o Dia Internacional da Tolerância. Esta data foi estabelecida em 1995, quando a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) aprovou em sua Conferência Geral a Declaração de Princípios sobre a Tolerância. A declaração traz em seus artigos, além do significado atribuído ao termo “tolerância”, destaque para o papel do Estado na efetivação de manifestações destinadas a pregar a mensagem da tolerância entre as/os cidadã/ãos. O documento afirma que: 

A tolerância é o respeito, a aceitação e o apreço da riqueza e da diversidade das culturas de nosso mundo, de nossos modos de expressão e de nossas maneiras de exprimir nossa qualidade de seres humanos. É fomentada pelo conhecimento, a abertura de espírito, a comunicação e a liberdade de pensamento, de consciência e de crença. A tolerância é a harmonia na diferença. Não só é um dever de ordem ética; é igualmente uma necessidade política e jurídica. A tolerância é uma virtude que torna a paz possível e contribui para substituir uma cultura de guerra por uma cultura de paz.

Entretanto, ainda hoje, situações de intolerância são muito comuns. Segundo o relatório do Mapa do Ódio, apenas no ano de 2018 foram registrados 12.098 crimes de ódio no Brasil, motivados por preconceitos relacionados às raças e etnias, orientações sexuais, diferentes identidades e expressões de gênero, práticas religiosas e ao local de origem das pessoas. É preciso ainda considerar a subnotificação destes crimes, o que impede a identificação da sua real frequência e volume de ocorrência.

Com a chegada da pandemia de Covid-19, a população precisou ficar mais em casa e passou a utilizar com mais frequência as mídias digitais. Nestes espaços, as pessoas costumam expor suas opiniões, inclusive seus preconceitos e discursos de ódio. Por isso, hoje, mais do que nunca, é necessário dialogar sobre tolerância, e respeito às pluralidades, às diversas formas de existir.

Nesta importante data, precisamos reafirmar o compromisso da Psicologia que, enquanto ciência e profissão, deve ser pautada na defesa e promoção dos Direitos Humanos. Contribuindo para eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, de acordo com Código de Ética Profissional da/o Psicóloga/o, promovendo, para tanto, a tolerância.

Desta forma, o Conselho Regional de Psicologia de São Paulo, além de reiterar seu compromisso na luta pela tolerância e pelo fim das violências, convida a todas e todos a uma leitura atenta de algumas das publicações lançadas pelo Conselho nos últimos anos relacionadas ao tema.

Essas e outras publicações estão disponíveis no Repositório Digital Fúlvia Rosemberg, mantido pelo Centro de Documentação do CRP SP, que completa 10 anos de dedicação à preservação da História e da Memória da Psicologia no estado de São Paulo.

Folder: Nenhuma forma de violência vale a pena (2008)

Vídeo: Programa Diversidade 22 - Preconceito Racial Humilha, Humilhação Faz Sofrer (2002)

Livro: Laicidade, Religião, Direitos Humanos e Políticas Públicas (2016)

Caderno temático: Contra o genocídio da população negra: subsídios técnicos e teóricos para Psicologia (2014) 

Jornal Psi: 

Edição #185 - Campanha Estadual de Direitos Humanos: violência de estado ontem e hoje da exclusão ao extermínio (2015)

Edição #183 - Brincar pra Valer, Valer pra Brincar : ECA 25 anos (2015) 

Edição #158 - 60 anos da Declaração dos Direitos Humanos: Direitos Humanos um Compromisso dos Psicólogos (2008)

Edição #115/116 - Eu digo não! (1999)