Notícias


Atos em comemoração dos 60 anos de regulamentação da Psicologia são realizados em todo o estado de São Paulo


Publicado em: 28 de setembro de 2022

Em 2022, a Psicologia completa seis décadas de regulamentação no Brasil. Com a Lei n.º 4.119 de 27 de agosto de 1962, a profissão foi estabelecida assim como os cursos de formação na área. A data, no entanto, em vez de indicar uma prática científica e profissional já pronta e consolidada desde seus primórdios, revela os caminhos historicamente percorridos e a construção contínua de uma Psicologia pautada pelos Direitos Humanos e pela democracia. Em alusão a este momento de comemorações e de tomadas de posicionamento, foram realizados atos solenes nas cidades das subsedes do CRP SP, em diferentes localidades do estado.

Desde junho, as solenidades têm acontecido nas Câmaras Municipais dos territórios, como, por exemplo, nas cidades de Mauá, São José do Rio Preto, Campinas e São Bernardo do Campo, tendo sempre como referência o marco dos 60 anos de regulamentação. Na capital, foi realizado um Ato Solene na Assembleia Legislativa de São Paulo e uma Sessão Solene na Câmara Municipal.

Na Subsede Metropolitana, o Seminário Estadual 60 anos de Psicologia, realizado em 3 de setembro, contou com reflexões sobre a conjuntura social do país e da profissão, com amplo debate sobre questões raciais, luta antirracista, Políticas Públicas no âmbito de substâncias psicoativas, moradia e saúde mental. Confira nota de cobertura do evento ou acompanhe a transmissão, na íntegra, pelo canal do CRP SP no YouTube.

Em Mogi Mirim, psicólogas e psicólogos da Subsede Campinas puderam acompanhar a roda de conversa 60 anos da Psicologia: sua trajetória e seus compromissos com a sociedade na atualidade, realizada em agosto e que contextualizou historicamente a profissão, abordando suas diferentes áreas de atuação. Já no início de setembro, a subsede lançou a palestra A Psicologia na Atualidade: inserção nas Políticas Públicas e compromisso social para tratar das práticas profissionais contemporâneas. Em São José do Rio Preto, a comemoração foi feita por meio de ato solene, na Câmara de Vereadores, com direito a femenagem à psicóloga Telma Abrahão (CRP 06/41345).

Na trilha dos reconhecimentos, a Subsede Grande ABC, em evento na Câmara Municipal de Mauá, homenageou o psicólogo e coordenador do Núcleo da Criança e do Adolescente Edilson Bicudo (CRP 06/111631). Em paralelo, a subsede também participou do encontro Psicologia ABC 60 anos: interfaces entre ciência e profissão nas sete cidades, que reuniu diversas instituições de ensino da região, construindo diálogos com profissionais e estudantes sobre ética, valorização da Ciência e da Psicologia crítica. Em Santos, os 60 anos da regulamentação foram marcados por ato na Câmara de Vereadores, com homenagens póstumas aos psicólogos Plínio Alvarenga Neto e Luiz Celso Manço.

A Subsede Bauru comemorou os 60 anos da regulamentação na tribuna da Câmara Municipal do território, sendo representada pela psicóloga Marília Alves dos Santos (CRP 06/144416). Do mesmo modo, a Subsede Sorocaba, também na Câmara Municipal do território, femenageou as profissionais Carolina Gomes Duarte (CRP 06/86830), Elaine Roberta Silvestre Machado (CRP 06/56111), Elaine Cristina Dias de Almeida (CRP06/06/81767), Ione Aparecida Xavier (CRP 06/27445), Ivana do Carmo Souza (CRP 06/90362), Mônica da Silva Souza (CRP 05/26079), Rosália Maria Rodrigues de Campos (CRP 06/ 115332), Rosana Cathya Ragazzoni Mangini (CRP 06/31837) e Sonia Maria Machado de Oliveira Nukui (CRP 06/06/85667).

Além de todos esses eventos solenes, que reconhecem a importância da Ciência e profissão na luta pelos Direitos Humanos, ética e democracia, o CRP SP, por meio de sua Comissão de História e Memória (CHM) e Comissão de Comunicação (ComCom), junto a equipes técnicas e fontes da área, desenvolveu e lançou a série Caminhos da Psicologia no Brasil: 60 anos da profissão, do podcast Estação Psicologia, disponível on-line e gratuitamente em diversos serviços de streaming. Confira aqui o pôster temático da série.

#PraTodosVerem: Fotos registradas nos diversos eventos mencionados na matéria. A maioria das imagens é composta por várias pessoas, de diferentes gêneros, raças, idades, posando para as fotos, geralmente com sorriso no rosto. Os registros contemplam os eventos das seguintes subsedes: Baixada Santista e Vale do Ribeira, Campinas, Grande ABC, Metropolitana e São José do Rio Preto.